Índice
- O Quatrilho (1995)
- Os Normais: O Filme (2003)
- Madame Satã (2002)
- O Homem do Futuro (2011)
- Benzinho (2018)
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
- Marighella (2019)
- O Céu de Suely (2006)
- Última Parada 174 (2008)
- Como Nossos Pais (2017)
- Domésticas (2001)
- Meu Nome Não é Johnny (2008)
- Meu Pé de Laranja Lima (2012)
- O Bandido da Luz Vermelha (1968)
- O Palhaço (2011)
- O Último Azul (2025)
- Bacurau (2019)
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)
- O Beijo da Mulher Aranha (1985)
- Terra em Transe (1967)
- Os Enforcados (2025)
- A Melhor Mãe do Mundo (2025)
- Aquarius (2016)
- O Que É Isso, Companheiro? (1997)
- O Lobo Atrás da Porta (2013)
- Oeste Outra Vez (2024)
- Saneamento Básico, o Filme (2007)
- Vitória (2025)
- Abril Despedaçado (2001)
- Carandiru (2003)
- Lisbela e o Prisioneiro (2003)
- O Homem que Copiava (2003)
- Todas as Mulheres do Mundo (1966)
- A Vida Invisível (2019)
- Bicho de Sete Cabeças (2000)
- Estômago (2007)
- Que Horas Ela Volta? (2015)
- Manas (2024)
- Homem com H (2025)
- Bingo: O Rei das Manhãs (2017)
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
- Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)
- O Agente Secreto (2025)
- Central do Brasil (1998)
- Tropa de Elite (2007)
- Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
- Ainda Estou Aqui (2024)
- Eles não usam Black-Tie (1981)
- Cidade de Deus (2002)
- O Auto da Compadecida (2000)
Desde os clássicos da melhor comédia brasileira até os dramas mais cativantes, confira a lista de melhores filmes brasileiros de todos os tempos organizada em um ranking decrescente por nota.
O Quatrilho (1995)
6,8 no IMDb
Onde assistir: Bandplay, Prime Video, Globoplay e Youtube
Ambientado em 1910, em uma comunidade de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, um dos melhores filmes nacionais acompanha dois casais que dividem a mesma casa. A rotina é rompida quando uma das esposas e o marido da outra se apaixonam e decidem fugir, forçando os parceiros traídos a uma inesperada união. No elenco, Patrícia Pillar, Glória Pires, Alexandre Paternost e Bruno Campos.
Os Normais: O Filme (2003)
6,8 no IMDb
Onde assistir: indisponível no momento
Neste filme de comédia que expande o universo da icônica série de televisão, Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) estão prestes a se casar com parceiros diferentes. O destino os coloca frente a frente quando as cerimônias coincidem na mesma igreja, onde o primeiro encontro do casal dá início a uma sucessão de confusões hilárias e situações absurdas.
Madame Satã (2002)
7,0 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Baseado na história real de João Francisco dos Santos, um dos melhores filmes brasileiros apresenta um retrato visceral de um dos ícones da boemia carioca dos anos 1930. Vivido por Lázaro Ramos, o protagonista transita entre a marginalidade e o sonho artístico, assumindo papéis de pai, amante e transformista enquanto lidera um grupo de pessoas marginalizadas pela sociedade.
O Homem do Futuro (2011)
7,0 no IMDb
Onde assistir: Paramount+
Nesta mistura de romance e ficção científica, Zero (Wagner Moura) é um cientista brilhante e amargurado que, após um acidente com sua última invenção, acaba voltando ao passado. De volta aos tempos de faculdade, ele tem a chance de reconquistar Helena (Alinne Moraes) e mudar sua trajetória, mas logo percebe que alterar o passado pode causar consequências desastrosas no presente. Agora, Zero precisa encontrar uma forma de consertar o futuro sem perder o amor de sua vida novamente.
Benzinho (2018)
7,1 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Em um dos melhores filmes brasileiros, Irene (Karine Teles) precisa lidar com o turbilhão de emoções provocado pela partida de seu filho mais velho, Fernando (Konstantinos Sarris), que deixa o Brasil para jogar handebol profissional na Alemanha. Enquanto ajuda o marido Klaus (Otávio Müller) com os problemas da casa e cuida dos filhos menores, Irene enfrenta o desafio de ver o ninho vazio e se redescobrir como mulher.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
7,1 no IMDb
Onde assistir: indisponível no momento
Um dos maiores representantes do Cinema Novo, o filme de Glauber Rocha acompanha o vaqueiro Manuel (Geraldo Del Rey) que, após se revoltar contra a exploração de um coronel, foge pelo sertão com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). Em sua jornada, o casal transita entre o misticismo do beato Sebastião (Lídio Silva) e a violência do cangaceiro Corisco (Othon Bastos), enquanto são caçados pelo implacável matador de aluguel Antônio das Mortes (Maurício do Valle).
Marighella (2019)
7,1 no IMDb
Onde assistir: Globoplay, Prime Video e Youtube
Em Marighella, cinebiografia dirigida por Wagner Moura, acompanhamos os últimos anos de Carlos Marighella (Seu Jorge), ex-deputado que se tornou o principal líder da luta armada contra a ditadura militar. À frente de um grupo de jovens guerrilheiros, ele tenta combater a censura e mobilizar a resistência contra o regime, enquanto enfrenta a caçada implacável comandada pelo policial Lúcio (Bruno Gagliasso), seu maior opositor. O elenco conta também com Humberto Carrão, Luiz Carlos Vasconcelos e Adriana Esteves.
O Céu de Suely (2006)
7,1 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Em O Céu de Suely, melhor filme brasileiro dirigido por Karim Aïnouz, após ser abandonada pelo marido em sua pequena cidade natal no Ceará, Hermila (Hermila Guedes) decide partir em busca de uma nova vida. Para financiar sua fuga, ela adota o pseudônimo Suely e organiza uma rifa inusitada, oferecendo o próprio corpo como prêmio.
Última Parada 174 (2008)
7,1 no IMDb
Onde assistir: Paramount+
Baseado em uma trágica história real, o longa de Bruno Barreto reconstrói a trajetória de Sandro do Nascimento (Michel Gomes), sobrevivente da Chacina da Candelária. A história explora o passado de exclusão do jovem e os eventos que o levaram a sequestrar um ônibus no Rio de Janeiro, no ano 2000. Integram o elenco Marcello Melo Jr. e Cris Vianna.
Como Nossos Pais (2017)
7,2 no IMDb
Onde assistir: Netflix
No filme dirigido por Laís Bodanzky, Rosa (Maria Ribeiro) vive sob a pressão de ser a mulher perfeita até que uma revelação surpreendente de sua mãe a faz questionar toda a sua trajetória. Ao decidir romper com as obrigações habituais e as expectativas familiares, ela mergulha em uma jornada de autodescoberta e libertação.
Domésticas (2001)
7,2 no IMDb
Onde assistir: Bandplay, Prime Video e Youtube
Por meio de uma linguagem que mistura ficção e documentário, o filme acompanha o cotidiano de cinco empregadas: Cida (Renata Melo), Quitéria (Olivia Araújo), Raimunda (Cláudia Missura), Roxane (Graziela Moretto) e Zefa (Cleide Eunice Queiroz). Entre desabafos e sonhos, elas revelam suas visões de paraíso e os dilemas de uma profissão marcada pela invisibilidade social.
Meu Nome Não é Johnny (2008)
7,2 no IMDb
Onde assistir: Prime Video, Netflix e Youtube
Na história baseada em fatos, João Guilherme Estrella (Selton Mello) é um jovem carismático da classe média carioca que, quase por acaso, torna-se o maior fornecedor de drogas da elite nos anos 1990. Entre festas luxuosas e viagens internacionais, sua vida de excessos termina em uma queda ao ser preso pela Polícia Federal.
Meu Pé de Laranja Lima (2012)
7,2 no IMDb
Onde assistir: Prime Video e Youtube
Na história, Zezé (João Guilherme) é um garoto de oito anos, criativo e humilde, que lida com o desemprego do pai conversando com um pé de laranja lima no quintal. Sua vida ganha novas cores ao conhecer Portuga (José de Abreu), um senhor que se torna um grande amigo.
O Bandido da Luz Vermelha (1968)
7,2 no IMDb
Onde assistir: Youtube
Inspirado em crimes reais, o filme narra a trajetória de Jorge (Paulo Villaça), um assaltante que usa técnicas extravagantes para roubar mansões em São Paulo, apelidado de Bandido da Luz Vermelha. Enquanto ele gasta o dinheiro com mulheres e deboche, o policial Cabeção (Luiz Linhares) inicia uma caçada implacável para capturá-lo.
O Palhaço (2011)
7,2 no IMDb
Onde assistir: Netflix e Globoplay
Em um dos melhores filmes brasileiros, Benjamim (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) formam a dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue em um circo itinerante. Em meio a uma crise de identidade, Benjamim questiona sua capacidade de fazer rir e decide partir em busca de seus próprios sonhos.
O Último Azul (2025)
7,2 no IMDb
Onde assistir: em exibição nos cinemas brasileiros
No filme de Gabriel Mascaro, em um futuro onde o governo ordena o isolamento de idosos em colônias distantes, Tereza (Denise Weinberg), de 77 anos, recusa-se a aceitar o destino imposto pelo Estado. Ela foge para a Amazônia em uma jornada épica de autodescoberta e resistência, buscando reconectar-se com a liberdade e a natureza.
Bacurau (2019)
7,3 no IMDb
Onde assistir: Netflix, Globoplay e Youtube
Na história, Teresa (Bárbara Colen) retorna ao povoado de Bacurau para o funeral da avó e percebe, junto a Domingas (Sonia Braga) e Lunga (Silvero Pereira), que a cidade sumiu dos mapas. Sob o cerco de invasores estrangeiros liderados por Michael (Udo Kier), os moradores organizam uma resistência armada para sobreviver.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)
7,3 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Em 1970, o jovem Mauro (Michel Joelsas) é deixado em São Paulo por seus pais, que saem de férias de forma inesperada, mas que na verdade são militantes forçados ao exílio pela ditadura. Com a morte repentina do avô, ele acaba sob os cuidados de Shlomo (Germano Haiut), um vizinho judeu solitário. Enquanto aguarda o retorno da família e torce pelo Brasil na Copa do Mundo, o menino descobre novas formas de afeto e solidariedade.
O Beijo da Mulher Aranha (1985)
7,3 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Em uma cela de prisão na América Latina, dois prisioneiros opostos são forçados a conviver: Molina (William Hurt), um homossexual sonhador, e Valentin (Raul Julia), um militante político de esquerda. Para escapar da realidade brutal, Molina narra histórias cinematográficas românticas que acabam estreitando os laços entre os dois e revelando camadas profundas de sacrifício e dignidade.
Terra em Transe (1967)
7,3 no IMDb
Onde assistir: indisponível no momento
No país fictício de Eldorado, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho) vive o dilema entre a arte e a ação política, oscilando entre dois líderes antagônicos: um populista e um conservador. Por meio de uma narrativa fragmentada, o filme expõe as entranhas do poder, do autoritarismo e das contradições da elite intelectual latino-americana.
Os Enforcados (2025)
7,3 no IMDb
Onde assistir: Telecine
Em Os Enforcados, Valério (Irandhir Santos) e Regina (Leandra Leal) são um casal feliz que procura por uma saída do negócio criminoso da família. No entanto, os seus esforços os empurram cada vez mais para o buraco do qual esperavam escapar.
A Melhor Mãe do Mundo (2025)
7,4 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Em uma luta desesperada pela sobrevivência, Gal (Shirley Cruz) é uma mãe que decide fugir com seus filhos do marido abusivo e os abriga dentro de seu carrinho de reciclagem. Vivendo em situação de rua, ela utiliza a imaginação e o afeto para transformar a realidade brutal em uma jornada lúdica, protegendo a inocência das crianças diante da vulnerabilidade extrema.
Aquarius (2016)
7,4 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Em um dos melhores filmes nacionais, dirigido por Kleber Mendonça Filho, Clara (Sonia Braga), uma jornalista aposentada e viúva, é a última moradora do edifício Aquarius, no Recife. Ela inicia uma batalha de resistência contra uma construtora que deseja demolir o prédio para dar lugar a um novo empreendimento, enfrentando pressões psicológicas e ameaças à sua história e dignidade.
O Que É Isso, Companheiro? (1997)
7,4 no IMDb
Onde assistir: Bandplay, MUBI, Prime Video, Telecine e Youtube
Baseado em fatos reais durante a ditadura militar, o filme narra o audacioso sequestro do embaixador dos Estados Unidos por um grupo de jovens guerrilheiros que buscam a libertação de presos políticos. Entre a tensão do cativeiro e o cerco policial, o grupo enfrenta dilemas éticos e ideológicos sobre a luta armada. O filme dirigido por Bruno Barreto conta com Fernanda Montenegro, Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Selton Mello e Matheus Nachtergaele.
O Lobo Atrás da Porta (2013)
7,4 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Inspirado em um caso real, um dos melhores filmes nacionais começa com o misterioso desaparecimento de uma criança. Na delegacia, os depoimentos do pai Bernardo (Milhem Cortaz), da mãe Sylvia (Fabiula Nascimento) e da amante Rosa (Leandra Leal) para o delegado (Juliano Cazarré) revelam uma trama sombria de desejo, vingança e manipulação.
Oeste Outra Vez (2024)
7,5 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
No isolado sertão de Goiás, homens rudes e amargurados vivem um ciclo de violência após serem abandonados pelas mulheres que amavam. Incapazes de lidar com a própria solidão e fragilidade, eles descontam suas frustrações uns nos outros em um ambiente dominado pelo machismo e pelo isolamento. No elenco, Ângelo Antônio, Antonio Pitanga e Adanilo.
Saneamento Básico, o Filme (2007)
7,5 no IMDb
Onde assistir: HBO Max, Netflix, MUBI e Globoplay
Ao tentarem resolver a falta de esgoto em sua vila, moradores descobrem que a única verba federal disponível é destinada à produção de um filme de ficção. Liderados por Marina (Fernanda Torres), eles decidem improvisar a gravação de um longa de terror para usar o dinheiro na obra pública. O melhor filme brasileiro de comédia conta ainda com nomes como Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia e Lázaro Ramos.
Vitória (2025)
7,5 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Baseado em uma história real, um dos melhores filmes brasileiros atuais, dirigido por Andrucha Waddington, acompanha Dona Nina (Fernanda Montenegro), uma idosa solitária que decide filmar, da janela de seu apartamento em Copacabana, a rotina de traficantes em sua rua. Com a ajuda de Flávio (Alan Rocha), um jornalista investigativo, ela arrisca a própria vida para denunciar a corrupção e a violência.
Abril Despedaçado (2001)
7,6 no IMDb
Onde assistir: indisponível no momento
Ambientado no sertão nordestino de 1910, um dos melhores filmes nacionais acompanha o jovem Tonho (Rodrigo Santoro) que é forçado pelo pai a vingar a morte do irmão, vítima de uma violenta rixa de família. Ao aceitar seu destino, ele sabe que a próxima bala será para ele, como dita a tradição. Dividido entre o código de vingança e o desejo de viver, o rapaz começa a questionar a lógica da violência quando a chegada de um circo o faz enxergar uma nova possibilidade para o futuro.
Carandiru (2003)
7,6 no IMDb
Onde assistir: Netflix, Globoplay e Youtube
Baseado no livro de Drauzio Varella, o filme acompanha a rotina de um médico(Luiz Carlos Vasconcelos) que realiza um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina. Através de seus atendimentos, conhecemos as histórias de humanidade, crime e sobrevivência dos detentos em um sistema à beira do colapso. No elenco, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Caio Blat, Milton Gonçalves, Ailton Graça e Rodrigo Santoro.
Lisbela e o Prisioneiro (2003)
7,6 no IMDb
Onde assistir: indisponível no momento
No melhor filme brasileiro de romance, a jovem Lisbela (Débora Falabella) demonstra adorar ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Já Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu.
O Homem que Copiava (2003)
7,6 no IMDb
Onde assistir: Netflix e Globoplay
Em O Homem que Copiava, André (Lázaro Ramos), um operador de fotocopiadora em Porto Alegre, leva uma vida monótona até se apaixonar pela vizinha Sílvia (Leandra Leal). Para conseguir dinheiro e se aproximar dela, ele começa a usar seu trabalho para realizar pequenas falsificações, desencadeando uma série de planos cada vez mais audaciosos.
Todas as Mulheres do Mundo (1966)
7,6 no IMDb
Onde assistir: indisponível no momento
Na história, o jornalista Paulo (Paulo José), um conquistador nato, vê sua vida mudar ao se apaixonar perdidamente por Maria Alice (Leila Diniz). Para viver esse grande amor, ele tenta abandonar a boemia, mas o casal precisa lidar com as inseguranças e as marcas de relacionamentos passados.
A Vida Invisível (2019)
7,7 no IMDb
Onde assistir: HBO Max, Netflix e Globoplay
Em um dos melhores filmes nacionais, antigas cartas de sua irmã Guida (Julia Stockler), há muito desaparecida, surpreendem Eurídice (Fernanda Montenegro), uma senhora de 80 anos. No Rio de Janeiro dos anos 1950, Guida e Eurídice são cruelmente separadas, impedidas de viver os sonhos que alimentavam juntas ainda adolescentes. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas lutam para conseguir seguir em frente.
Bicho de Sete Cabeças (2000)
7,7 no IMDb
Em meio a um conflito em casa, o jovem Neto (Rodrigo Santoro) é levado ao limite por seu pai, Wilson (Othon Bastos), que o interna à força em um manicômio. No local, ele é submetido a tratamentos desumanos e anacrônicos, que expõem a realidade de uma instituição que oprime em vez de tratar. O jovem, em sua luta por liberdade, precisa resistir para manter a própria sanidade.
Estômago (2007)
7,8 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Em Estômago, Raimundo Nonato (João Miguel) deixa o Nordeste para tentar a vida em São Paulo e, por acaso, descobre ter um talento para a culinária. Tudo vai bem até que uma traição muda completamente os rumos de sua vida.
Que Horas Ela Volta? (2015)
7,8 no IMDb
Onde assistir: Netflix, Globoplay e Youtube
Em Que Horas Ela Volta?, um dos melhores filmes brasileiros, a pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Márdila). Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os patrões de Val recebem a menina de braços abertos, porém a diferença de realidades gera um desconforto na casa.
Manas (2024)
7,8 no IMDb
Onde assistir: Telecine
Em Manas, melhor filme nacional atual, Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a perceber que o futuro lhe reserva poucas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres de sua comunidade.
Homem com H (2025)
7,8 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Em um dos melhores filmes brasileiros, acompanhamos as diferentes fases da carreira do cantor Ney Matogrosso (Jesuíta Barbosa), desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta. Essa é uma jornada através do tempo que acompanha um rapaz de origem humilde que quebra preconceitos e se torna um artista influente.
Bingo: O Rei das Manhãs (2017)
7,9 no IMDb
Onde assistir: HBO Max
Inspirado na história real de Arlindo Barreto, o longa acompanha Augusto (Vladimir Brichta), um ator em busca de reconhecimento que se torna o palhaço Bingo, fenômeno de audiência na TV dos anos 1980. O sucesso, porém, vem com a frustração do anonimato imposto por contrato, fazendo com que ele se afunde em excessos e conflitos pessoais.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
7,9 no IMDb
Onde assistir: Telecine e Youtube
Um dos melhores filmes brasileiros conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fábio Audi) chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)
7,9 no IMDb
Onde assistir: Netflix e Globoplay
No filme de Hector Babenco, abandonado pelos pais aos dez anos, Pixote (Fernando Ramos da Silva) sobrevive entre a violência das ruas e a brutalidade das instituições juvenis em São Paulo. Após fugir de um reformatório, ele se envolve em uma espiral de crimes que inclui tráfico e assaltos.
O Agente Secreto (2025)
7,9 no IMDb
Onde assistir: em exibição nos cinemas brasileiros
Ambientado em 1977, o filme de Kleber Mendonça Filho acompanha Marcelo (Wagner Moura),um professor especializado em tecnologia, que foge de um passado violento em São Paulo para se refugiar no Recife durante o Carnaval. No entanto, o recomeço é interrompido quando ele percebe que está sendo vigiado por vizinhos e que o caos político do país o seguiu. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Thomás Aquino.
Central do Brasil (1998)
8,0 no IMDb
Onde assistir: Netflix, Globoplay e Youtube
Em um dos melhores filmes nacionais, Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora amargurada, ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Após a morte trágica de uma cliente, ela decide acompanhar o pequeno Josué (Vinícius de Oliveira) em uma jornada pelo sertão nordestino em busca do pai que o menino nunca conheceu.
Tropa de Elite (2007)
8,0 no IMDb
Onde assistir: HBO Max, Prime Video, Netflix e Youtube
O capitão Nascimento (Wagner Moura) comanda uma missão de alto risco no Morro do Turano enquanto busca um substituto para deixar o BOPE. Sua trajetória se cruza com a dos aspirantes Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), que enfrentam o rigoroso treinamento da tropa de elite para combater o tráfico.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
8,0 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Após ser afastado do BOPE, Nascimento (Wagner Moura) atua como subsecretário de Inteligência no Rio de Janeiro. Em seu novo cargo, ele descobre que o verdadeiro inimigo não está apenas no tráfico, mas infiltrado no Estado através de milícias e políticos corruptos. Integram o elenco nomes como Irandhir Santos, Seu Jorge, André Mattos, Milhem Cortaz e Tainá Muller.
Ainda Estou Aqui (2024)
8,1 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
Neste drama de Walter Salles baseado na história real da família Paiva, o Brasil de 1970 vive sob o rigor da ditadura militar. Após o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello) ser levado por agentes do regime e desaparecer, sua esposa Eunice (Fernanda Torres) assume a busca por justiça e a proteção dos cinco filhos.
Eles não usam Black-Tie (1981)
8,2 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Em meio a um movimento grevista em uma metalúrgica paulistana, o veterano Otávio (Gianfrancesco Guarnieri) e seu filho Tião (Carlos Alberto Riccelli) entram em um profundo embate ideológico. Enquanto o pai lidera a luta sindical, o jovem decide furar a greve por medo de perder o emprego e prejudicar o casamento com a noiva grávida.
Cidade de Deus (2002)
8,6 no IMDb
Onde assistir: HBO Max, Paramount+, Globoplay e Netflix
Com direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund, no coração de uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, um dos melhores filmes do século acompanha o jovem Buscapé (Alexandre Rodrigues) tentando escapar do destino do crime através de seu talento como fotógrafo. Enquanto o violento Zé Pequeno (Leandro Firmino) ascende no tráfico, o olhar de Buscapé pelas lentes da câmera registra a violência da comunidade ao longo das décadas.
O Auto da Compadecida (2000)
8,6 no IMDb
Onde assistir: Globoplay
No melhor filme nacional da lista, acompanhamos as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini), que os persegue pela região. O elenco conta ainda com Fernanda Montenegro, Rogério Cardoso, Denise Fraga, Virginia Cavendish e Bruno Garcia.
Qual desses filmes é o maior sucesso do cinema brasileiro para você? Deixe seu comentário abaixo!
Veja também:
Texto revisado por Alexandre Marques em 11/01/2025.
Fonte: Abraccine.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
1 comentário
Comentários estão fechados.
Muita preciosidade aí.
Faltou “Eles não usam Black-Tie”.
Assistam.