Cena de os caras malvados, produzido pela dreamworks

DreamWorks aposta em servidores Lenovo para criar Os Caras Malvados

Avatar of victor pacheco
Após 22 anos, a DreamWorks optou pela troca de sua antiga infraestrutura de data center por servidores Lenovo. Entenda agora o impacto nas novas animações

A DreamWorks é um dos estúdios de animação mais famosos do mundo, e você já deve ter assistido pelo menos um dos filmes produzidos pela empresa. Além da franquia Shrek, o estúdio foi responsável por títulos da série Como Treinar o Seu Dragão, Madagascar e muitos outros.

E uma nova parceria com a Lenovo foi essencial para o lançamento da nova animação Os Caras Malvados (anunciado internacionalmente como The Bad Guys), que estreia no Brasil agora no dia 17 de março de 2022.

As companhias se uniram para desenvolver uma arquitetura híbrida de servidores, com um data center físico na cidade de Los Angeles e o apoio de servidores na nuvem. Entenda os detalhes agora mesmo.

Desafios de instalação dos servidores Lenovo

Como você imaginar, tudo ficou mais difícil com a chegada da pandemia de COVID-19, mas isso não foi impedimento para que a DreamWorks instalasse seus novos servidores enquanto trabalhava na produção de Os Caras Malvados.

Após 22 anos, o estúdio de animação procurou a Lenovo para instalar um cluster HPC (High Perfomance Computing ou Computação de Alta Performance) com Neptune Liquid Cooling projetado para atender às necessidades atuais e antecipar as futuras.

Na prática, os engenheiros da Lenovo conseguiram entregar uma maior densidade de processamento e muitos mais núcleos sem precisar fazer grandes reformas. Isso foi possível através da refrigeração líquida, que foi entregue por meio do novo trocador de calor de resfriamento (CDU).

Parte interna dos servidores lenovo instalados na dreamworks
Servidores Lenovo possuem seção especial para diminuir resfriamento e entregar mais potência (Foto: Reprodução/Lenovo)

Em uma coletiva fechada para a imprensa realizada hoje (14), Kate Swanborg, Executiva de Comunicação Tecnológica e Estratégica da DreamWorks, compartilhou que o grande destaque da Lenovo foi seu time de engenharia que estava extremamente engajado para fazer a parceria dar certo.

Profissionais trabalhando para instalar servidores lenovo
Profissionais de duas empresas trabalharam juntos para conseguir entregar projeto em tempo recorde, mesmo durante a pandemia de COVID-19 (Foto: Reprodução/Lenovo)

Durante um certo momento, os executivos do estúdio de animação perceberam que não poderiam deixar a instalação dos novos servidores apenas nas mãos da empresa de tecnologia. Foi então que os times das duas empresas se uniram para conseguir realizar a instalação e troca de conhecimento sobre ambos os campos.

Anteriormente, contávamos apenas com a nossa equipe de engenheiros. Agora temos a equipe da Lenovo trabalhando em conjunto com nossa equipe, trazendo expertise e reduzindo o tempo de implementação de servidores na DreamWorks.

Kate Swanborg, Executiva de Comunicação Tecnológica e Estratégica da DreamWorks

Atualmente, um processo de criação de filme da DreamWorks dura quatro anos e há diversas etapas antes de todas as cenas serem organizadas. Você sabia, por exemplo, que a gravação de todas as falas dos personagens acontece semanas antes dos artistas entregarem os primeiros rascunhos para aprovação?

Com o Lenovo Neptune, o trabalho das empresas resultou na instalação de uma ilha de servidores físicos que é essencial para o trabalho dos artistas, considerados “críticos” para a entrega de um filme.

Servidores locais são mais rentáveis, mas os servidores na nuvem são essenciais quando é necessário um poder computacional extra, além da capacidade local instalada

Kate Swanborg, Executiva de Comunicação Tecnológica e Estratégica da DreamWorks

Os prédios da DreamWorks em Los Angeles estão abrigando todos os novos servidores, mas há um complemento que fica na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo sem que a segurança seja deixada de lado.

Impulsionamento na produção de Os Caras Malvados

O próximo lançamento da DreamWorks para o mercado internacional chega ao Brasil durante esta semana e na trama, os vilões (chamados de The Big Guys) é que são os protagonistas. Sr. Lobo, Sr. Cobra, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sra. Tarântula se unem em uma aventura divertida para o entretenimento de adultos e crianças. Assista ao trailer:

Quando a instalação dos servidores Lenovo começou na DreamWorks, os artista estavam passando pela metade de todos os trabalhos de Os Caras Malvados. Mas o ganho de potência e performance foi percebido desde o primeiro dia.

Isso porque o cluster Neptune consegue ter um desempenho 20% maior em comparação com os servidores refrigerados a ar tradicionais em seu farm de renderização. Novos ângulos de câmera também puderam ser explorados devido à maior potência.

Profissional de arte trabalhando na criação de os caras malvados
Além de novos servidores, profissionais também receberam novas máquinas (Foto: Reprodução/Lenovo)

Foi possível que os artistas trabalhassem com até 5 personagens na tela sem que houvesse perda de qualidade no trabalho final devido à potência dos servidores ser maior — e também com apoio das estações de trabalho ThinkStation P620 e ThinkStation P920.

O que os servidores trarão para o futuro?

A DreamWorks não tem planos de aumentar nem o espaço físico do seu data center, nem sua potência instalada. Em vez disso, o estúdio pretende modernizar os equipamentos, aumentando a eficiência energética e de processamento com a implementação de novas soluções como o Lenovo Neptune.

Cena de os caras malvados
Os Caras Malvados é apenas o começo de uma nova era na DreamWorks (Foto: Reprodução/Internet)

O grande foco é permitir que o aumento de potência e performance ainda aconteça, mas sem que a grande arquitetura híbrida da nuvem seja deixada de lado. O estúdio de animação espera que sua capacidade de processamento com melhor eficiência energética seja ainda maior com o passar dos anos e conta com a Lenovo para isso dar certo.

Podemos esperar que os próximos lançamentos da DreamWorks nos próximos quatro anos já sejam completamente produzidos com apoio dos servidores Lenovo. Como você acha que isso pode impactar o mercado de animação 3D em geral? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira todas as novidades apresentadas pela Lenovo na MWC 2022, incluindo o primeiro notebook do mundo com Snapdragon 8cx Gen 3.

Fonte: Lenovo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados