Como assistir e o que esperar do google i/o 2022

Como assistir e o que esperar do Google I/O 2022

Avatar of otávio queiroz
O evento anual de hardware e software da empresa será transmitido ao vivo e promete algumas boas novidades; veja o que esperar do Google I/O 2022

A nova edição anual da conferência de desenvolvedores do Google, o Google I/O 2022, está a poucas horas de começar. Marcado para ter o seu ponta-pé nesta quarta-feira (11), a partir das 14h, o evento segue até o dia 12 e tem transmissão virtual gratuita. Além do formato digital, ele também será presencial pela primeira vez nos últimos três anos, com a presença de um seleto grupo de pessoas no Shoreline Amphitheatre, em San Francisco, nos EUA.

O I/O é, resumidamente, um evento onde desenvolvedores de software se atualizam sobre as tecnologias mais recentes para melhorar o desenvolvimento de aplicativos e outros serviços para o ecossistema do Google. É também um dos principais eventos para novos anúncios da empresa. Mas o que esperar do Google I/O 2022? Quais novidades e surpresas podem surgir? E por onde assistir os principais anúncios da companhia para o ano de 2022? Nesta matéria, respondemos essas e outras perguntas. Confira!

Como assistir o Google I/O 2022?

Como assistir e o que esperar do google i/o 2022
O I/O 2022 terá transmissão através do site do evento e também no canal oficial do Google no YouTube (Reprodução/Internet)

O Google está começando a reabrir suas portas ao público durante os eventos. Após três anos sem a presença de pessoas, alguns convidados poderão assistir à apresentação no Shoreline Amphitheatre, em Mountain View, Califórnia. A palestra de abertura será do CEO da empresa, Sundar Pichai, e está marcada para acontecer a partir das 14h (horário de Brasília).

Para quem não teve a sorte de ser contemplado com um convite para a conferência, o Google irá disponibilizar a transmissão em tempo real através da página do Google I/O e também em seu canal oficial no YouTube. É possível já salvar a transmissão abaixo clicando em “Definir lembrete”.

Programação do Google I/O 2022

Dia 1 (11/05)

  • Discurso de abertura do Google I/O – 14h
  • Discurso de abertura do desenvolvedor
  • Novidades do Android
  • Novidades do Cloud
  • Novidades do Firebase
  • Novidades do Flutter
  • IA e aprendizado de máquina para desenvolvedores
  • Novidades da plataforma da web
  • Novidades de RA
  • Novidades do Chrome OS
  • Novidades do Google Home
  • Novidades do Google Play

Dia 2 (12/05)

O segundo dia é dedicado para sessões técnicas, com direito a workshops voltados para os desenvolvedores de softwares. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

O que esperar do Google I/O 2022?

Entre os principais rumores que rondam a web há meses, está o da chegada do primeiro wearable da companhia, o Pixel Watch, além de um modelo intermediário do Pixel 6. Há quem acredite que um novo modelo de fone de ouvido in-ear também seja anunciado pelo Google. Em termos de software, o Google deve anunciar novos recursos do Android 13, nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, previsto para ser lançado no final deste ano. Confira, a seguir, o que esperar do Google I/O 2022.

Android 13

Android 13
Android 13 deve ser um dos destaques durante o I/O 2022 (Reprodução/Internet)

Podemos garantir que o Android 13 será um dos destaques do Google I/O 2022. A primeira prévia do desenvolvedor veio em fevereiro e, mais recentemente, a versão beta do OS foi disponibilizada para instalação em smartphones da linha Pixel compatíveis. Até agora, essa versão beta não foi muito empolgante. Ele apresenta alguns pequenos ajustes na interface do usuário e opções extras de personalização para a linguagem de design Material You do Google, mas até agora não parece drasticamente diferente do Android 12.

É verdade que alguns recursos do Android 13 já são conhecidos, mas a expectativa é que tenhamos notícias mais sólidas acerca do software durante o Google I/O. Isso pode incluir novos recursos, uma data de lançamento e muito mais. É verdade também que em 2021 a sua aparição foi mais rápida, mas com o crescimento dos dispositivos dobráveis e tablets, poderemos ter muito mais o que comentar na edição deste ano. Além disso, rumores sugerem retoques visuais ao padrão Material You, mais opções de privacidade, controle de notificações mais refinado e importantes aprimoramentos em usabilidade para telas maiores.

Google Pixel 6a

Google pixel 6a
Google Pixel 6a pode ser revelado com tela AMOLED e processador Tensor (Reprodução/Internet)

O Google não costuma lançar seus smartphones da série Pixel A durante o Google I/O, mas um rumor recente afirma que veremos o novo telefone intermediário no evento deste ano. Quem diz isso é o popular leaker e YouTuber, Jon Prosser. Dito isto, ele também menciona que o aparelho não será lançado imediatamente. Em vez disso, ele estima que teremos o 6a chegando às prateleiras em julho.

Sendo um modelo menos potente e mais acessível da linha Pixel 6, informações não-oficiais afirmam ainda que ele embarcará um processador Google Tensor, tela AMOLED de 6,2″, 8 GB de RAM e suporte ao 5G. No conjunto de câmeras, três sensores estariam presentes na traseira do aparelho, enquanto mais uma na frontal seria apta para as selfies.

Pixel Fold

Pixel fold
Apesar de improvável, é possível que tenhamos notícias acerca do Pixel Fold durante o evento desta semana (Reprodução/Internet)

O Pixel Fold tem sido alvo de rumores há muito tempo. O fato de o Google estar construindo o Android 12L, especificamente voltado para telefones dobráveis ​​e dispositivos de tela grande, sugere que a empresa está levando os dispositivos dobráveis ​​a sério. Mas ninguém sabe ao certo se um Pixel Fold realmente aparecerá no I/O.

Dada a escassez de informações e o fato dos vazamentos existentes apontarem para um lançamento no final de 2022, é difícil que tenhamos novidades do Pixel Fold divulgadas no I/O 2022. Outros relatórios afirmam ainda que o dispositivo chegará em 2023 ou que foi cancelado por completo, portanto, não tenha esperanças.

Pixel Watch

Pixel watch
Rumores sugerem Pixel Wacth terá recursos básicos como contagem de passos e monitoramento de frequência cardíaca (Reprodução/Internet)

Falando sobre os próximos dispositivos, o Pixel Watch é outro produto com muitos rumores que esperamos ver no Google I/O este ano. Os sinais de sua chegada vêm surgindo há algum tempo, incluindo um registro de marca registrada e uma aparição no inventário de uma transportadora. Jon Prosser também afirma que o veremos no evento, além de prever o seu preço avaliado entre US$ 300 e US$ 400. Outros detalhes de rumores incluem que o relógio do Google pode vir em dois tamanhos e quatro cores diferentes.

Quanto ao que esperar do relógio, não há muito o que dizer ainda. Rumores sugerem que ele terá recursos básicos como contagem de passos e monitoramento de frequência cardíaca. Em relação ao design, o novo relógio do Google terá uma tela circular praticamente sem bordas. Se tem algo que não será surpresa para ninguém é o software que será utilizado no novo dispositivo. O Pixel Watch deve chegar ao mercado com o mais recente Wear OS 3, nova versão da plataforma desenvolvida em parceria com a Samsung e atualmente equipa o Galaxy Watch4.

Pixel Buds Pro

Pixel buds pro
Pixel Buds Pro deve vir com recursos importantes, como cancelamento de ruído ativo (Reprodução/Internet)

Esse boato é menos certo, mas um vazamento recente de Jon Prosser sugeriu que o Google está se preparando para lançar um novo fone de ouvido sem fio chamado Pixel Buds Pro. Não se sabe muito sobre seus recursos e especificações, mas o uso da palavra “Pro” no nome de um conjunto de fones de ouvido é normalmente usado para mostrar que eles suportam cancelamento de ruído ativo, dentre outros recursos mais premium.

Atualmente, o Google vende apenas um par de fones de ouvido sem fio, os Pixel Buds A-Series, que foi originalmente anunciado como uma contrapartida mais acessível aos Pixel Buds de segunda geração. Agora, podemos ter novos modelos chegando ao portfólio de wearables da companhia.

Nest Hub

Google nest hub
O próximo Nest Hub pode chegar com características bem diferentes, como uma tela destacável (Reprodução/Internet)

O Nest Hub (2ª geração) e o Nest Hub Max são ótimos dispositivos, mas o mercado de telas inteligentes precisa de um pouco mais. Neste sentido, alguns rumores indicam que o gigante das buscas está trabalhando em uma tela inteligente, sendo ela uma Nest Hub de nova geração e, aparentemente, vem com um recurso interessante: uma tela destacável.

Outros detalhes são escassos, mas este parece ser um híbrido que você poderá usar como assistente digital e também como um dispositivo de consumo de mídia e navegação ao se movimentar pela residência.

Google Stadia

Google stadia
Google Stadia tem poucas chances de aparecer durante o Google I/O 22, mas vale um lembrete por aqui (Reprodução/Internet)

O lançamento do Google Stadia foi uma bagunça, para dizer o mínimo. Depois da demissão em massa afetar o andamento do negócio, mal ouvimos um sussurro sobre o que o Google planeja fazer com toda a tecnologia de streaming que construiu. O Google I/O seria um bom momento para uma atualização. Por outro lado, é perfeitamente possível que o Google queira enterrar qualquer anúncio do Stadia se não tiver um plano concreto para a plataforma.

Android 12L, Wear OS e Android TV

Android tv
Além do Android, outros sistemas operacionais que podem ganhar os holofotes durante o I/O são o Android 12L, Wear OS e Android TV (Reprodução/Internet)

Além de novidades sobre o Android 13, o Android 12L, versão do sistema operacional mobile do Google voltada para celulares dobráveis, também pode ter novidades reveladas durante o I/O. Outros dois sistemas operacionais que podem virar notícia durante o evento são o Wear OS e o Android TV. A expectativa é que elas ganhem novas atualizações, incluindo recursos voltados para exercícios em casa, além de mais controles inteligentes e um serviço de videoconferência.

Veja também

Veja o que esperar também dos lançamentos da Apple durante a WWDC 2022, evento a ser realizado entre os dias 6 e 10 de junho, na Apple Park, Califórnia.

Fontes: The Verge, Wired, Gizmodo.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados