Organização de home office

Como organizar o ambiente de trabalho no home office

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Descubra nesse guia como organizar o ambiente de trabalho e quais os melhores acessórios para melhorá-lo, garantindo assim maior tranquilidade na hora de trabalhar e/ou estudar

O home office sofreu uma ascensão gigantesca no último ano devido à pandemia do vírus COVID-19. Muitas pessoas que não trabalhavam dessa forma tiveram que se adaptar e as que já o faziam apenas aperfeiçoaram seu “cantinho”. No entanto, organizar o ambiente de trabalho é algo que pode não ser tão simples assim.

Seja com os fios, monitores ou simplesmente uma boa luz ambiente, aprender a organizar sua área de trabalho é essencial para você ter uma boa produtividade e também para se sentir confortável ao trabalhar ou estudar. Independente se estiver entrando nesse mundo de home office agora ou se já for alguém experiente no assunto, tenho certeza que essas dicas e acessórios mencionados aqui serão de grande ajuda.

Dicas para começar a se organizar no home office

É importante que antes de instalar qualquer novo equipamento na sua área de trabalho, você se organize. Longe de mim querer parecer um “coach” aqui, mas não adianta adicionar várias coisas legais no seu escritório e continuar acumulando um montão de coisa que não tem mais utilidade.

Além disso é importante que sua mesa de trabalho seja limpa pelo menos a cada 15 dias. Parece repetitivo e que talvez não resolva nada, mas só o fato de tirar pequenas coisas do caminho já vai fazer toda a diferença. Pegue aquela caneta que já não funciona mais ou aquele bloco de notas usado e mande pro lixo. O que de fato for muito importante você pode guardar em uma pasta em um local seguro e que não necessariamente seja em seu escritório.

Para ajudar nessa organização, nada melhor do que acessórios, móveis e outras coisas mais que, além de trazerem um melhor visual, também vão tirar aquele ar de “tudo jogado” do seu ambiente de trabalho. Como diria um grande sábio que esqueci o nome… “Shall we begin?”.

Suportes para monitor

Os suportes para monitor são ótimos acessórios para ganhar um espaço na sua mesa e também o auxiliam para que os mesmos fiquem na altura dos olhos. Esses suportes, no entanto, se dividem em duas categorias: os suportes articulados e os que ficam na própria mesa como um móvel (alguns contam até com gavetas).

Suporte articulado para ajudar a organizar o ambiente de trabalho
Suporte Articulado

Ambas as opções são boas, mas o que realmente vai ser o ponto de decisão será o valor deles e a forma de instalação no seu “cantinho”. Dependendo do tamanho da sua mesa, um suporte articulado onde o mesmo vai manter seu monitor nas alturas pode ser a melhor opção. Por outro lado, um suporte com gavetas em uma mesa maior pode ter grande utilidade para guardar documentos importantes, entre outras coisas.

Dentre as opções de articulados temos dois, da marca ELG: o modelo F50N e o F80N, custando RS 149,90 e R$ 219,90, respectivamente. Eles se diferem em alguns detalhes como no fato do F80N se mover a partir de um pistão a gás, fazendo com que o mesmo tenha uma mobilidade mais rápida. Ambos seguram o tranco para monitores de 17″ até 27″. Já na opção de suporte com gavetas, temos um feito de MDF com 2 gavetas no valor de R$ 65,50.

Suportes para notebook

Se você, assim como eu, utiliza notebooks e não tem um monitor externo, comprar um suporte para notebook pode ser de grande utilidade para ajudar a organizar o ambiente de trabalho. Assim como os suportes de monitor, com um desse você terá a tela do seu computador na altura dos olhos mantendo uma boa postura. Nessa categoria temos duas opções interessantes, uma pra cada tipo de público.

Base com cooler para organizar o home office
Com essa base, seu Notebook estará sempre resfriado. (Imagem: Reprodução)

O suporte da Interstar, Kingo M1, por exemplo, é de alumínio, mas com o suporte emborrachado para evitar o contato direto da sua máquina com o material. Apesar de ser indicado para o Mac de 12″, ele vai funcionar perfeitamente em qualquer notebook entre 10″ e 17″. Na parte de baixo do suporte, além de ter um espaço para você colocar um teclado externo, ainda conta com uma base emborrachada que faz dele um suporte antiderrapante e mais seguro na hora de utilizá-lo. O seu valor é de R$ 196,54 na Amazon.

Caso o seu tipo de serviço esteja sempre puxando o máximo da sua máquina, talvez precise de um suporte com cooler. É aí que entra o Cooler Master Ergostand IV, um suporte que pode ser usado em notebooks de até 17″ e que gasta uma quantia mínima de energia para que seus coolers funcionem e mantenham seu notebook sempre resfriado. Além disso, ele conta com 4 entradas USB 2.0, 1 Mini e 1 Micro para você poder usar todos os seus dispositivos ali. Apesar do preço um pouco mais salgado de R$ 329,91, pelo que oferece, principalmente para os notebook gamers, pode ser uma boa pedida.

Teclado

A questão dos teclados é talvez a parte mais complicada, pois ela entra numa questão polêmica se vale ou não o investimento nos mesmos. Conforme os especialistas, os teclados mecânicos diminuem o inputlag, fazendo com que você não tenha uma desvantagem em jogos, por exemplo. Mas será que compensa pagar mais do que R$ 500 por isso? Fica aí a indagação.

Teclado semi mecânico
teclado semi mecânico para o home office

Se o seu único objetivo for digitar e ocasionalmente dar uma jogada, a minha recomendação é o Teclado Semi Mecânico da Evolut, que conta com um preço bom e não deixa a desejar para o dia a dia, saindo por R$ 99. As outras opções começam nos R$ 300 e o limite é o céu para os preços. Nesse caso a minha recomendação fica para dois modelos que o Showmetech testou e pode confirmar a qualidade. Um deles é o Logitech G915, teclado mecânico gamer que vai atender aos usuários mais hardcore e o outro é o Rapoo 8500t, um kit de teclado e mouse sem fio que tem um preço interessante.

O Logitech é o sonho de consumo de todo gamer, com luz RGB, teclas mecânicas e várias possibilidades de personalização via software. O seu preço é um bocado salgado, mas já esperado para periféricos gamer, ainda mais sendo da Logitech saindo por volta dos R$ 1429,00. Já o combo da Rapoo é voltado para o público que trabalha muito com teclado, mas não necessariamente fique jogando no PC. Tanto o mouse quanto o teclado inclusos no kit são de boa qualidade e suprem muito bem a necessidade para o home office. O combo Raboo sai por R$ 246.

Laptop dock / USB Hub

Nem todo notebook conta com diversas entradas USB ou todos os tipos da mesma. Para ajudar com essas limitações, temos o que é conhecido como Laptop Dock, um acessório que lembra muito um modem e que além de aumentar a quantidade de entradas USB, internet, fone de ouvido e outros, também vai ajudar na hora de organizar tudo isso em um único lugar.

O melhor que encontrei foi um da Anker, custando R$212,86 e conta com 4 entradas USB, aumentando a capacidade de ligar mais dispositivos ao seu computador.

Hub usb anker para organizar home office
O Hub USB mais em conta

Para quem possui um notebook compacto com porta USB-C, o Dell DA300 adiciona suporte a HDMI, ethernet, USB-A, DisplayPort e VGA, aumentando as possibilidades de conexão por R$ 512. Já para os usuários de MacBook, o Super Hub da Baseus adiciona as interfaces USB 3.0, HDMI, SD, MicroSD, Gigabit Ethernet, VGA, USB-C e P2 por R$ 960.

Carregadores sem fio de smartphone

Esses acessórios estão em nossas vidas pelo menos uma vez em nossos dias e embora agora estejamos vivendo uma era onde os mesmos estão sendo tirados da caixa dos smartphones (teve até confusão com o PROCON aqui no Brasil por causa disso), eles ainda não perderam seu devido espaço, afinal, nossos dispositivos precisam ser recarregados. Atualmente temos carregadores das mais diversas velocidades.

Carregador sem fio samsung
Carregador sem fio da Samsung

Na hipótese de você ter um smartphone que aceita carregamento sem fio, a minha sugestão é comprar um dock da Samsung ou da Xiaomi. O da Samsung sai por volta dos R$99 e o da Xiaomi na casa dos R$ 140. É importante avisar, no entanto, que esses docks precisam de uma fonte de energia para funcionar e dependendo do seu carregador, podem chegar a até 10W de potência. A ideia aqui é enquanto você trabalha ou estuda o aparelho ir carregando, mesmo que não seja tão rápido quanto em um carregador de parede.

Já se o seu aparelho não tiver suporte ao carregamento sem fio, sugiro que tenha uma base para o celular (parecido com o de notebook). Devido à altura do acessório, poderá encaixar facilmente o carregador enquanto o mantém encaixado no suporte. Há também modelos com suporte a carregamento sem fio, mas infelizmente nada muito acessível no Brasil. O suporte simples pode ser encontrado por R$ 32.

Organizador de cabos

Como a maioria das pessoas, a sua mesa provavelmente está cheia de cabos espalhados para todos os lados e para a surpresa de quem não conhecia, existe uma ferramenta que vai lhe ajudar a organizar todos esses fios. É para essa funcionalidade que foram criados o que chamamos literalmente de “organizador de cabos”. Pequenas bolinhas de silicone que podem ser coladas na sua mesa e permitem que você passe os fios ali dentro, deixando tudo bonito e no lugar. Um kit com 6 dessas bolinhas pode ser encontrado por R$ 12.

Bolinhas adesivas para organizar seu ambiente de trabalho
Um dos tipos de organizador de cabos

Caso queira guardar ou amarrar cabos, uma boa ideia é usar fitas de velcro neles. Tanto uma coisa quanto a outra funcionam muito bem e vai depender do seu espaço e gosto pessoal. Um kit com 5 fitas de velcro pode ser encontrado por R$ 21,47.

Suporte de fones

Suporte para fone
Suporte para fone de ouvido

Se você precisa utilizar fones na maioria do seu tempo de trabalho ou estudo, com toda a certeza esse acessório precisa estar na sua mesa. Com ele os seus headsets estarão sempre a postos para o que der e vier e ainda servirão para embelezar o cenário quando não estiverem em uso, além de deixar tudo mais organizado. O modelo branco da Splin custa apenas R$ 58 e já vai suprir as suas necessidades.

Gaveteiro

Os gaveteiros são móveis de apoio que podem ser de grande utilidade a depender do seu uso. Há modelos com rodinhas permitindo a locomoção e outros que são fixos. De qualquer forma eles podem ser uma ótima alternativa para as mesas com gavetas e ainda dão um toque legal na decoração.

Gaveteiro para organizar o home office
Gaveteiro da Falkk

Por ter várias gavetas, esse móvel é muito indicado para você que precisa guardar muitos documentos, por exemplo. Eles podem ser encontrados em loja de móveis ou pela internet por cerca de R$ 200 e um bom modelo nessa faixa de preço é esse da Falkk que vem com rodinhas e é feito de MDP com revestimento laminado. O valor exato é de R$245,10.

Organizadores de mesa

Como o próprio nome diz, esses acessórios servem para manter o seu escritório em ordem. Podendo ser encontrados em diferentes tamanhos e materiais, os organizadores de mesa vão lhe ajudar a manter a produtividade, reduzir o estresse, além de facilitar a sua vida na hora de encontrar uma caneta, papel ou qualquer outra coisa que você guardar nele.

Organizador de mesa para deixar o home office bonito
Esse acessório vai deixar tudo arrumadinho

Felizmente, eles são baratos e podem ser encontrados na Amazon por volta de R$ 33,16, como é o caso desse modelo da Acrimet com porta-lápis/caneta, porta-papel lembrete, porta-clips e um bloco de papel com 750 folhas. Além disso, ele pode ser comprado em diversas cores, como preto, branco, verde, etc.

Quadro branco

Para os professores, uma boa adição ao escritório home office são os quadros brancos. Com eles você poderá trazer — ou pelo menos tentar — o espírito das salas de aula, mesmo que online. Eles também podem ser muito úteis para anotações, gráficos e outras coisas.

Quadro branco para aulas
Um quadro branco convencional

Além de ser um item relativamente simples, eles são baratos também. A depender do tamanho, os quadros brancos vão custar menos de R$ 100, como é o caso desse modelo da Stalo, com tamanho 40×60 cm que custa R$ 45,68. Além do tamanho, outros fatores que podem influenciar no preço são alguns “bônus” desses quadros, como, por exemplo, ser magnético ou ter um porta-caneta/apagador.

Régua de energia

Apesar de mais organizadas, nossas mesas estão cada vez mais tecnológicas, com carregadores, monitores e muitos outros acessórios que podemos precisar. Para te ajudar nessa jornada e ainda manter tudo mais seguro, nada melhor do que uma régua de energia, isto é, um acessório que ao ser conectado à tomada passa a te oferecer várias outras tomadas, além de oferecer uma camada a mais de proteção.

Iclamper
iClamper de 5 tomadas

E sem dúvida alguma a régua de energia mais visada são as “iClampers”, um nome bonito para as réguas da marca Clamper e que oferecem uma boa garantia aos aparelhos. O modelo mais em conta vem com 5 entradas para tomada disponíveis e sai por R$ 57,51, além de ter as variantes branco e preto. No caso de precisar de mais tomadas, há a opção de 8 tomadas que sai por R$ 98,90.

Mousepad e Deskpads / Almofadas de mesa

Esses famosos “tapetes de mesa” servem para melhorar a sensibilidade do seu mouse. Apesar de não terem mais o mesmo apelo de antes, podem ser bem interessantes no quesito estético, muito embora dependendo da estrutura que você esteja usando o mouse, eles sejam extremamente necessários.

Desk pad para organizar seu ambiente de trabalho
O tal do deskpad

Com um pensamento parecido temos uma versão “tamanho família” dos mouse pads, ótimos não só para manter tudo arrumadinho, mas também para evitar acidentes já que, por serem geralmente antiderrapantes, podem manter seu mouse, teclado e quaisquer outras coisas no lugar. Nesse caso fica difícil fazer uma recomendação específica de algum modelo, já que o lado visual é o que vai falar mais alto.

O modelo da HyperX é bem interessante por poder funcionar tanto quanto um mouse pad quanto um desk pad, afinal ele vai desde um tamanho bem pequeno até um bem grande. O tamanho maior sai por R$ 149,90, enquanto que o menor sai por R$ 69,90.

Cadeira

As cadeiras são parte crucial na hora de montar o seu escritório home office. Ficar sentado por horas em uma cadeira nada confortável pode causar vários problemas para a sua saúde, além de te deixar mais cansado. Embora nem todo mundo seja gamer, as cadeiras dessa categoria talvez sejam as melhores por oferecerem mais conforto e qualidade. Mas não se engane, elas podem ser bem salgadas e algo muito barato pode acabar saindo bem caro.

Cadeira gamer para homeoffice
Cadeira gamer da ThunderX3

Por esse motivo, o melhor a se fazer é pesquisar bem as marcas e os modelos e aguardar uma boa promoção. Apesar dos preços salgados, investir em uma boa cadeira é crucial nesse momento que estamos vivendo, principalmente se o seu trabalho envolve ficar horas em frente a um computador.

Embora não seja a mais barata, o modelo EC1 da ThunderX3 consegue ser um bom custo-benefício, trazendo consigo a mesma qualidade dos modelos mais caros da marca, apesar de não ter todas as regulagens. O seu valor atualmente é de R$ 999,99

Luminária

Na hora de trabalhar, é sempre bom ter uma boa iluminação e por mais que os eletrônicos tenham luz, elas, em combinação com o escuro forçam demais os olhos e podem ser um agravante bem grande para a sua saúde. Então, por que não ter uma luminária? Melhor ainda, por que não uma luminária com uma base que carrega smartphones com suporte a carga sem fio?

Luminária com carregador sem fio
Luminária com carregador sem fio

As luminárias com o carregador embutido estão custando cerca de R$ 128,90, porém outras opções sem essa tecnologia podem ser encontradas por volta dos R$ 54,50.

Alto-falantes

Se você precisar aprimorar o som na hora do home office, o melhor a se fazer é dar um upgrade nos alto-falantes. Dependendo da ocasião, organizá-los igual às caixinhas de um home theater pode ser uma boa ideia para espalhar bem o som. Outra opção interessante são as assistentes da Amazon e do Google com suas caixinhas inteligentes, criando uma experiência mais inovadora, mas que pode funcionar.

Google nest para caixa de som
O Google Nest Mini

A Amazon Echo Dot (4ª Geração) está saindo por R$ 399,00, enquanto que o Google Nest Mini, caixa de som mais simples da empresa sai por volta de R$ 349,00.

Garrafa/copo com canudo (para evitar derramar bebidas nos equipamentos)

E por fim, mas não menos importante, é bom que você tenha uma garrafa ou copo. Eles podem ou não ter canudos, mas é de extrema importância que fechem bem e que mantenham o líquido ali dentro em caso de acidentes. Você pode procurar por garrafas personalizadas ou algo mais sutil. Eu particularmente sou do time das garrafas Tupperware nesse caso, mas você pode ter um copo com canudo do Cartoon Network por cerca de R$ 29.

Copos com canudo
Copos com canudo da Cartoon Network

E essa foi a lista para a ajudar você a organizar o ambiente de trabalho. Cada escritório terá uma particularidade diferente e com toda a certeza ter tudo tecnológico pode dar mais trabalho em um local sem muitas tomadas. Por isso é interessante lembrar que a lista é bem versátil e tem uma opção para cada tipo de escritório. Não esqueça de deixar um comentário e quem sabe até nos dar mais sugestões.

Fonte: Engadget, SwetestHome e The Balance Small Business.

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