Os 10 melhores Easter Eggs do Google

Os 10 melhores easter eggs do google. Os easter eggs do google escondem surpresas divertidas nos resultados de pesquisa que vão desde curiosidades até games
Os Easter Eggs do Google escondem surpresas divertidas nos resultados de pesquisa que vão desde curiosidades até games

Apesar de não ser muito comum aqui no Brasil, uma das tradições mais populares da Páscoa é a “caça aos ovos”: uma brincadeira em que as crianças procuram por ovos coloridos que o Coelho escondeu. Mas você sabia que essa brincadeira existe também no mundo digital na forma de Easter Eggs? Os principais serviços e sites têm segredos escondidos, incluindo o Google. Neste artigo você vai conhecer os principais e mais divertidos Easter Eggs do Google que, muito provavelmente, você já deve ter descoberto sem querer em uma ou outra busca online.

O que são os Easter Eggs do Google?

Quando estamos falando fora do contexto da Páscoa e da brincadeira de “caça aos ovos”, o termo Easter Eggs (“Ovos de Páscoa”, em inglês), se refere a um recurso escondido dentro de um design, que pode não parecer imediatamente óbvio ao usuário ou espectador. Eles estão presentes em praticamente todos os tipos de mídia: filmes, músicas, livros e, claro, na Internet.

No mundo digital, esses Easter Eggs podem ser um recurso oculto em um logotipo, vídeos ou jogos embutidos no código de um programa ou site que só podem ser desbloqueados de uma determinada maneira. Isso significa que você precisa saber o que fazer para poder participar.

Porém, diferentemente de outros serviços e sites em que os Easter Eggs estão muito bem escondidos, os do Google são divertidos porque são super acessíveis aos usuários. A grande maioria dos Easter Eggs do Google podem ser encontrados ao digitar o termo de pesquisa na barra de pesquisa do Google e seguir algumas instruções para se divertir com o Easter Egg

Sonic

Nem mesmo o ouriço azul mais famoso (e veloz) do mundo dos games escapou de ganhar um Easter Egg do Google. Se você quiser relembrar a versão original do mascote da Sega de 1991, basta digitar “Sonic the Hedgehog video game” na barra de pesquisa do Google.

Sonic é um dos easter eggs do google
Você pode interagir com a versão clássica de Sonic em um Easter Egg do Google

Além de informações completas, imagens dos games do ouriço, no lado direito da tela de resultados você verá uma imagem do Sonic clássico de 16-bits. Se você esperar um pouco, vai perceber que ele vai começar a bater o pé no chão, marca registrada do personagem quando o jogador leva muito tempo para realizar uma ação com o personagem. 

Para melhorar o humor do ouriço, basta clicar no Sonic para vê-lo transformar-se em uma bola de espinhos com direito aos sons clássicos do game. Se você clicar nele 25 vezes ainda poderá conferir ele se transformar em Super Sonic!

Recursão

Talvez você não saiba o significado técnico do termo “recursão”, mas ela está mais presente na nossa vida tecnológica do que você imagina. A recursão nada mais é do que um processo de repetição de itens neles mesmos. É mais ou menos a ideia por detrás daquelas bonecas russas de madeira que tem sempre outra boneca menor igualzinha dentro de cada uma.

Bonecas russas representando o conceito de recursão
Um dos Easter Eggs do Google brinca com o conceito de “recursão”, que pode ser observado até mesmo em objetos como as clássicas bonecas russas

O uso mais comum da recursão, como já mencionamos, é mundo da Matemática e da Computação, em que uma função ou método chama a si mesma várias vezes até que um critério de parada seja satisfeito. Por essa razão, se você digitar “recursão” na barra de pesquisa do Google, nos resultados de pesquisa ele vai sugerir “Você quis dizer: recursão?”, criando uma forma irônica de chamar a mesma página dentro dela mesma.

HTML

O HTML é uma abreviação de HyperText Markup Language (“Linguagem de Marcação de Hipertexto”, em inglês) é uma das linguagens web mais populares do mundo para a construção de páginas na Internet, atualmente na sua quinta versão, o HTML5. Como todas as linguagens de programação, o HMTL possui funções específicas para tratar o texto que é exibido na página como deixar o texto em itálico, negrito ou inserir o link de outra página.

Os 10 melhores easter eggs do google. Os easter eggs do google escondem surpresas divertidas nos resultados de pesquisa que vão desde curiosidades até games

O melhor de tudo é que você pode testar uma dessa funções diretamente na barra de pesquisa do Google. Se você digitar “blink html”, os resultados de pesquisa mostrarão todos os termos com a função “HTML Blink()” em negrito e piscando.

Google 1998

Que tal voltar para o final dos anos 1998? Você pode conferir como o Google era quando o serviço foi oficialmente lançado em 1998 se você digitar “Google in 1998” na página de busca do Google em inglês. É muito divertido poder conferir o Google com um design mais simples e retrô.

Google em 1998
Que tal descobrir como o Google era em 1998 com esse Easter Egg divertido?

Além disso, a página é completamente funcional mesmo com o design antigo, pois você pode procurar páginas e informações sem problema algum. Se você tiver interesse de conferir como era o passado da Internet com relação aos motores de busca, você ainda pode dar uma olhada nas sugestões no rodapé da página de resultados que recomenda ao usuário outros sites de buscas que eram famosos no final dos anos 1990.

