Conecte-se conosco
O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

CULTURA GEEK

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

De Scorpio a Windows 10 Fall Creators Update, o que devemos ter na E3 para animar esse morno ano do Xbox e da Microsoft?

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

O que esperar da Microsoft e do seu console Xbox para a E3 deste ano?

O Xbox One começou com o pé esquerdo de tantas limitações e seu estranho foco à  TV. Depois de muito conflito, Phil Spencer assumiu a liderança da divisão Xbox e a partir dele que os gamers sentiram-se novamente bem representados.

Desde então o Xbox One, apesar de aquém do PlayStation 4 em unidades, conseguiu ter alguns meses como o console mais vendido. Halo 5: Guardians, Quantum Break, Forza Horizon 3, Ryse: Son of Rome, Gears of War 4... Essa geração já teve bons exclusivos para a marca, mas 2017 não está sendo o melhor ano. Enquanto a Sony e a Nintendo já possuem um bom calendário para os próximos meses, só tivemos Halo Wars 2 de AAA exclusivo no Xbox, até agora. Fable Legends e Scalebound foram cancelados, o remake de Phantom Dust virou remasterização, a Microsoft precisa anunciar mais jogos!

É esperado que, como em todo ano, a Microsoft dê uma chuva de games inéditos na E3, o que servirá para acalmar os jogadores, ao mesmo tempo em que a euforia será provocada quando tivermos mais detalhes do Project Scorpio, novo console extremamente poderoso que será lançado no final de 2017. Além disso, deve surgir informações sobre VR, jogos no HoloLens, a central Xbox em realidade mista e o Windows 10 Fall Creators Update. A Microsoft tem que mostrar como 2017 será um grande ano para a marca Xbox e a E3 é a oportunidade perfeita.

Project Scorpio

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Project Scorpio foi anunciado na E3 2016 como console mais poderoso já feito

Foi uma grande surpresa quando a Microsoft abriu a sua apresentação para E3 2016 já com dois novos consoles: Xbox One S e Project Scorpio. Com tantos poucos detalhes dados sobre o último ficou claro que a revelação foi prematura para frear a Sony e seu PS4 Pro. Meses depois o que não falta na internet são boatos soltos do novo console que será lançado no final desse ano.

O Scorpio mantém a arquitetura Jaguar (AMD) que o Xbox One e PlayStation 4 possuem, mas com implementações para melhor desempenho, e possui os mesmos 8 núcleos na CPU através de 2,3GHz (XBO: 1,75 GHz e PS4 Pro: 2,1 GHz). A GPU pode operar 6 TFLOPS (trilhões de operações em ponto-flutuante por segundo), sendo 4x mais que os 1,3 TFLOPS do XBO e acima dos 4,2 TFLOPS do PS4 Pro; são 40 unidades de computação a 1.172 MHz (o XBO tem 12 unidades a 853 MHz). Ainda há uma versão melhorada do DirectX 12 que vai melhorar o uso de recursos da GPU e CPU, dados oficiais confirmar cerca de 50% de ganho de eficiência. A Microsoft finalmente largou a eSRAM tão rejeitada no Xbox One para adotar uma GDDR5 de 12 GB de memória (tanto XBO quanto o PS4 Pro possuem somente 8 GB, sendo 5 GB para jogos), elas serão divididas em 8 GB para jogos e 4GB para renderização gráfica em 4K nativo. Tanta potência utiliza o Método Hovis para dar o máximo de potência com o mínimo de energia, um ventilador centrífugo diferente e câmara de vapor para resfriamento liquido avançado; toda essa arquitetura é inédita em um console para evitar superaquecimento.

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Forza 6 foi portado para o Scorpio em dois dias e atingiu 4K a 60 FPS

Sim, é uma máquina monstruosa e bem dinâmica para trabalhar. Segundo a Microsoft, a Turn Studios 10 só precisou de dois dias para portar a engine do Forza Motorsport 6 para o Scorpio. Sem nenhuma otimização, o jogo rodou em 4K a 60 FPS. Como o Scorpio é baseado no Xbox One, toda sua biblioteca vai ser compatível com o novo hardware e apresentará gameplay aprimorado. Jogos que precisaram rodar em 900p no One talvez recebam atualização para suportar 4K. É uma ótima volta por cima, não é mesmo?

Não é nenhuma surpresa saber pelo Phil Spencer que o Project Scorpio será o grande destaque da E3. O chefe do Xbox já comentou que títulos first-party serão vitais para o novo console, ou seja, teremos muitos jogos sendo revelados. A ideia é de que todos sejam jogáveis no One e apresentem a melhor forma no Scorpio. Aliás, devemos receber um nome definitivo para abandonar Project Scorpio, design do produto final e preço também, pois depois da E3 só faltará seis meses para o lançamento. Já queremos poupar dinheiro!

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Project Scorpio tem suporte a AR, VR, 4K e HDR

Phil Spencer já comentou que o Project Scorpio deve acabar com gerações de console, mas nada ainda foi muito explicado sobre esse pensamento, ele coloca o novo produto como o “lugar definitivo para que desenvolvedores exporem suas visões”. O console suporta 4K, HDR, AR e VR e sua ideia é oferecer o que os novos PC gamers já oferecem, mas sem precisar gastar 1500 dólares, o especulado é que beire a 500 dólares.

