Omniverse da nvidia

CES 2022 l NVIDIA disponibiliza versão gratuita do Omniverse

Avatar of victor pacheco
De olho no Metaverso, a empresa está oferecendo uma versão gratuita de seu estúdio 3D para artistas de todo o mundo

Apesar de ser bastante conhecida no mundo gamer devido a lançar placas de vídeos que permitem uma ótima performance, a NVIDIA também lança soluções para a artistas que trabalham com arte 3D. Uma delas é o Omniverse, estúdio digital que permite a criação de diversas obras e é focada para gerar mais produtividade neste mercado.

Durante sua passagem na CES 2022, a empresa aproveitou para anunciar que sua ferrament agora está sendo disponibilizado de forma gratuita para que criadores de todo o mundo possam ter acesso. Nova atualizações estão chegando, incluindo uma funcionalidade que usa um arquivo de áudio como base para criar um diálogo mais natural. Conheça as demais novidades e veja como realizar o download agora mesmo.

O crescimento do Omniverse

Desenvolvido após o trabalho mais de 20 anos da NVIDIA, o Omiverse ganhou uma versão gratuita que pode ser baixada por todos os profissionais que trabalham com criação de artes em 3D. Para realizar o uso, você precisa apenas ter uma GPU GeForce RTX ou uma placa de vídeo da linha NVIDIA RTX. O grande benefício fica por conta de tudo agora poder ser feito em um só lugar, sem a necessidade de você trabalhar em um elemento em um software e em seguida, precisar colocar este trabalho em um outro software.

“Com esta tecnologia, os profissionais de criação obtêm mais do que apenas um renderizador rápido. O NVIDIA Omniverse e RTX oferece aos artistas uma plataforma poderosa com infinitas possibilidades.”

Zhelong Xu, artista digital e criador do Omniverse

Para impulsionar o lançamento, a empresa, que está passando pela CES 2022, apresentou diversas novidades que irão fazer com que você pelo menos pense em realizar o download. A plataforma Omniverse já foi baixada por mais de 100 mil artistas e já se sabe que a ferramenta está atuando para acelerar os fluxos de trabalho com fluxos de trabalho com core rendering, física e tecnologias de IA.

Novidades do estúdio de criação para artistas

Apesar de ser disponibilizada de forma gratuita para artistas que trabalham de forma independente, o Omniverse da NVIDIA também conta com uma versão paga para empresas, que pode ser contratada por parceiros da empresa como Lenovo e Dell. Caso você tenha um estúdio e gostaria de colocar o Omniverse em sua empresa, basta acessar o site oficial. Durante a CES 2022, três novidades foram anunciadas para a ferramenta de criação.

Omniverse Nucleus Cloud

Focada em colaboração, esta funcionalidade do estúdio de criação é focada em realizar o trabalho conjunto de uma equipe em um projeto. Também chamada de one-click-to-collaborate, basta apenas utilizar a nuvemda empresa sem a necessidade de realizar o envio dos arquivos por e-mail, açãoo que muitas vezes, pode levar um tempo para ser feita. A NVIDIA ressalta que basta os profissionais utilizarem o Omniverse para trabalhar de forma colaborativa.

Novidades do omniverse da nvidia apresentado na ces 2022
Será possível trabalhar de forma colaborativa com um só clique. (Foto: Showmetech)

Se você estiver passando por um bloqueio criativo ou simplesmente desejar iniciar um projeto de um modelo já criado, a NVIDIA ressalta que um grande marketplace de assets gratuitos também estará disponível na versão gratuita do estúdio. Empresas como a TurboSquid da Shutterstock CGTrader, Sketchfab Twinbru já possuem modelos prontos para serem baixados no Omniverse. Outras companhias como Reallusion’s Actorcore, Daz3D e e-on softwares também estarão disponibilizando seus assets dentro do Omniverse.

Todos os assets disponíveis gratuitamente no marketplace 3D já estão dentro do padrão Universal Scene Description (USD) para que você faça apenas o download e comece a realizar a criação do trabalho.

Omniverse Machinima

Para quem deseja realizar a criação de cenas de jogos com apoio das placas de vídeo da empresa, o Omniverse Machinima também já está disponível na versão de testes e a NVIDIA já aproveitou sua passagem na CES 2022 para anunciar a novidade. A tecnologia permite que você crie cenas de jogos em alta resolução sem muito esforço, isso realizado com o apoio das placas de vídeo da empresa.

É como se você tivesse acesso a todos os elementos de jogos como Mechwarrior 5 e Shadow Warrior 3, Mount & Blade II: Bannerlord e mais para que possa em poucos minutos, criar novas cenas que podem ser compartilhados logo em seguida. A empresa ressalta que parcerias com outras empresas estão sendo feitas e as novidades serão anunciadas com o passar do ano.

Omniverse Audio2Face

Uma das novidades mais empolgantes da plataforma de criação da NVIDIA é a Audio2Face, que pode ser traduzido como de “áudio para rosto”. Na prática, será possível utilizar um áudio que foi gravado anteriormente para que você possa colocar criar um diálogo em cena 3D. Deixe de fazer todo o trabalho de animar os personagens para em seguida enviar o áudio da cena. O trabalho é justamente inverso: você envia a voz da cena que está pensando em criar e a inteligência artificial faz todo o trabalho.

Função audio2face do omniverse da nvidia
Função Audio2Face do Omniverse da NVIDIA permite criação de cenas mais naturais (Foto: Showmetech)

A NVIDIA também ressaltou que é possível fazer a exportação para a cena diretamente para o Meta Human Creator da Epic Games, que auxilia na criação de diversos títulos. A empresa criadora do Omniverse espera que o processo de criação de cenas 3D fique ainda mais natural e claro, possa permitir que tudo seja entregue no menor tempo possível.

Tudo em um só lugar

A plataforma Omniverse da NVIDIA foi desenvolvida justamente para permitir que os profissionais que trabalham com artes em 3D tenham um dia a dia mais produtivo. Você já passou pela tarefa de precisar criar um modelo em um software para em seguida mandar isso para outro lugar? A NVIDIA deseja deixar esta tarefa no passado e todas está permitindo que arquivos de diferentes programas sejam utilizados no Omniverse.

Softwares integrados ao omniverse
Softwares integrados ao Omniverse permitem uso mais intuitivo (Foto: Showmetech)

Entre os softwares que já possuem compatibilidade com estúdio, há 14 opções, incluindo o Autodesk 3ds Max, Autodesk Maya e Epic Games’ Unreal Engine. A NVIDIA ressaltou que ainda este ano, mas sem uma data definida, pessoas que usam o Adobe Substance 3D Material Extension poderão utilizar o Omniverse como principal ferramenta de trabalho. Além disso, os recursos incluem:

  • VUE da e-on software: uma aplicação all-in-one que permite que criação de arte sobre natureza em 3D, incluindo céus e nuvens volumétricas a terrenos, ecossistemas de grande escala, populações de vegetação varridas pelo vento, volume d’água, estradas e rochas. Você pode simplesmente usar a opção da NVIDIA para criar grandes universos verdes;
  • PlantFactory da e-on software: como um complemento para o VUE, é possível criar folhas, galhos árvores com este recurso que está incluído dentro do Omniverse. Também é possível fazer animações com vento, e usar os assets para criar diversas obras;
  • PlantCatalog da e-on software: como o próprio nome sugere, esta opção conta com mais de 120 modelos prontos de árvores para que você tenha apenas o trabalho de colocar os elementos em sua cena 3D e dessa forma, entregar o projeto dentro do prazo;
  • Twinbru: se deseja criar elemtnos de ambientes internos como cortinas, móveis, estofados e demais objetos com tecido, este recurso dispõe de mais de 21.000 tecidos diferentes, além de outros 11.000 tecidos digitalizados. Dessa forma, se você trabalha com arquitetura, o Omniverse também pode ser uma ferramenta de trabalho.

Faça o download do Omniverse agora mesmo

Disponível a partir de hoje, todos os profissionais que trabalharem com arte digital já podem realizar o download gratuito do Omniverse. É importante lembrar que dependendo de seu atual computador, pode ser necessário realizar um upgrade de hardware. Na página com os requisitos mínimos, é informado que sua máquina de trabalho precisa ter o Windows 10 ou Linux Ubuntu 18.04/CentOS 7. Também é necessário ter um processador Intel Core i7 Gen 5 ou AMD Ryzen, assim como 16 GB de RAM e espaço em disco de 50 GB. Acesse:

A NVIDIA espera que sua novidade seja essencial para ajudar profissionais que são criadores, designers, pesquisadores e engenheiros. A empresa também prepara mais novidades para a CES 2022, onde anunciará laptops e uma nova versão de seu Canvas. O que achou da versão gratuita do Omniverse? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

A NVIDIA também apresentou duas novas placas de vídeo para laptops durante a CES 2022, confira detalhes:

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados