Conecte-se conosco
Rio 2016 Imagem Conceitual

Notícias

Olimpíadas Rio 2016 terão transmissões em 8K e Realidade Virtual

O Serviço de Transmissões Olímpicas, responsável pela transmissão dos jogos, anunciou que vai transmitir 130 horas de conteúdo em 8K (resolução de 7680 x 4320) do evento, com 22.2 canais de som surround. Haverá também o suporte para dispositivos de realidade virtual (VR) como o Gear VR da Samsung.

rio2016 imagemconceitualdoparqueolimpico 720x383 - Olimpíadas Rio 2016 terão transmissões em 8K e Realidade Virtual

As Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 não serão apenas um show do triunfo humano sobre seus próprios limites físicos, como também servirão como marco histórico para a qualidade das transmissões.

O Serviço de Transmissões Olímpicas (Olympics Broadcasting Services – OBS, em inglês), órgão responsável pela transmissão dos jogos, anunciou que vai transmitir 130 horas de conteúdo em 8K (resolução de 7680 x 4320) do evento, com 22.2 canais de som surround. Acha muito? Então saiba que haverá também o suporte para visualização deste conteúdo por óculos de realidade virtual (VR) como o Gear VR da Samsung.

A titulo de comparação, muita gente no Brasil ainda está conhecendo a tecnologia 4K (com 3840×2160 pixels de resolução), através das smart TVs mais modernas, mas a maioria do conteúdo produzido no país ainda é em qualidade Full HD (1920×1080 pixels de resolução).

Embora mais de 220 países serão beneficiados com mais de 7 mil horas de transmissões padrões (em resolução Full HD / 1080p com som surround 5.1), apenas os residentes do Japão receberão as transmissões em resolução 8K Super Hi-VisionO país é o único lugar do planeta, até o momento, onde já existem modelos de Smart TVs à venda que suportam essa resolução, fabricados pela Sharp.

sharp 85 8k tv - Olimpíadas Rio 2016 terão transmissões em 8K e Realidade Virtual

As transmissões em 8K para o Japão incluirão as cerimônias de abertura e encerramento, e as competições de natação, judô, atletismo, basquete e futebol.

O objetivo dessa transmissão apenas para o Japão não tem o intuito apenas de ostentar. O país pretende realizar essa transmissão do evento no Brasil, em caráter de testes, pois pretende utilizar a tecnologia nas olimpíadas de Tóquio em 2020. Segundo eles, até lá, muitas pessoas terão acesso ao 8K.

Além das transmissões em 8K, as cerimônias de abertura e encerramento e uma modalidade esportiva por dia serão gravados em Realidade Virtual (VR) e estarão disponíveis para os espectadores de todo o mundo.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto.

Continue lendo
Advertisement

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários
Subir