Início » EMPRESAS » Ossia anuncia pilhas que são recarregadas através de sinal wireless
Ciência e Tecnologia EMPRESAS GADGETS Geral MOBILE Vídeo-Games

Ossia anuncia pilhas que são recarregadas através de sinal wireless

the technology can also fit into aa batteries 1 - Ossia anuncia pilhas que são recarregadas através de sinal wireless
Um receptor inserido nas pilhas Forever Battery permite que elas se auto-recarreguem. Entenda como isso funciona.

Atualmente já não existe mais tanta procura por pilhas AA quanto antigamente, isso é um fato, mas ainda não chegamos no momento em que esse tipo de bateria se torne defasada. Muitos equipamentos e acessórios eletrônicos ainda dependem das pequenas pilhas, e nós ainda dependemos da energia que elas produzem, o que significa uma troca constante.

Essa troca sim, parece estar com os dias contados. Durante a CES 2018, a Ossia, uma empresa pioneira em tecnologia de recarga wireless, anunciou uma novidade que pode facilitar a vida de muitas pessoas, além de garantir economia e menos danos ao meio ambiente: a Forever Battery, uma pilha que nunca acaba.

the aa battery that never dies forever battery uses wi fi like signals to stay fully charged   2 - Ossia anuncia pilhas que são recarregadas através de sinal wireless
A pilha que se mantém sempre carregada

Pilha eterna?

O que acontece não é exatamente o que parece. A pilha não tem uma bateria infinita, porém ela pode ser recarregada a todo momento, de forma a nunca estar sem energia. Essa recarga acontece através de sinais enviados por um transmissor chamado Cota Tiles. Ele funciona mais ou menos como um roteador de internet wi-fi, enviando ondas de radiofrequência através de sua antena e que podem ser captadas pela pilha em um raio de até 10 metros.

the aa battery that never dies forever battery uses wi fi like signals to stay fully charged   1 - Ossia anuncia pilhas que são recarregadas através de sinal wireless
Inicialmente só pode ser utilizadas em equipamentos low power

Isso significa que não será preciso mudar constantemente as pilhas de controles de vídeo-games ou de televisão, ou outros dispositivos que geram pouca energia. Os sinais são captados pelas pilhas e podem atravessar paredes, mantendo-as assim sempre carregadas.

Onde e quando será possível utilizá-las?

Por enquanto ela só funciona em equipamentos menores, chamados de “low power”, porque a tecnologia ainda não alcançou o nível de carregar aparelhos que precisam de mais energia, mas ainda assim é um começo. Esse pode significar o primeiro passo para algo maior no futuro.

A tecnologia ainda está sendo utilizada apenas em bases industriais e não tem data para ser lançada para o público, mas a Ossia já anunciou que pretende formar uma parceria com empresas de smartphone para levar esse tipo de ideia para os aparelhos. Claro que isso ainda levará um bom tempo para realmente acontecer, mas a ideia com certeza agrada muitos usuários.

Comentários do Facebook

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário: