O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 8
Com a chegada breve do iOS 12, listamos algumas das melhorias que seriam bem vindas para os usuários da Apple na nova versão do sistema operacional

A WWDC, conferência realizada pela Apple anualmente para anunciar as novidades da empresa, está cada vez mais próxima. Isso significa que certamente iremos conhecer a mais nova versão do seu sistema operacional, o iOS 12. Mas afinal, o que esperar?

De acordo com os relatórios já divulgados na mídia, o iOS 12 chegará como uma atualização de reparos e aprimoramentos. Com isso, o sensato é não esperar por novos recursos ou grandes novidades em relação a ideias diferentes. A atualização chegará consertando alguns bugs deixados pela versão recente e melhorando o funcionamento geral dos dispositivos.

Porém, ainda com as expectativas para novidades baixas, existem alguns pontos nos quais os usuários da Apple esperam ver melhorias com o iOS 12.

Melhorias no sistema

 

O iOS 11 ainda contém alguns bugs que ainda incomodam muitos usuários. Por exemplo, aplicativos que flutuam nos cantos da tela. Ou notificações que muitas vezes não aparecem. Ou o corretor que ainda funciona de forma um tanto esquisita algumas vezes. O modo “Não perturbe ao dirigir” que é ativado quando o usuário não está dirigindo.

Por isso, espera-se que o iOS 12 chegue com melhorias significativas nesse sentido. Principalmente corrigindo bugs que as vezes podem se tornar mais do que apenas incômodos.

Uma experiência melhor com a falta do Home Button

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 9

Segundo rumores, a partir desse ano a Apple irá focar o novo design do iPhone X para todos os aparelhos da sua linha. Isso significa dar adeus de uma vez por todas ao Home Button. Mas para isso, os usuários ainda esperam que a experiência com o aparelho na falta desse botão seja um pouco menos complicada.

Muitos ainda não conseguiram se adaptar direito a forma de acessar a central de controle através do canto da tela. Outros não acham viável o fato da barra de informações omitir algumas que consideram importantes. Ou ainda sentem dificuldades com o uso dos botões laterais para desligar e resetar o aparelho.

Por isso espera-se que o iOS 12 traga algumas mudanças na experiência geral. Principalmente tendo em vista os novos aparelhos e o iPhone X nesse caso.

Melhorar a Siri

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 10

Embora a assistente pessoal da Apple já tenha passado por melhorias consideráveis, ela parece começar a ficar para trás. Quando comparada a concorrentes como o Google Assistente ou a Alexa da Amazon, a Siri ainda fica devendo em alguns aspectos essenciais.

As conversas com a assistente podem se tornar um pouco mais contextualizadas, evitando assim que ela perca o foco da questão principal. Ou até mesmo ganhar um foco maior na interação com outros aplicativos, principalmente para que a Siri possa garantir acesso a algumas sub funções.

Melhorar a Central de Controle também

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 11

Outro ponto que precisa ser focado na nova atualização é, sem dúvidas, a central de controle do iOS. Mesmo com as melhorias já oferecidas, os usuários ainda esperam ter um controle melhor sobre algumas funções do smartphone através do painel. Por exemplo, escolher a rede Wi-fi a qual deseja se conectar, ou o aparelho Bluetooth.

O iOS 12 pode chegar com configurações que permitem um controle mais amplo. Ou até mesmo mais espaço para atalhos de aplicativos na central.

Trazer recurso de troca de aplicativos do iPhone X para todos os iPhones

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 12

Uma melhoria que certamente ajudaria a experiência de quem não tem um iPhone X seria ter acesso a um dos recursos mais apreciados do novo aparelho da Apple. O gesto de deslizar para navegar entre os aplicativos poderia ser também levado para os outros iPhones. Assim, a maioria dos usuários da empresa poderia apreciar uma mudança bem vinda.

Otimização no gerenciamento da bateria

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 13

Embora com as novas atualizações o desempenho das baterias nos aparelhos da Apple tenha melhorado bastante, novas otimizações sempre são bem vindas. Uma ferramenta de melhoria nesse aspecto já está em fase beta de testes. Isso pode significar que o iOS 12 trará novidades ainda mais poderosas do que as já vistas no iOS 11 em matéria de gerenciamento de energia.

Modo para vários usuários e conta para crianças

Ainda que não seja muito comum compartilhar iPhones com outras pessoas, quando o assunto é iPad isso a história é diferente. Alguns usuários agradeceriam se o iOS 12 facilitasse o compartilhamento de contas e de uso do aparelho. Principalmente em relação a crianças, onde alguns recursos estariam bloqueados e o acesso mais simplificado.

Trazer recursos de IA para o aplicativo de câmera

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 14

A Apple deu um grande salto no ano passado em relação a seus recursos de realidade aumentada. Porém, ainda há mais o que se fazer. Além do escaneamento de código QR, a empresa poderia muito bem adicionar alguns modos compatíveis com Inteligência Artificial e Realidade Aumentada no aplicativo de câmera.

Opção de refazer a tentativa no Face ID

O que esperar para o iOS 12 na WWDC 2018 15

Atualmente quando o Face ID falha e o iPhone não reconhece o rosto do usuário, ele não exibe qualquer mensagem sobre o motivo do erro. Também ainda não há uma forma fácil de simplesmente tentar refazer o escaneamento, como acontece nos concorrentes como Galaxy S9. Uma melhoria no sentido de facilitar esse tipo de interação será bem vinda.

Repensar o 3D Touch

Ainda que a tecnologia de 3D Touch tenha sido interessante, a experiência real com o recurso não vem agradando muitos usuários. Muitas vezes a diferença de pressão entre segurar ou tocar-e-segurar se torna um pouco confusa. Além disso, o recurso acaba não sendo tão utilizado quanto deveria na teoria. O iOS 12 poderia chegar com melhoras nesse sentido ou até mesmo repensar seu uso.

Mais controle sobre as notificações

Uma outra melhoria bem vinda seria trazer um controle maior e melhor sobre como as notificações surgem no iPhone. Facilitar a forma com que se possa organizá-las ou até mesmo oferecer outras opções ajudaria a melhorar a experiência com o sistema operacional.

E você, o que acha dessas sugestões? O que você mudaria no iOS se pudesse escolher? Comente e fique ligado no Showmetech para saber tudo sobre a conferência anual da Apple que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho de 2018.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box