Crackdown 3

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

As estruturas de Crackdown 3 são totalmente destrutíveis

Revelado na E3 2014, Crackdown 3 é o título que irá usar o poder da nuvem para elevar a outro nível a experiência do Xbox One, porém anos se passaram e após vários atrasos, em 2016 foi anunciado que o jogo finalmente será lançado em 2017 para Xbox One e Windows 10. Crackdown é uma franquia praticamente desconhecida no Brasil, mas é fruto do trabalho de David Jones, criador de nada menos que Grand Theft Auto (GTA). Crackdown 3 se passará em uma caótica cidade futurista, repleta de gangues e imperadores do crime em que você terá que fazer justiça por qualquer meio que seja necessário.

Um dos destaques do jogo é que cada elemento da cidade é fí­sico. Por exemplo, se você atirar em uma parede, todas as balas irão destruir ela, cada camada irá cair até que um completo buraco seja feito. Não nos limitemos a destruir míseras paredes quando podemos até acabar com enormes prédios! Seus tiros farão com que grandes pedaços de concretos despenquem, que lâmpadas LEDs sejam queimadas uma por uma e que uma ponte que liga um edifício a outro vá ao chão.

David Jones diz que tudo em Crackdown 3 é fí­sico, nenhuma destruição é de mentira como em outros jogos, mas vamos combinar que destruir uma ponte em menos de 10 tiros já é bem exagerado. De qualquer jeito, estamos ansiosos para jogar e aproveitar essa “pseudo-fidelidade”fí­sica. Com certeza devemos ter a amostra da versão final de Crackdown 3 na E3 2017, pois última vez que houve um gameplay público foi de um pré alfa na Gamescom 2015.

Sea of Thieves

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Junte-se a seus amigos e sejam piratas em Sea of Thieves

A Rare está voltando! A Microsoft finalmente deu a chance da Rare fazer um projeto autêntico depois que ela desenvolveu o mal recebido Kinect Sports Rivals e o nostálgico Rare Replay, coletânea que celebra seus 30 anos com 30 jogos.

O anúncio de Sea of Thieves foi muito bem comemorado e pelo que parece esse será um game multiplayer de grande potencial de sucesso. Você e seus amigos serão piratas, terão o próprio navio e vão caçar tesouros, descobrir ilhas de todos os tipos e travar duras batalhas contra outros piratas ou criaturas.

O gameplay de Sea of Thieves é fluido, de visual envolvente e jogabilidade bastante livre, o que permite inclusive que vossos piratas passem a viagem tocando música. O jogo será lançado para Xbox One e Windows 10, ainda sem data certa, mas de fato ele aparecerá na E3.

Cuphead

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Cuphead é a aventura de dois “cabeças de copo” que perderam uma aposta com o Demônio

Entre os títulos do [email protected] anunciados na E3 2014, Cuphead do Studio MDHR roubou a cena e chamou tanta atenção quanto alguns AAAs. O jogo tem visual das animações de 1930, esbanja muita nostalgia e ação. Quem já experimentou diz que suas fases são insanas, desafiadoras e empolgantes. Afinal, quem não fica animado em lutar contra flores mal-encaradas, porcos piratas e sapos lutadores de boxe? Cuphead está sendo o responsável em trazer de volta a sensação que tínhamos com games antigos. São tantos anos em desenvolvimento, esperamos que não nos decepcione. Sabemos que ele estará disponível no meio desse ano para Xbox One, Windows 10 e Steam.

Windows 10 Fall Creators Update

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Objetivos do Fall Creators Update

Agora que o Windows 10 Creators Update já está liberado para todo mundo, a Microsoft compromete-se novamente com o ciclo de atualização a cada 6 meses e anuncia o Windows 10 Fall Creators Update que chegará para todos seus atuais dispositivos, incluindo o Xbox One.

A revelação ocorreu na Build 2017, evento anual da Microsoft para desenvolvedores, e não foi comentado muito sobre o Xbox One. Uma das novidades é o Pick Up From Where You Left (“Continue de onde você parou”, em português), sua função é bem entendível a partir do nome. Uma das suas possibilidades é começar a ler uma notícia no Microsoft Edge, minimizar o navegador, ir para outro dispositivo e a Cortana avisar que você pode continuar a ler aquela mesma notícia. Imagine que no futuro você pode cansar os braços vendo Orange is the New Black no celular, bloquear ele, ligar o Xbox One e a Cortana já perguntar se você quer continuar o episódio de onde parou.

O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Xbox One também receberá o Visual Fluent Design

Um dos maiores destaques com certeza é o Visual Fluent Design, ele será o responsável por nos afastar ainda mais do design do Windows 8. A nova proposta visual vai abusar de transparência. A Microsoft fala que ele é baseado em 5 elementos: luz, profundidade, movimento, material e escala. Com isso ela espera que os aplicativos da Windows Store se desprendam mais de um padrão e passem a esbanjar mais criatividade. Em um curto vídeo dá para notar rapidamente um momento mostrando o protótipo do novo menu rápido que será exibido ao apertar o botão Xbox.

Como as novidades para o Xbox são mais distantes do Windows tradicional, devemos saber as novidades e alterações que devem chegar por parte da própria equipe de videogames, o que bem pode ocorrer na E3.

É a sua vez, Microsoft!O que esperar da Microsoft e Xbox na E3 2017

Esse ano de 2017 não está sendo muito animado para quem tem um Xbox, mas a E3 é onde a Microsoft pode mudar o cenário e mostrar como ainda há muito para aproveitar em sua plataforma. Está sendo especulado até mesmo que os direitos do cancelado Scalebound tenham voltado à  Microsoft e que ela entregue o trabalho a outra desenvolvedora mais próxima. Sabemos que vamos conferir também muita coisa de terceiros, como a EA e detalhes sobre a famosa realidade virtual, que a Microsoft ainda não tocou diretamente no assunto. Mas uma coisa é certa, será uma grande E3.

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir