Os melhores softwares gratuitos de 2020

person in white shirt using computer 4709289 scaled
Confira uma lista com os melhores softwares gratuitos de 2020, divididos em várias categorias, para você ter produtividade sem gastar dinheiro
Anúncio
Os melhores softwares gratuitos de 2020

Há poucas coisas mais gratificantes na vida tecnológica do que procurar por um programa e achar uma versão de graça dele, ainda mais uma que funcione bem. Tendo isso em mente, separamos uma não tão pequena e não tão breve lista de softwares gratuitos, todos atualizados recentemente. Este verdadeiro manual de uso prático engloba programas com as mais variadas utilidades, de editores de imagem até gerenciamento de arquivos. Mas não se preocupe, é fácil de encontrar o que for do seu interesse, basta procurar no índice.

Afinal, comprar e manter um computador de qualidade decente é, por si só, uma tarefa custosa. Nada mais justo, então, do que balancear os gastos ao procurar por alternativas legais — no sentido jurídico e, por que não, no âmbito dos adjetivos — para saciar as necessidades computacionais do dia a dia. 

Algumas considerações: os softwares gratuitos apresentados aqui foram escolhidos com base em alguns critérios, como a disponibilidade deles no site do próprio fabricante; a disponibilidade de download para Windows ou então a presença dele na web; o software precisa ter ao menos uma parte dele gratuita para sempre; não ter ou quase não ter anúncios; ter sido atualizado, no máximo, há dois anos.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Dividimos a lista em funcionalidades e em ordem alfabética, tudo para facilitar a sua vida:

Acesso remoto e compartilhamento de tela

AnyDesk

O AnyDesk é interessante porque permite o acesso remoto de um determinado computador por outros computadores ou por um smartphone. Ao baixar o programa no PC, ele gera um código específico daquela máquina que pode ser usado em outros dispositivos e permite o controle total do primeiro computador. Muito bom, não? Você pode baixá-lo pelo site.

Team Viewer

Com este programa, é possível se conectar remotamente a computadores ou aparelhos móveis localizados em qualquer lugar do mundo e usá-los como se você estivesse lá. Além disso, você pode ainda se conectar remotamente a servidores, máquinas de nível comercial e outros. O melhor é que o TeamViewer está disponível para todas as plataformas: Windows, Mac, Linux, Raspberry Pi, Android, iOS e até como extensão para o Google Chrome, basta escolher a sua no menu de download do site.

Anotações

Imagem representando o elefante verde, símbolo do aplicativo Evernote
O Evernote é um software gratuito de anotações.

Evernote

O simpático elefante verde é a marca registrada do Evernote, um programa de graça que serve como bloco de notas. Como qualquer bloco de notas, ele serve para anotar e organizar seja lá o que você quiser. A vantagem é que, na versão gratuita, o Evernote pode ser usado em dois aparelhos, o que significa que você pode ter acesso aos seus escritos tanto no PC quanto no smartphone, por exemplo. Vá, Sherlock Holmes, anote!

Google Keep

Passando do verde para o amarelo, temos o Google Keep. A convidativa lâmpada amarela do logo faz você questionar seu gosto por cores, mas ei, a vida às vezes precisa de um farol amarelo para chamar sua atenção. Esse bloquinho pode ser conectado à sua conta do Google, permitindo que você veja as anotações em vários dispositivos. Ele também pode ser sincronizado com a sua localização e, por exemplo, te lembrar da lista de compras ao chegar no mercado. Bastante útil, né?

Microsoft OneNote

O próximo na lista de softwares gratuitos é da gigante Microsoft, e esteve até pouco tempo atrás ligado ao pacote Office. Seu design é roxo no maior estilo terno do Coringa e permite ao usuário, ao contrário do Evernote, fazer anotações, tabelas e desenhos numa mesma nota, além de salvar comentários em áudio, desenhos e prints da tela. Eis o OneNote.

Notepad++

Substituindo o elefante de antes por um pequeno sapo, ou camaleão — fica a cargo da sua imaginação — o Notepad++ é um bloco de notas relativamente simples para os reles mortais que escrevem, por assim dizer, de modo tradicional. Sua versatilidade brilha quando, no entanto, se deseja escrever códigos de programação: cada comando pode ser trocado de cor, basta configurá-lo. É o mais útil para quem trabalha na área de dados de informática.

Atualização de drivers e softwares gratuitos

IObit Driver Booster

Especialmente recomendado para os gamers e aficionados por tecnologia de plantão, o programa detecta automaticamente atualizações para os componentes de hardware e jogos. Antes de atualizar, no entanto, ele oferece um ponto de restauração caso o usuário sinta que o processo não melhorou a performance do computador. É possível fazer um upgrade para a versão profissional do Driver Booster também, mediante pagamento, obviamente.

SUMo

O software é o suprasSUMo (peço perdão pelo trocadilho infame) da atualização de programas. Seu nome significa Monitor de Atualizações de Software, em tradução livre, e, como ele sugere, o programa cria um pequeno monitor para ficar de olho em todas as atualizações disponíveis no computador, perguntando antes para o usuário se ele deseja ou não atualizar.

Automação de tarefas

IFTTT

Os melhores softwares gratuitos de 2020
O IFTTT tem receitas para integrar vários serviços online

O nome é um pouco assustador no início, mas quando você o traduz — a sigla significa If This, Then That — dá pra ganhar até uma lição de português: Se Isso, Então Aquilo. Pronomes demonstrativos à parte, esse programa é responsável por integrar vários serviços num só. Você conecta um comando que será ativado se determinado evento acontecer. Mas, como assim? Pois bem, um exemplo: o comando é “ativar lembrete de guarda-chuva” se o evento for uma previsão de chuva para o dia. Bem interessante, para dizer o mínimo.

Zapier

Mais um dos softwares gratuitos que automatizam seu trabalho. Mais indicado para o ambiente profissional e pode realizar 100 tarefas automatizadas por mês na versão gratuita. Não é muito, mas se você organizar direito, é mais do que o suficiente para alavancar sua produtividade e transformar você numa verdadeira máquina de foco. Obrigado, Zapier.

Backup e Sincronização

Ilustração de um computador, um tablet e um notebook enviando informações para uma nuvem, em analogia à nuvem da internet.
Salvar e sincronizar é fácil com esses programas gratuitos.

Aomei

Amei esse programa. Não, espera, falei errado. O Aomei é um programa de backup relativamente simples que pode criar cópias até do seu sistema operacional, prevendo a perda dos seus dados mediante uma emergência muito grave.

Dropbox Basic

Imagino que muitos já tenham visto pelo menos o símbolo dele pairando pela internet, mas caso negativo, o Dropbox é uma ferramenta que permite salvar até 2 GB de arquivos. Caso queira mais espaço, sugiro assinar o plano premium. De qualquer modo, você pode acessá-lo de várias plataformas, seja do desktop ou do celular.

IDrive

Ao contrário do que o nome pode sugerir, não é uma linha de carros da Apple. É uma ferramenta de backup que te entrega 5 GB de armazenamento de graça, e pode até salvar vídeos e fotos do seu Facebook. O IDrive é especialmente útil quando você quer apagar aquelas fotos inconvenientes de família mas quer salvar em algum lugar seguro antes.

Microsoft OneDrive

Outro dos softwares gratuitos da Microsoft. Ele já vem instalado em computadores que usam o Windows 10 e garante 5 GB de graça. Se você for inscrito no programa Microsoft 365, que dá direito às ferramentas oficiais do Office por um ano, este singelo limite é aumentado para graciosos 1 TB.

Captura e gravação de tela

Captura de tela de um dos softwares gratuitos, o ShareX. Seu logo, na parte superior esquerda, é azul, verde, amarelo e vermelho, cada cor agindo como uma meia lua e se entrelaçando.
O interior de um dos softwares gratuitos de captura e gravação de tela.

LightShot

Apropriando-se da sua tecla Prt Scr, ou Print Screen, para os íntimos, o aplicativo faz com que suas capturas de tela sejam muito mais úteis. Você pode escolher onde da tela quer capturar, ao invés de ter uma imagem inteira e precisar gastar tempo no Paint (sim, eu sei, e relaxa que todo mundo já fez isso uma vez na vida), além de poder colocar setas e texto junto. Eis o LightShot.

ShareX

Um pouco mais complexo de se mexer dada a imensa quantidade de opções que ele oferece. São mais de 80 opções de edição depois de capturar uma screenshot. Acho que isso por si só já demonstra a quantidade de coisas que o ShareX pode cumprir.

Criação e edição de imagens

Adobe Photoshop Express

Como todo bom programa gratuito com um irmão mais velho pago, o Photoshop Express tem recursos limitados. Não dá para fazer muito com ele além de edição básica de fotos, como colocar lens flare (aquele efeito de luz) e alguns filtros, além de textos, mas se você está em apuros, é a solução ideal e mais rápida.

GIMP

Um dos softwares gratuitos mais conhecidos, ainda mais no tocante à edição de imagens. Como um usuário de tempos antigos do programa, devo comentar que ele é bastante útil e serve para praticamente tudo que o Photoshop serviria. A diferença, como designer amador em tempos distantes, é justamente essa divisão: o GIMP é mais direcionado para amadores e entusiastas, enquanto o Photoshop é mais profissional.

Inkscape

Ah, os saudosos tempos de Orkut, onde todos usavam uma versão antiga do Inkscape e seus derivados para editar e desenhar fotos de comunidades. O que poucos sabiam é que ele é mais versátil quando se faz desenhos digitais, principalmente no que diz respeito à vetorização.

Icecream Image Resizer

Faz exatamente o que se propõe a fazer (felizmente): redimensionar imagens de vários tipos. Não há muito mais o que dizer, se você quer mudar o tamanho de uma foto com segurança, ele é o programa.

Paint.net

Interface do programa gratuito Paint.net de edição de imagens. Nele, há uma paisagem em tons de cinza que representa uma espécie de pier sendo editada.
O Paint.net é um programa gratuito e bastante intuitivo

É um bom programa que rivaliza com o GIMP o mercado de softwares gratuitos para edição de imagem. A preferência entre esses dois fica a cargo do usuário e acaba sendo algo muito subjetivo. O que importa é que, seguindo alguns tutoriais na internet, ambos Paint.net e GIMP podem ser aproveitados ao máximo.

Pixlr X

Você não precisa saber pronunciar Pixlr X, basta querer fazer alguns ajustes rápidos nas imagens. Ele funciona também com o Dropbox, então se tiver alguma foto de família lá e alguém quiser mudar a cor dos dentes ou dos olhos, pronto, são dois coelhos numa cajadada só.

Criação e edição de vídeos

Captura de tela do software gratuito Blender, de criação de modelos em 3D
O Blender é ótimo para desenvolver modelos em 3D.

Blender

Um dos softwares gratuitos mais atrativos no mundo do design. Ele permite a criação e edição de modelos 3D com relativa liberdade, tanto de personagens quanto de mundos ou objetos, o que quiser. Ele é bastante útil também para indústria dos games. Eis o Blender.

HandBrake

Uma ferramenta para transformar qualquer formato de vídeo em outro. O HandBrake é um tanto complexo, lembrando nosso querido ShareX citado anteriormente, mas tem anos de prática e é Open Source, o que significa que existem muitos tutoriais por aí ajudando a aprender suas mecânicas.

Lightworks

Comparado aos programas profissionais, ele perde muito pouco – e esse pouco pode ser encontrado, obviamente, ao comprar um pacote premium. Mas você não precisa disso, use a versão gratuita e divirta-se nas edições.

E-books e quadrinhos

Calibre

Eis um software gratuito de alto Calibre que funciona como uma biblioteca online de e-books. Isso mesmo, ele organiza e até permite edição de livros em formato .epub e .mobi. Se você tem alergia a sebos, esse é o aplicativo perfeito.

Kindle (aplicativo)

Imagem do Kindle, leitor da Amazon, em cima de uma mesa de madeira
O Kindle também está presente num aplicativo de Desktop, sabia?

O leitor da Amazon não é só um tablet para leitura, mas também um aplicativo que serve no seu desktop e é útil para ler aqueles e-books que você encontrou por aí. Ou mesmo os que você comprou.

Edição de áudio

Audacity

O principal programa gratuito de edição de áudio é o Audacity. Simples de se manusear, ele entrega ferramentas úteis e versáteis para iniciantes no ramo. Ah, ele é normalmente usado em cursos de jornalismo, então fica a dica para se preparar também.

Editores de Texto

Pessoa branca digitando num notebook prateado, muito provavelmente para o site WordPress
O futuro de um redator ou de um escritor.

Bibisco

Utilize o Bibisco enquanto toma um chá de hibisco e prepare-se para uma verdadeira influência poética, com direito a estrofes ritmadas. Ele organiza capítulos, cenários, personagens, enfim, tudo que um escritor pode pedir e de graça.

FocusWriter

Se você quer imersão na experiência da escrita e ao mesmo tempo se ver livre de distrações, esse a resposta. Quase como uma versão primitiva daquele aparelho do jogo Heavy Rain onde o agente do FBI podia escolher o cenário para estudar as evidências. Só que o FocusWriter tem até barulho de máquina de escrever para substituir os cliques do mouse! Incrível. Baixe aqui: FocusWriter.

Trelby

Ótimo para a criação e edição de roteiros, e ele até guarda os nomes das personagens para que você nunca esqueça daquela personagem no início da série que misteriosamente desapareceu. Talvez os roteiristas de Game of Thrones devessem ter usado a ferramenta, mas ei, eu sou só um redator, o que eu sei?  Trelby.

Ferramentas de PDF

Adobe Acrobat Reader DC

Noções básicas do Adobe Acrobat Workspace no Acrobat DC
O Adobe Reader DC é o leitor de PDF oficial da Adobe, criadora do formato

Considerando que a Adobe foi a criadora do PDF, nada mais justo do que ela mesma oferecer um programa gratuito para que os usuários possam ler, fazer anotações, marcar passagens etc. Basta baixar no site deles e pronto.

Foxit Reader

Você pode criar PDF’s, editá-los e compartilhá-los com esse aplicativo. Ele funciona muito bem no Windows, mas não tão bem no Mac e no Linux, então tem essa desvantagem. De qualquer modo, o Foxit é muito bom.

Gerenciamento de arquivos

Imagem do ícone do software gratuito 7-zip, em preto e branco representando um 7 e um Z
Winrar? Esquece! É melhor usar o 7-zip.

7-Zip

Encontrou arquivos compactados cuja extensão não é muito familiar? Não tem problema, há uma chance grande do 7-Zip conseguir abrir e, melhor ainda, não cobrar nada por isso. Ele permite a criação de arquivos compactados também, então é isto.

CDBurnerXP

Felizmente este programa da lista dos softwares gratuitos não roda só no WindowsXP, como o nome sugere. O CDBurnerXP é constantemente atualizado e serve para criar e copiar CD’s e DVD’s.

Multi Commander

Um substituto digno para o tradicional Windows Explorer, este programa agradável de se usar conta com dois painéis para organizar seus arquivos, tudo que o Explorer possui e ainda traz a possibilidade de automatizar seu trabalho de abrir e fechar pastas o tempo todo, fazendo jus ao nome Multi Commander.

Instaladores e desinstaladores

IObit Uninstaller

O segundo programa de graça da IObit é o seu desinstalador, que ajuda o usuário a se livrar daqueles programas insistentes que mais parecem carrapatos na pele. Ele vem também com uma caixa de sugestões, então os usuários podem ajudar uns aos outros nessa verdadeira cruzada tecnológica.

Ninite

Felizmente não é um novo tipo de doença respiratória e sim um dos softwares gratuitos mais úteis para quem acabou de comprar um computador. O Ninite pega uma lista de programas úteis e customizáveis e baixa todos de uma vez, poupando bastante trabalho.

Unchecky

Sinceramente? Um dos mais úteis da lista. Ele recusa automaticamente todos aqueles programas que costumam vir junto nos instaladores, como os antivírus de qualidade duvidosa e o famigerado Babylon. Eis o Unchecky.

Máquinas Virtuais

Shade

Esse tipo de programa funciona como um carro blindado. Você pode abrir outros aplicativos dentro dele, especialmente browsers, como se fosse um sistema operacional à parte. O Shade é gratuito e serve ao propósito relativamente bem.

Media players

Imagem do logo do aplicativo Kodi, sendo um losango formato por dois quadrados e um retângulo cortado ao fim em azul
O Kodi ajuda você a assistir e reproduzir suas mídias.

Kodi

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de ficar mudando de software o tempo inteiro para fazer uma ou outra coisa, o Kodi é perfeito. Ele junta todas as mídias que você tiver e quiser num só lugar, podendo rodar vídeos, filmes, música, podcasts etc.

Plex

Similar ao Kodi, mas com menos atributos na versão gratuita. O Plex serve mais como uma alternativa ao Windows Media Player, na realidade, mas tem alguns programas interessantes também.

VLC Media Player

Quando os serviços de streaming mal existiam, os usuários da internet precisavam se virar procurando filmes, torrents e afins de modo ilegal. O principal programa gratuito usado para rodar esses arquivos de mídia era o VLC – mesmo hoje, ele ainda é muito útil para ler todos os tipos de arquivo de vídeo.

Mensagens

Discord

https://miro.medium.com/max/5000/1*9yqjjenFSf9xAkS8AmL1EA.png
O Discord é uma ótima alternativa para transmitir partidas online

O aplicativo de conversa favorito das rodinhas de amigos e dos gamers de plantão. Você pode transmitir partidas online, compartilhar a tela, criar canais para diferentes grupos e muito mais. O Discord é altamente recomendado para todos que quiserem ter uma experiência em grupo ótima.

Telegram

O maior concorrente do Whats App permite a você praticamente tudo que o outro aplicativo também permite, com a vantagem de ser muito mais seguro. As figurinhas, inclusive, tiveram origem no Telegram – e você pode acessar do seu desktop sem precisar do telefone. Glória.

Segurança e Privacidade

Tela escura com os dizeres SECURITY em azul destacados na frente
Softwares gratuitos de segurança são os mais procurados

BoxCryptor

Começando a sessão dos softwares gratuitos mais procurados por aí, temos o BoxCryptor, um software que cria uma pasta e, dentro dela, tudo é criptografado. O serviço é tão seguro que nem eles mesmos têm acesso à sua senha, então anota esse 1234 aí para não esquecer.

Kaspersky Free

Logo do antivírus gratuito Kaspersky, com o fundo verde, um escudo verde com bordas prateadas na frente e os escritos KASPERSKY LAB atrás em branco e vermelho
O melhor antivírus gratuito da atualidade.

A versão gratuita do antivírus Kaspersky é a melhor dentre os programas gratuitos do gênero. Pessoalmente, dado que o investimento é baixo, recomendo a compra do próprio antivírus, ele funciona muito bem e é bastante intuitivo. Ambas podem ser vistas e comparadas no site.

LastPass

Cansado de memorizar todas as senhas? Sem problemas, o LastPass faz isso no seu lugar. Ele armazena e gerencia todas elas e é um dos melhores do mercado nisso, principalmente por ser um programa de graça. Muito bom.

Myki Password Manager and Authenticator

Direcionado para os aparelhos móveis, esse aplicativo guarda suas senhas no próprio celular e ainda adiciona uma camada extra de proteção ao colocar um autenticador junto. Ah, e o Myki, claro, é de graça.

Prey

Apesar do nome não ser o mais convidativo, o aplicativo o é: ele torna seu laptop, celular ou tablet muito mais seguro ao garantir um monitoramento 24 horas, incluindo localização e dados do telefone. Se você for roubado, o Prey vai conectá-lo a outro dispositivo, você saberá onde ele está. Muito útil no Brasil.

Tor Browser

Os mais audaciosos devem se lembrar ou conhecer o navegador que, há alguns anos, ganhou fama junto às histórias da deep web. De qualquer forma, o Tor é bastante útil para te manter seguro e ninguém vai saber o que você acessa ou de onde.

Recuperação e eliminação de arquivos

Os melhores softwares gratuitos de 2020
Para recuperar arquivos, basta apenas ter a ferramenta certa

Eraser

Tal qual uma borracha eletrônica, o Eraser, um dos melhores softwares gratuitos para quem busca espaço, vai apagar do seu disco rígido seja lá o que você quiser que ele apague. Permanentemente. Para sempre. Entendeu?

Recuva

Se o caminho é o contrário e você quer recuperar algum arquivo perdido tal qual Indiana Jones procurando problemas, o Recuva (sim, esse é o nome e não, não sei o que significa), da mesma empresa do CCleaner, resgata suas fotos com a(o) ex. Brincadeira. Ou não.

TestDisk

Um queridinho dos técnicos de informática, o programa é simplesmente fenomenal. Ele recupera arquivos perdidos e consegue recuperar um disco rígido inteiro, além de dar a possibilidade de bootar um driver de disco outrora perdido. A interface do TestDisk é simples, mas ele é muito bom.

Suítes de aplicativos de escritório

Google Drive

Google Drive C?p Nh?t T? ??ng Phát Hi?n ??i T??ng C?n Chia S? ...

Ora, ora se não é o tão versátil Google Drive. Ele passou por muitas transformações ao longo dos anos e hoje é um dos principais softwares gratuitos da internet. Graças a ele temos o Docs, o Sheets e outras ferramentas que seu chefe provavelmente adora.

LibreOffice

Uma versão “libre” do Microsoft Office. Entenderam? Livre? Gratuito? Enfim, ele faz praticamente tudo que o outro se dispõe a fazer. A vantagem do LibreOffice é o preço: inexistente!

Scribus

Um software usado para criar documentos de todos os tipos. Literalmente. Se você quiser criar um convite para sua festa de casamento, à vontade. Um relatório para o supervisor? À vontade também. Um verdadeiro escriba moderno.

Transferência de arquivos

FileZilla

Muito procurado por donos de websites e afins, o FileZilla consegue transferir de forma rápida e eficaz muitos arquivos para um servidor próprio.

uTorrent

Como instalar o uTorrent - 100% livre de vírus e gratuito

Desde o tão distantemente falecido Limewire e seu legado de falhas de proteção, programas como ele, que visam a transferência de torrents, surgiram e morreram aos montes. O uTorrent, no entanto, sobreviveu e é a melhor opção.

Utilidades de manutenção e limpeza

Captura de tela mostrando a interface do programa CCleaner, com a barra de ferramentas posicionada ao lado esquerdo em cinza e o meio branco sem nada selecionado
Interface de usuário do CCleaner.

CCleaner Free

Se o usuário perceber que o navegador está mais lento do que a resposta do premiê britânico para a pandemia, é hora de ativar o CCleaner. Ele é um dos softwares gratuitos mais requisitados pela facilidade e simplicidade de uso.

Defraggler

Caso você precise, por algum motivo além da minha compreensão, fragmentar o disco rígido do Windows, use o Defraggler.

Utilitários para Windows

AutoHotkey

O programa gratuito da vez é responsável por automatizar comandos que você mesmo pode configurar. Ele funciona no teclado, mouse, joystick, enfim, o que você desejar, o AutoHotkey vai configurar.

HWiNFO

Os melhores softwares gratuitos de 2020
HWiNFO traz uma série de informações do hardware no seu computador

Procurando algum aplicativo ou programa para fazer aquele check-up no hardware do seu computador? O HWiNFO é perfeito (e de graça!), trazendo todas as informações sobre o hardware do seu computador, e monitorando seu funcionamento.

FileSeek

Acho que todos podemos concordar que a busca do Windows não é a melhor. Caso o usuário se perca constantemente nas pastas e afins e a barra de busca não ajude em nada, recomendo baixar o FileSeek, um ótimo software de busca.

Videoconferência

Notebook prateado em cima de uma mesa de madeira com um caderno, um smartphone e uma xícara de café mostrando uma vídeo conferência de um homem com terno e gravata azuis
Em 2020, o uso desses softwares gratuitos para conferências ficou mais comum.

Skype

Acho que não teremos muitas novidades por aqui, mas de qualquer modo, o Skype serve para juntar uma ou mais pessoas numa sala de conferência. As coisas ficam um pouco bagunçadas com várias pessoas, mas ainda é o melhor entre todos, especialmente para fazer aquele trabalho chato da escola.

Zoom

A versão gratuita do Zoom só permite conferências de até 40 minutos, mas nem isso parece impedir seu professor da faculdade de dar aula. Bom, se uma pandemia não impediu, que dirá um aplicativo.

Visualização e conversão de arquivos

FastStone Image Viewer

Esse simples, mas versátil programa transforma suas imagens numa grande galeria e ainda dá ao usuário a possibilidade de editá-las, mesmo que muito superficialmente. FastStone, mais rápido que uma pedra.

IrfanView

IrfanView Screenshots
O IrfanView permite fazer ajustes básicos nas suas imagens

Tal qual seu antecessor nessa singela lista, o IrfanView dá poderes de edição básica ao usuário, mas sua principal qualidade é na conversão de imagens de todos os tipos.


Se você chegou até aqui, meus parabéns pela determinação. Softwares gratuitos são sempre uma maravilha, então, se você, como eu, ficou um tanto exausto depois de tudo isso, seguem 9 aplicativos de meditação para o seu celular.

Fonte: PCMAG | Todos os sites mencionados

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter