Os 10 melhores filmes de ficção científica

Melhores filmes de ficção cinetifica
Quantos desses filmes de ficção científica você já assistiu? Confira o top 10
Melhores filmes de ficção cientifica
Planeta dos Macacos marcou época e está entre os melhores filmes de ficção científica

Desde sempre, o cinema foi usado para que os espectadores fugissem da realidade e isso foi usado com maestria pelos grandes diretores, como: Stanley Kubrick, George Lucas, Ridley Scott e Steven Spielberg. Isso sempre fez com que os filmes sempre fossem sucesso de público, mesmo quando os efeitos especiais eram primitivos e deixavam bem claro que tudo aquilo mostrado eram apenas montagens às vezes malfeitas pelos diretores.

Mas qual são os melhores filmes em um dos gêneros mais famosos do cinema? O canal do YouTube, Cinefix, listou os dez melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. A seguir, você verá esta lista e poderá concordar ou discordar dela.

Em 10º lugar: Expresso do Amanhã

Misto de ficção, drama e ação o filme de 2013 conta a história de um experimento que foi criado para impedir o aquecimento global falha, criando uma nova era do gelo que toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário. O elenco conta com nomes como Chris Evans, Jamie Bell, Tilda Swinton e teve a direção de Joon-Ho Bong.

Em 9º lugar: Filhos da Esperança

Mais um filme passado em um futuro catastrófico. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar em 2027. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade. O elenco é formado por Clive Owen, Clare-Hope Ashitey, Julianne Moore entre outros. A direção é do mexicano Alfonso Cuarón.

Na 8ª posição: Contato

O filme conta a história da menina, Ellie (Jodie Foster), que buscou indícios de outras vidas no universo. Quando ela recebe uma mensagem com uma máquina capaz de levar um ser humano e fazer contato com extraterrestres, reivindica o direito de ser escolhida para a missão. Jodie Foster, Matthew McConaughey, Tom Skerritt estão no elenco, com a direção Robert Zemeckis.

No 7º lugar: Ela

Imagine um futuro com a tecnologia tão avançada e semântica que ela seria capaz de nos interpretar e saber todos os nossos desejos. Será que nesse contexto seria possível se apaixonar pela tecnologia? “Ela” traz essa polêmica à tona e discute isso, mostrando uma realidade em que as relações humanas começam a ser completamente substituídas pela tecnologia e pela inteligência artificial. Um filme de Spike Jonze com Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara entre outros.

Na 6ª posição aparece o Planeta dos Macacos

Uma equipe de astronautas viaja pelo espaço para descobrir os efeitos das viagens na velocidade da luz, até que sua expedição sofre um acidente. A nave em que ele estava cai em um planeta parecido com a Terra, mas que é dominado por macacos. Neste planeta, o personagem principal acaba sendo capturado e passa a conviver com a sociedade que parece alienígena. Estrelado Charlton Heston, Roddy McDowall e Kim Hunter. Franklin J. Schaffner trouxe para a telona a história do filme que chocou o mundo em 1968 ao trazer um mundo dominado por macacos.

Na 5ª estrela, o Grande Truque

Um filme de Christopher Nolan com Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Scarlett Johansson. No século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

O 4º lugar fica por conta do clássico Metropolis

Lançado em 1927, Metropolis é um filme alemão e um dos maiores clássicos do cinema mundial. A história se passa no futuro de 2026, em um ambiente governado por ricos investidores do mundo industrial — que vivem em prédios gigantes. Abaixo deles, os trabalhadores são obrigados a viver em ambientes subterrâneos para que não atrapalhem a vida da alta classe. Filme clássico de Fritz Lang, com Brigitte Helm, Alfred Abel, Rudolf Klein-Rogge.

Na terceira posição: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

E se fosse possível escolher o que esquecer para que nossas vidas fossem vividas sem dramas e sem tristezas do passado? Em “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, podemos ter uma pequena ideia de como isso seria. Saber o que podemos e o que não podemos controlar dentro de nossa própria cabeça é um dos grandes desafios enfrentados pela humanidade.

O segundo melhor filme para o canal Cinefix foi: Stalker

O filme de 1979 mostra três viajantes do futuro que atravessam uma zona proibida e encontram um lugar onde as fantasias são realizadas e a verdade é revelada. Alisa Freyndlikh, Aleksandr Kaydanovskiy, Anatoliy Solonitsyn compõe o elenco comandado dirigido Andrei Tarkovsky.

E o grande campeão foi: 2001: Uma Odisseia no Espaço

Desde o início da humanidade, um estranho monólito parece interferir no planeta Terra. Já no século 21, uma missão vai para Júpiter para tentar resolver o enigma. O enredo principal se baseia na ida ao planeta, quando o computador principal da missão apresenta sinais de instabilidade na inteligência artificial e ameaça toda a tripulação.

Gostou? Deixe nos comentários o seu filme favorito.

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

  • Pera ai, O expresso do amanhâ deve entrar em 10º mais é dos piores, diálogos longos e toscos sõ para encher linguiça, brigas começam sem sentido e acabam em beijos, história até aceitável. filme muuuuuiito chato, não percam seu tempo !!!

  • ótimas dicas! alguns desses ainda não tive a chance de ver, mas vou assistir logo menos. Eu indico o Jogador n1 que também é sensacional. Eu gostei bastante do livro é bem distópico. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes ficção científica . Adorei Jogador n1, porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. Este livro conta uma história extraordinária. Outro fator que fez deste um grande filme foi a direção do Spielberg, seu talento é impressionante.

Receba notícias por e-mail