Campo minado

Você se lembra de “Campo minado”, aquele famoso game de PC dos anos 1990 que tirou muitos funcionários do tédio durante o serviço? Pois saiba que ele e outro clássico como “Paciência” podem ser acessados diretamente pela barra de pesquisa do Google. Ao digitar “Campo minado” você tem acesso ao clássico game na versão web, em que você precisa selecionar um quadrado e conferir quantas minas existem ao redor dos campos. Boa sorte!

Campo minado no google
Você pode jogar o clássico “Campo Minado” diretamente nos resultados da pesquisa do Google

Star Fox

Se você já teve a oportunidade de jogar esse clássico game de batalhas especiais da Nintendo, esse Easter Egg do Google vai te divertir muito. Ao digitar a memorável frase da série de games Star Fox “Do a barrel roll” na barra de pesquisa do Google, a página de resultados vai girar 360 graus, igualzinho ao movimento que o piloto Fox fazia com sua nave no mundo dos videogames.

Easter egg de starfox
Imite o comandante Fox e faça um giro de 360 graus na página de resultados do Google com esse Easter Egg divertido

Pacman

Aqui temos outro videogame clássico que retorna diretamente da era dos fliperamas para a tela de seu computador. Se você digitar “Google Pacman” na barra de pesquisa do Google você vai poder iniciar um game de Pacman utilizando o logotipo do Google como labirinto. Boa sorte em escapar dos fantasmas e conseguir a pontuação máxima!

Pacman no google
Divirta-se jogando Pacman diretamente no logotipo do Google

T-Rex Runner

Talvez esse seja o Easter Egg do Google que todo usuário já tenha acessado se sua conexão de Internet já caiu ou sofreu instabilidades alguma vez. Quando você está sem acesso à Internet, a página padrão do Google Chrome mostra um pequeno tiranossauro-rex pixelado com uma mensagem de problema de conexão logo abaixo.

T-rex runner no google chrome
Quem disse que não dá para se divertir no seu navegador web mesmo sem Internet?

O que poucos sabem é que essa página possui um jogo embutido. No PC, basta pressionar a seta para a direita (no Android e no iOS você precisa pressionar o dinossauro) para iniciar o “T-Rex Runner”, um game ao estilo Endless Runner em que você precisa ultrapassar obstáculos com o T-Rex enquanto ele foge do asteroide que se aproxima nos céus.

O melhor de tudo é que o jogo possui vários elementos diferentes como pedras, cactus e pássaros para desviar e muda também a hora do dia aleatoriamente enquanto você tenta buscar a pontuação mais alta possível. Uma ótima maneira de passar o tempo quando a sua conexão não está boa, não é mesmo?

Exercício de respiração

Se você já se sentiu estressado ou com raiva enquanto estava sentado na frente da tela (especialmente agora que a pandemia forçou tantos trabalhadores a adotarem o modo home office), esse é um Easter Egg do Google que pode melhorar sua qualidade de vida se você estiver disposto a parar, refletir e, o mais importante de tudo: respirar. 

Respiração no google
O Google possui um Easter Egg que ajuda a pessoa a relaxar e diminuir a ansiedade com exercícios de respiração

Se você digitar “Exercício de Respiração” na barra de pesquisa do Google, uma tela azul calmante aparecerá junto de algumas instruções úteis para concluir um exercício de respiração. Talvez não seja tão eficaz quanto deixar o computador e sair para uma caminhada, mas pode ajudar a diminuir um pouco o estresse e a ansiedade. 

A resposta para a vida, o Universo e tudo mais

Se você já leu a série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias” do escritor Douglas Adams certamente sabe que a resposta final para a pergunta sobre a vida, o Universo e tudo mais é o número 42. E essa resposta está presente no Google também.

Resposta para a pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais
Até mesmo o Google sabe que a resposta para a pergunta sobre a vida, o Universo e tudo mais é 42

Considerado um dos primeiros Easter Eggs do Google, se você digitar “A resposta para a vida, o universo e tudo mais” na barra de pesquisa do Google, a calculadora será apresentada com a resposta 42.

Bônus: Calculadora do Google

A Calculadora embutida na pesquisa do Google é mais versátil do que você pode imaginar. Pesquise “once in a blue moon” (“uma vez na lua azul”, em inglês) e você obterá 1.16699016 × 10-8 hertz como resposta. Isso ocorre porque esse é o valor (quando convertido em segundos) de um ciclo da chamada “lua azul”, de 2,7 anos. O termo se refere a um mês em que há duas luas cheias, que devido à variação do ciclo lunar e nosso calendário resulta em cerca de uma lua azul (uma segunda lua cheia em um único mês) a cada três anos.

Lua azul
A “lua azul” acontece quando ocorrem duas luas cheias em um único mês

Além do mais, se você for um verdadeiro geek na Matemática, você pode elaborar equações que o Google irá computar e então representar na forma gráfica, como esse em formato de coração: sqrt(cos(x))*cos(300x)+sqrt(abs(x))-0.7)*(4-x*x)^0.01, sqrt(6-x^2), -sqrt(6-x^2) from -4.5 to 4.5

Gráfico de coração na calculadora do google
Que tal montar um gráfico “romântico” na calculadora do Google?

Fontes: Keane Creative, Search Engineland, Creative Bloq

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário