Robôs da ces 2022 os 14 robôs mais incríveis do mundo

Os 14 robôs mais incríveis do mundo

Avatar of victor pacheco
De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia

Mais do que uma feira que exibe novidades para o mercado de smartphones e smart TVs, existem muitos robôs da CES 2022 que merecem nossa atenção. Com as redes 5G finalmente ficando mais populares e o desenvolvimento tecnológico sendo aprimorado, estamos cada vez mais perto de viver em um mundo em que robôs nos auxiliarão em atividades comuns do dia a dia.

Além da Boston Dynamics, famosa empresa de engenharia robótica, estar apresentando avanços para o mundo dos androides, existem outras empresas que já oferecem produtos com soluções para diversas situações do cotidiano. Confira esta lista especial com os melhores robôs que foram apresentados na CES 2022.

Hyundai/Boston Dynamics

Responsável pela compra da Boston Dynamics em junho do ano passado, a Hyundai apresentou os primeiros resultados desta aquisição durante a CES 2022. A empresa estará inserindo robôs dentro do metaverso para que, desta forma, o mundo virtual passe a ser ainda real. Um dos exemplos citados é que você pode realizar o controle dos robôs dentro do metaverso para fazer carinho ou até mesmo colocar comida para seu animal de estimação.

Outro exemplo citado pela empresa foi o vídeo de um pai e filha explorando Marte por meio do metaverso, com o robô Boston Dynamics Spot estando no planeta vermelho. A empresa também ressaltou que a manufatura de robôs da CES 2022 também pode ser útil para o setor de logística.

Indo um passo além da experiência imersiva de ‘estar lá’ de proxy que o metaverso fornece, os robôs se tornarão uma extensão de nossos próprios sentidos físicos, permitindo-nos remodelar e enriquecer nossas vidas diárias.

Chang Song, Presidente do Hyundai Motor Group

Mobilidade das coisas (MoT)

A Boston Dynamics também deseja entregar soluções para mobilidade e inaugurou o conceito de “Mobilidade das Coisas” (MoT). Na prática, a empresa deseja criar robôs para que nosso dia a dia seja cada vez mais completo. A primeira novidade fica por conta dos módulos PnD, rodinhas que podem ser encaixadas em diversos produtos, desde mesas a contêineres.

Módulos pnd como robôs da ces 2022
Módulos PnD podem ser encaixados para o transporte de diversos produtos (Foto: Hyunday)

Os módulos contam com uma unidade que usa uma roda de atuador de direção para ficar sempre rodando, permitindo que o modelo consiga realizar rotação em 360º. O trabalho assertivo é completado pelos sensores LiDAR e uma câmera, que entrega autonomia para os módulos.

Com o foco de colocar rodas em todos os produtos para que a mobilidade das coisas seja uma realidade, estes módulos podem ser a solução para que, em pouco tempo, possamos viver com robôs sendo nossos verdadeiros assistentes, ainda que de maneira diferente da que imaginamos.

Módulos pnd  da boston dynamic
módulos PnD da Boston Dynamics podem ser utilizados no transporte de pessoas (Foto: Boston Dynamics)

O uso dos módulos PnD foi explicado na prática em uma exibição da empresa, com uma poltrona sendo carregada pelas rodinhas. É possível também fazer um controle com joystick. Não foram divulgados preços ou data certa para que tudo isso chegue ao mercado, mas se sabe que a tecnologia realmente existe e está pronta para ser utilizada.

MobED (Mobile Eccentric Droid)

Fechando as novidades da Boston Dynamics na CES 2022, a empresa também apresentou uma plataforma de mobilidade que consegue deixar o objeto sempre centralizado, o que pode ser útil na passagem por terrenos irregulares e até mesmo em velocidades mais rápidas.

Mobed da boston dynamics
MobED da Boston Dynamics consegue manter estabilidade mesmo em terrenos irregulares (Foto: Boston Dynamics)

O MobED mede 60 cm de largura por 67 cm de comprimento, tendo altura de 33 cm. Com uma bateria autônoma de 2 kWh, o modelo pesa 50 kg e parece estar pronto para ser colocado no mercado de mobilidade. Os pneus são de 12 polegadas e o modelo também consegue atingir a velocidade de 30 km/h.

Humanoide Ameca

Como um dos avanços mais importantes e assustadores ao mesmo tempo, a humanoide Ameca é certamente um dos robôs mais incríveis e impressionantes do mundo. Ela apareceu pela primeira vez na internet, em 2021, e ficou famosa por ser “real demais”.

Por mais que este seja realmente o propósito de sua criação. Marcando presença na CES 2022, foi possível ver como seu funcionamento acontecerá na prática, com expressões que chegam perto do que humanos fazem. Assista ao vídeo abaixo e tire suas conclusões:

Apesar de estar “de pé” durante a CES 2022, a Ameca ainda não consegue andar, com este sendo um dos desafios que ainda não foram vencidos pela fabricante Engineered Arts. A previsão é de que o modelo chegue ao mercado custando R$ 745.000. O principal foco é fazer com que o robô seja alugado, com o cliente pagando apenas pelas horas que estiver utilizando o humanoide. Alugaria este modelo para lhe ajudar em alguma tarefa de seu dia a dia?

Beomni

Desenvolvido pela beyond imagination, um dos robôs da CES 2022 que mais devem fazer sucesso é o Beomni, criado justamente para ser um grande apoio em tarefas do dia a dia. Com quatro rodas que permitem uma rápida locomoção, este humanoide, que consegue levantar 15.88 kg em cada um dos braços, pode ser controlado de forma remota.

Beomni como um dos robôs da ces 2022
Beomni foi desenvolvido para dar apoio no trabalho remoto (Foto: beyond imagination)

Imagine que ao invés de ir trabalhar no campo em um dia de chuva, basta usar o Beomni para fazer tudo de forma remota, sem nem mesmo precisar de alguma roupa de controle especial. O robô também pode ser utilizado em outras atividades como trabalho em fábrica ou simplesmente na cozinha, já que consegue fazer o gesto de pegar a pitada de sal e ainda dar aquele charme de vó.

Outra utilidade do Beomni é que o robô pode ser utilizado na medicina como enfermeiro, uma vez que pode ser controlado por um profissional que está atuando de longe. O uso no espaço também é uma possibilidade, dado que todos os comandos podem ser feitos de longe. Esta é uma das opções de robôs da CES 2022 que mais devem impulsionar o trabalho remoto. E, convenhamos, ele é bem simpático, não é?

LG CLOi GuideBot

O que acha de um token de informações que fica andando por todas as partes de determinado local para você poder se encontrar sem problemas? Esta é a ideia do LG CLoui Guide Bot, que, como o nome sugere, funciona como um guia informativo. Desenvolvido para funcionar de forma autônoma, o modelo também conta com uma tela touch que pode ser utilizada como espaço publicitário quando ninguém estiver utilizando.

Lg cloi guidebot
LG CLOi GuideBot pode ser utilizado como token de informações (Foto: LG)

A inteligência artificial em um dos robôs da CES 2022 mais úteis no varejo também permite que menus e a exibição de serviços sejam mostrados na tela para que uma pessoa possa escolher o que precisa de forma rápida. O modelo também atua como segurança de um espaço devido aos “olhos” que podem ser usados para você visualizar tudo o que está acontecendo no local. Ele também pode ser utilizado como gestor de pedidos.

Lg cloi guidebot como um dos robôs da ces 2022
Robô da LG funciona de forma autônoma (Foto: LG)

Ainda é possível realizar a programação de propagandas conforme o local por onde o LG CLOi GuideBot está passando. Imagine que o modelo está atravessando uma praça de alimentação e as pessoas possuem o hábito de ir para uma sorveteria logo em seguida; o robô conseguirá identificar o local e passar a exibir anúncios de sua sorveteria ou loja de doces.

LG CLOi ServeBot

Como um garçom que pode ser a solução que os estabelecimentos precisam em dias de alto movimento, o LG CLOi ServeBot Shelf Type consegue entregar tanto drinques quanto demais produtos. O modelo também conta com um “assistente” que leva o nome de ServeBot Drawer Type e “pode encontrar seu próprio caminho“, de acordo com a fabricante. Um vídeo explicando um pouco mais sobre os modelos foi divulgado, assista:

Eles devem chegar ao mercado em algum momento de 2022 e devem ajudar donos de restaurantes a ter maior produtividade. O grande destaque fica por conta do uso autônomo dos modelos, com a integração com o sistema dos locais acontecendo de forma facilitada.

Robô de entrega da LG

Finalizando as novidades de robôs da CES 2022 que foram apresentadas pela LG, a empresa também está colocando um modelo que consegue realizar entregas de forma autônoma. Este simpático robôzinho possui o formato de uma caixa com rodas e também é equipado com um sistema que consegue identificar o terreno para que nada seja derrubado.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

Desenvolvido para funcionar em ambientes externos e internos, o Door-to-Door Delivery Bot também consegue subir ladeiras sem muitos problemas, útil tanto em capitais e cidades do interior. O modelo está pronto para chegar ao mercado e ajudar estabelecimentos a realizar entregas com maior assertividade.

Bot-i da Samsung

Se você assistia aos Jetsons, com certeza ficou com vontade de ter um robô que atua como verdadeiro mordomo e lhe acompanha nos passeios pela casa. Bem, podemos dizer que a Samsung conseguiu tornar este desejo realidade ao desenvolver o Bot-i.

Bot-i da samsung
Bot-i pode ser utilizado em diversas tarefas de seu dia a dia (Foto: Samsung)

O modelo lhe segue por todos os cômodos e também serve como grande companheiro, já que possui autonomia e inteligência artificial para interagir com seu dono. É como se a Bixby, assistente pessoal da Samsung, agora estivesse com pernas e olhos para ajudar em diversas tarefas.

Se receber uma chamada em seu smartphone, a voz da pessoa que está ligando é transmitida automaticamente no robô. Recebeu uma videochamada? A imagem de quem está tentando falar com você também será exibida na tela do Bot-i.

Pudu Robotics

Como uma das empresas que mais apresentaram modelos de robôs para a CES 2022, a Pudu Robotics esteve presente na feira de tecnologia com seis produtos. O mais famoso da marca, que leva o nome de BellaBot, é focado em realizar entregas.

O BelllaBot ganhou um “irmão mais novo” que se chama KettyBot, robô inteligente que conta com um display que pode mostrar o que o dono preferir, também tendo uma voz que pode ser utilizada como ferramenta de marketing para promover serviços e produtos.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

Outra novidade fica por conta do PuduBot, robô de entrega que possui inteligência artificial e autonomia para fazer seu próprio caminho. O HolaBot, também desenvolvido para realizar entregas, possui um pager e exibe notificações enviadas de forma remota.

Como seria um mundo em que robôs pudessem utilizar elevadores para realizar entregas na porta de hotéis e apartamentos residenciais? O FlashBot consegue ter autonomia para oferecer um trabalho ainda mais seguro e, claro, sem problemas.

O Pudu Afra C1 também foi apresentado pela empresa durante a CES 2022, sendo um modelo 4 em 1 que consegue realizar limpeza em diversos ambientes.

Naïo Technologies

Mais focado em desenvolver soluções robóticas para o mercado agrícola, a Naïo Technologies apresentou um modelo que leva o nome de TED e consegue trabalhar de forma autônoma em vinhedos, realizando desde a plantação de sementes até a colheita de uvas.

Ted da naio technologies como um dos robôs da ces
Modelo trabalhará em vinhedos de forma autônoma (Foto: Naio Technologies)

Apesar de não ser muito famosa no Brasil, a Naïo Technologies é conhecida na história da CES, sendo homenageada na CES 2022 Innovation Awards, na categoria de robótica. A companhia espera que o TED possa reduzir o uso de pesticida em vinhedos, assim como resolver a escassez de mão de obra que é um grande problema neste setor.

Carbon Origins

Conheça o Skippy, a aposta da Carbon Origins para o mercado de entregas autônomas. Também possuindo inteligência artificial que permite o aprendizado de máquina, o sistema conta com os Skipsters, operadores virtuais de todo o mundo que darão suporte em todas as entregas.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

Este é o primeiro modelo da Carbon Origins para o mercado de robôs da CES 2022, mas se espera que a companhia tenha sucesso neste mercado. Os Skipsters são responsáveis por treinar outros robôs que entregam comida e esperamos ver o Skippy realizando ainda mais entregas ainda neste ano.

UBTech

Renomada no mercado de inteligência artificial e robótica, a UBTech apresentou três novos modelos durante a CES 2022. O primeiro deles é uma cadeira de mobilidade que não tem nome, mas, basicamente, pode ser explicada como uma cadeira de rodas que funciona de forma autônoma e retorna para a base de carregamento enquanto não está sendo utilizada.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

Outra novidade é o robô de Assistência ao Prestador de Cuidados, que conta com uma câmera que permite que especialistas possam realizar consultas via telemedicina, sem a necessidade de o paciente ir ate uma clínica. O modelo também pode ser uma forma de companhia, exibindo conteúdo em sua tela.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

A terceira opção de robôs da CES 2022 apresentada pela UBTech é o Powered Walk Assist. Este é um humanoide que também funciona de forma autônoma e, como seu nome sugere, foi desenvolvido para ser um grande assistente em caminhadas de pessoas com dificuldade de locomoção.

Além de ter um mapa visual para dar apoio para quem tem problemas para andar, o robô possui um rastreador biométrico que monitora a saúde do paciente.

Labrador Systems

Não estamos falando da raça de cachorro, apesar do modelo desenvolvido pela empresa ser tão útil quanto a presença de um animal de estimação. Desenvolvido para ser um grande assistente que funciona de forma autônoma, este destaque de robôs da CES 2022 é focado em lembrar da entrega de objetos de acordo com a programação feita de forma anterior. A Retriever pode ser considerada uma escrivaninha inteligente que lhe acompanha em casa.

Sua tecnologia consegue desenvolver mapas em 3D para que o reconhecimento do ambiente seja feito por meio da realidade aumentada, com os comandos podendo ser feitos por voz, toque na tela ou até mesmo aplicativo para smartphones. O grande foco do Retriever é entregar uma solução para cuidadores, comunidades de idosos e outros indíviduos que necessitem de um assistente para que tudo fique nos conformes.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

A Labrador Systems possui apoio da SOSV/HAX, Amazon Alexa Fund, iRobot e a National Science Foundation e seus modelos já estão atuando em residências desde fevereiro do ano passado. Um fundo de investimentos de US$ 3,1 milhões (R$ 17,68 milhões) também foi arrecadado para que mais novidades sejam criadas.

Pedia_Roid Emergency Training Robot

Os robôs da CES 2022 estão sendo bastante focados em saúde, com profissionais também recebendo produtos para treinamento. Se você tem filhos, sobrinhos ou crianças menores de idade, sabe que a visita a um dentista pode ser um verdadeiro desafio para os profissionais. O Pedia_Roid da tmsuk é um robô que simula o comportamento de crianças para que dentistas possam estar sempre preparados.

Pedia_roid da tmsuk
Pedia_Roid simula comportamento de crianças para aspirantes a dentistas estarem treinados. (Foto: tmsuk)

Um dos robôs da CES 2022 que se destacou por ser no mínimo curioso consegue simular todos os comportamentos que uma criança possa ter em uma consulta. Isso inclui mordidas, movimentos bruscos e até mesmo engasgos.

Os desenvolvedores foram um pouco mais longe e também conseguiram implantar sangue falso, sem deixar movimentos de braço e tórax de lado. Se você é dentista, o que acha de fazer um teste com robôs antes de realmente passar a realizar atendimentos?

Amagami Ham Ham Finger-Nibbling Robot Toy

Fechamos nossa lista com um dos robôs da CES 2022 que pode ser considerado, no mínimo, bastante excêntrico. Este robô gato foi desenvolvido para pessoas que gostam de ter seu dedo mordido. Possuindo diversos padrões para que você não fique entediado enquanto seu dedo está sendo mordido, esta ideia da Yukai Engineering também foi tirada do papel para que bebês e animais de estimação sejam substituídos por um dos modelos, já que há um gato e um cachorro para morder seu dedo de uma forma fofa.

Os 14 robôs mais incríveis do mundo. De novidades para entregas, inovações na área da saúde e substitutos androides para gatinhos, muitos modelos marcaram o campo da robótica na feira de tecnologia
Os 14 robôs mais incríveis do mundo

Os HAMgoritmos possuem 24 formas de mordidas que irão agradar todos os tipos de pessoas. A novidade, apesar de estar pronta para chegar ao mercado, só deve começar a ser vendida em meados de março e junho, já que um financiamento coletivo será realizado pela empresa para que mais modelos sejam produzidos. Ainda não há um preço definido, mas quanto você pagaria por um robô ficar mordendo seu dedo?

O que achou de todos os robôs da CES 2022? Qual deles você está mais animado para testar? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira os melhores produtos que foram apresentados na feira de tecnologia que voltou a ser realizada de forma presencial.

Fontes: Engadget, Design Boom, IoT World, Eletronics 360, ZDNet, Wall Street Journal e The Korea Herald

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
19
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados