Conecte-se conosco
O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk e outras personalidades

Aplicativos

O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Neste artigo vamos analisar grandes personalidades históricas com o sistema de inteligência artificial da IBM, o IBM Watson. Confira!

IBM Watson, sistema de inteligência artificial da gigante americana IBM, possui uma ferramenta de análise de personalidade muito interessante. Trata-se do Personality Insights. O algoritmo apresenta uma descrição comportamental e pessoal detalhada com base em um trecho de texto de no mínimo 100 palavras de autoria da pessoa a ser analisada.

Esse sistema foi bem explicado nesse artigo aqui no Showmetech. Você pode usar o sistema da IBM para conhecer a sua própria personalidade e também a de outras pessoas de forma fácil e com resultados detalhados. Inclusive, como é baseado em um excerto textual, podemos avaliar a personalidade de personagens históricos famosos. Um experimento certamente bem interessante. O que será que o Watson tem a dizer sobre pessoas como Mahatma Gandhi, Elon Musk, Hitler e outros mais? Vamos descobrir?

Análise e personagens escolhidos

O sistema exige um mínimo de 100 palavras da pessoa a ser testada. Como foi desenvolvido em inglês, é nesse idioma que o IBM Watson funciona melhor. O mecanismo de funcionamento, basicamente, é comparar o texto com milhares de outros por toda a internet, incluindo trechos de notícias, mensagens e até tweets. Ao final, ele fornece um mapa com várias características. Para saber mais detalhes, leia o texto indicado na introdução.

O Personality Insights exibe uma série de informações sobre o que foi extraído do excerto textual. As principais delas são as necessidades(aquilo que é importante para você),  os seus valores pessoais e, principalmente, os cinco traços mais preponderantes da personalidade analisada.

Cada um desses cinco traços estão subdivididos em outras características. No nosso experimento, vamos avaliar seis grandes personalidades e a apresentar a descrição geral dada pelo Watson. Nossos testes serão com:

  • Gandhi;
  • Hitler;
  • Elon Musk;
  • Voltaire;
  • Frida Kahlo;
  • Immanuel Kant;

Repare que são pessoas de épocas diferentes e de características muito diferentes. Gandhi foi uma grande personalidade política e espiritual. Hitler foi militarista e faz parte de um período nefasto da história. Elon Musk é um empreendedor e visionário. Voltaire um filósofo iluminista extremamente crítico e de humor ácido. Frida Kalho é artista e pintora à frente de seu tempo e intensa. Por fim, Kant também é filósofo, mas conhecido por ser extremamente metódico e regulado.

Vamos começar?

Portrait Gandhi 666x1000 - O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Gandhi pelo IBM Watson.

Watson x Mahatma Gandhi

Nossa primeira análise será do indiano mais importante do século 20. Vamos usar o início (primeiras 170 palavras) de um famoso discurso dado no Kingsley Hall de Londres, em 1931. O discurso completo pode ser visto aqui. De acordo com o Watson, Gandhi é:

  • Filosófico: Aberto para novas e intrigantes ideias e ama explorá-las;
  • Independente: Tem uma grande vontade de ter tempo para si mesmo;
  • Empático: Sente o que os outros sentem e se enternece por eles;
  • Não está preocupado com prazeres pessoais ou com sucesso.
  • Prefere atividades com um propósito maior do que apenas o divertimento próprio;
  • Toma decisões com poucas preocupações em mostrar o seu talento para os outros e sem esperar nada em troca;

Características como altruísmo e simpatia atingiram a pontuação máxima. Outras como auto-disciplina tiveram pontuação muito baixa. Em geral, as características apresentadas pelo Watson batem exatamente com a imagem de Gandhi que conhecemos, de uma pessoa que prega a paz, a busca interior e a harmonia.

Bundesarchiv Bild 183 S33882 Adolf Hitler retouched - O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Adolf Hitler analisado pelo Watson. Créditos: Bundesarchiv, Bild 183-S33882 / CC-BY-SA 3.0, CC BY-SA 3.0 de, Wikicommons

Watson x Adolf Hitler

Mudando da água para o vinho, vamos de Gandhi para Hitler. Vamos usar um discurso de 1933, mesmo ano em que chegou ao poder. O discurso completo está disponível aqui. Para o teste, vamos usar as primeiras 300 palavras. De acordo com o IBM Watson, Hitler é: Perspicaz, crítico e particular. As características que ele usou para descrevê-lo foram:

  • Solene: Sempre muito sério e não faz muitas piadas;
  • Desafia autoridades: Prefere desafiar outras autoridades e valores tradicionais para trazer mudanças positivas;
  • Filosófico: Aberto para novas e interessantes ideias;
  • Prefere atividades com propósitos maiores e além do divertimento pessoal e se preocupa mais em fazer seu próprio caminho do que seguir os outros;

As características descritas estão em grande parte de acordo com a imagem e personalidade conhecida do antigo líder nazista. Alguns outros traços, porém, são um pouco intrigantes. O Watson diz que Hitler é 98% simpático e 80% altruísta. Esses pontos causam estranheza tendo em vista o que é conhecido de suas ações. A menção a “mudanças positivas” também gera algum desconforto, seria legal se o sistema tivesse um pouco mais de precisão nesse ponto.

Elon Musk 2015 681x1000 - O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Elon Musk, fundador da Paypal, da SpaceX e da Tesla Motors, é analisado pelo pelo IBM Watson

Watson x Elon Musk

De Elon Musk, vamos usar um discurso dado no 67º International Astronautical Congress in Guadalajara, México. A fala é sobre suas ideias de colonizar Marte e exploração espacial (veja a apresentação completa aqui). De acordo com o Watson, Elon Musk é:

  • Dirigido internamente e perspicaz;
  • Filosófico: A berto a novas e intrigantes e ideias e adora explorá-las;
  • Temperamento estável: É preciso muita coisa para tirar Musk do sério;
  • Desafiador de autoridades: Prefere fazer o próprio caminho do que seguir outras pessoas;
  • Está mais preocupado com atividades que levem a uma conquista maior e menos com prazer pessoal;

Desafiador de autoridades e ter um propósito maior são grandes características de empreendedores em geral. A curiosidade foi a necessidade mais marcante da personalidade de Musk. Outros traços como abertura para novas ideias e imaginação também são alcançaram pontuações muito elevadas. As principais características estão de acordo com o perfil empreendedor e visionário de Musk, seu lado mais conhecido do grande público.

VOltaire - O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Voltaire pelo IBM Watson. Créditos: Atelier de Nicolas de Largillière, portrait de Voltaire

Watson x Voltaire

François Marie Arouet era o nome verdadeiro de Voltaire. Tendo vivido entre  1694-1778, ele participou de um período de efervescência de ideias e contestações. Para a nossa análise, escolhemos um trecho do capítulo 1 de “Candido Ou O Otimismo”, um de seus livros mais famosos. Inclusive, o livro faz parte do domínio público e pode ser acessado gratuitamente aqui. O IBM Watson apresentou o seguinte resultado:

  • Emotivo, Crítico e Cético;
  • Empático: Sente o que outras pessoas sentem e se enternece por elas;
  • Consistente: Prefere não desviar da rotina cotidiana;
  • Independente: Tem uma grande vontade de ter tempo para si mesmo;
  • É relativamente despreocupado em atingir o sucesso na vida e toma suas decisões sem se preocupar em como elas mostram o seu talento;
  • Prefere atividades com um propósito maior do que o divertimento pessoal puro e simples;

Essa descrição também é compatível com o que se sabe do filósofo francês. Suas obras são extremamente críticas e ele era uma pessoa cética, defensor da liberdade de pensamento e de religião. Independência e seguir um propósito maior também estão alinhados com as ideias de um bom pensador iluminista. Apenas a característica de extroversão causa alguma dúvida. É sabido que Voltaire frequentava os principais salões da nobreza francesa e tinha uma intensa vida social. O Watson, no entanto, nos diz que esse é um traço pouco importante de sua personalidade.

Kant - O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Immanuel Kant analisado pelo Watson

Watson x Immanuel Kant

Kant também é filósofo. Apesar de sociável, era conhecido como alguém extremamente regulado e metódico. Para nossa análise, usamos os dois primeiros parágrafos do famoso texto “Resposta à pergunta: O que é Iluminismo“(veja aqui). Segundo o Watson, o pensador prussiano era:

  • Introvertido, cético e um tanto insensível;
  • Filosófico: Aberto a novas ideias e pensamentos;
  • Independente: Gosta de ter tempo para si;
  • Solene: Fala de forma séria e faz poucas piadas;
  • É despreocupado com prazeres pessoais e tradições;
  • Prefere atividades com um propósito maior;
  • Prefere trilhar o próprio caminho do que seguir outras pessoas e ideias;

Ser independente, cético e aberto a novas ideias se repete aqui, tal como apareceu em Voltaire. De fato, são características comuns em muitos filósofos. Curiosamente, a característica de consistente(não desvia da rotina cotidiana), era bem esperada para Kant, mas não apareceu. Outra característica que chamou a atenção foi a auto-disciplina, que recebeu uma pontuação mais baixa do que esperaríamos para uma pessoa tão metódica e regulada.

Frida Kahlo by Guillermo Kahlo 667x1000 - O que o IBM Watson tem a dizer sobre Gandhi, Hitler, Elon Musk, Frida e outras personalidades

Frida Kahlo analisada pelo IBM Watson. Créditos: Guillermo Kahlo

Watson x Frida Kahlo

Por fim, nosso último texto é com uma artista. Usamos uma carta que Frida Kahlo enviou para seu ex-marido. Os trechos podem ser encontrados nessa referência. Frida teve uma vida atribulada, marcada por eventos difíceis no plano pessoal e pela intensa produção artística. Suas obras tinham um foco muito grande na questão da identidade, tendo ela pintado muitos auto-retratos, como o seu icônico “Auto-retrato com cabelo cortado”, exibido no MoMa. A descrição do Watson, mais uma vez, é bem interessante. Segundo ele, Frida Kahlo é:

  • Cordial e possui sentimentos sinceros;
  • Apreciadora da arte: Aprecia a beleza e busca experiências criativas;
  • Ciente de suas emoções: Segundo o Watson, Frida tem consciência do que se sente sobre como expressas esses sentimentos e emoções;
  • Empática: Sente o que outras pessoas sentem e se enternece por elas;
  • Acredita que é importante tomar conta das pessoas e não se importa muito com tradições;
  • Prefere trilhar seu próprio caminho do que seguir algo que já está pronto;

A descrição geral nos parece muito alinhada com o perfil artístico de Frida. O Watson identificou que ela é uma artista e até mesmo um traço de suas obras, ao dizer que ela é ciente de suas emoções. Realmente, muitos de seus trabalhos são centrados na questão da identidade e de seus próprios sentimentos e vivências.

Conclusão

Apesar de um ou outro traço questionável, o Watson deu descrições que se encaixam muito bem no que é conhecido das pessoas analisadas. Certamente com mais trechos textuais (de preferência maiores) o algoritmo refina ainda mais as suas conclusões.

Considerando que o único input que demos para o sistema da IBM foram pequenos excertos de obras e discursos, o Watson tem um ótimo nível de acerto! Além do Personality Insigths, o sistema também possui outras variações, como o Watson Heath, e de acordo com nossos testes, é um sistema de inteligência artificial com ótimas habilidades.

Quem são as pessoas que você mais admira? Faça o teste você mesmo e descubra mais sobre a personalidade delas e também sobre você mesmo!

Acesse a plataforma aqui. Não deixe de ler o review do Showmetech sobre o Personality Insights.

Continue lendo
Advertisement

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários
Subir