Início » MOBILE » Android » Estaria a Nokia ensaiando um retorno com o Android?
Android Aplicativos Geral MOBILE Nokia

Estaria a Nokia ensaiando um retorno com o Android?

nokia win8 tablet - Estaria a Nokia ensaiando um retorno com o Android?
Desde sua fundação em 1865, a empresa se reinventou diversas vezes, passando de uma fábrica de papéis à gigante das telecomunicações. E agora? Qual será o futuro da Nokia?

2014 11 18 10 44 12 720x403 - Estaria a Nokia ensaiando um retorno com o Android?

Nós brasileiros, especialmente aqueles com mais de 30 anos de idade, já convivemos com os aparelhos da Nokia por grande parte da nossa história com a telefonia móvel pessoal.

Para quem não se lembra, a companhia localizada na Finlândia reinou no mercado brasileiro até a chegada dos aparelhos Android e dos Iphones. Mas, numa série de decisões infelizes, optou por concorrer com um sistema operacional móvel próprio – que não decolou – e, reconhecendo a derrota, vendeu a divisão de dispositivos móveis para a Microsoft.

Depois de vários anos perdendo mercado e sendo ultrapassados por vários competidores, a Nokia começou a se aventurar pele mundo Android. A primeira pista foi o desenvolvimento, em junho deste ano, de um launcher – aplicativo que gerencia telas e widgets – para o sistema do Google, chamado de Z Launcher.

Mas, devido à venda da divisão mobile para Microsoft, a companhia ficaria por algum tempo impossibilitada de lançar smartphones. Essa limitação perdurará até meados de 2016, o que não impediu que a Nokia anunciasse sua maior surpresa deste ano: um tablet Android.

Na semana passada, a Nokia lançou o N1, primeiro tablet da companhia com sistema Android, em sua última versão (5.0 ou Lollipop). Ele não vem de fábrica com os aplicativos do Google – você precisa instalá-los, se quiser – já que a empresa optou por incluir apenas os serviços oferecidos pela Microsoft, mas é um gadget com especificações de hardware o colocam no panteão dos melhores tablets disponíveis no mercado.

nokia win8 tablet 720x446 - Estaria a Nokia ensaiando um retorno com o Android?

nokia n1 tablet inside 720x396 - Estaria a Nokia ensaiando um retorno com o Android?

O N1 tem uma tela de 7.9 polegadas, display de 2048×1536 pixels, processador quad-core Intel Atom Z3580 de 64-bit com 2.3GHz, 2GB de memória RAM, 32GB de memória interna, câmera de 8MP na traseira e câmera frontal de 5MP. O preço sugerido lá fora é bom, algo em torno de U$250, mostrando que a companhia realmente quer voltar ao jogo. Para saber mais, visite o post com as especificações completas do Nokia N1 tablet.

Isso é uma clara evidência de que a empresa, ao contrário do que faz pensar a Microsoft, não quer ser esquecida. Desde sua fundação em 1865, a empresa se reinventou diversas vezes, passando de uma fábrica de papéis para o ramo de botas de borracha, armários de madeira, cabos elétricos e, para finalmente, tornar-se a a líder mundial de fabricação de telefones em 2007.

Hoje, seus dias não são os mais gloriosos. Mas, fãs da marca torcem para que as notícias esparsas que afloram na internet e o anúncio de novos produtos indique um possível retorno.

Outras novidades ficarão para os próximos capítulos dessa história quase 150 anos…

E você? Gosta da Nokia? O que espera da empresa no futuro?

Comentários do Facebook

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

Você gosta do nosso trabalho? Então, que tal curtir a gente? ;)

Compartilhe com um amigo