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still life with pac man musat iliescu - PAC-MAN e outros clássicos passam a fazer parte do acervo do MoMA em Nova York

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PAC-MAN e outros clássicos passam a fazer parte do acervo do MoMA em Nova York

O departamento de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna de Nova York inaugurou uma coleção com 14 jogos clássicos jogos já vistos em computadores, consoles de vídeo-game e arcades. Segundo o porta-voz do museu “estamos muito orgulhosos de anunciar que o MoMA adquiriu uma seleção de 14 jogos de vídeo, a semente de uma lista de desejo inicial de cerca de 40 a adquirir no futuro próximo, para a criação uma nova categoria de obras de arte na coleção do MoMA, que esperamos que crescerá no futuro…

still life with pac man musat iliescu - PAC-MAN e outros clássicos passam a fazer parte do acervo do MoMA em Nova York

O departamento de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna de Nova York inaugurou uma coleção com 14 jogos clássicos jogos já vistos em computadores, consoles de vídeo-game e arcades. Segundo o porta-voz do museu “estamos muito orgulhosos de anunciar que o MoMA adquiriu uma seleção de 14 jogos de vídeo, a semente de uma lista de desejo inicial de cerca de 40 a adquirir no futuro próximo, para a criação uma nova categoria de obras de arte na coleção do MoMA, que esperamos que crescerá no futuro.”

A coleção será expandida em breve e ficará à disposição do público a partir de março de 2013 no Museu Philip Johnson, apresentando nomes como Pac-Man (1980), Tetris (1984) e SimCity 2000 (1994). Veja abaixo a lista completa com os primeiros títulos que farão parte do acervo:

Pac-Man (1980):

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Tetris (1984):

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Another World (1991):

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Myst (1993):

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SimCity 2000 (1994):

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vib-ribbon (1999):

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The Sims (2000):

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Katamari Damacy (2004):

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EVE Online (2003):

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Dwarf Fortress (2006):

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Portal (2007):

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flOw (2006):

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Passage (2008):

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Canabalt (2009):

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O MoMA espera complementam o acervo inicial de jogos, incluindo clássicos como Pong (1972), Space Invaders (1978), e Asteroids (1979), além de nomes famosos da Nintendo, como o primeiro Mario Bros (1985), The Legend of Zelda (1986), e Super Mario 64 (1996). “Os jogos são selecionados como exemplos significativos de design de interação – um campo que o MoMA já explorou e acolheu extensivamente, sendo uma das expressões mais importantes e freqüentemente discutida de criatividade design contemporâneo,” disse a curadora-sênior de design do MoMA, Paola Antonelli. “Nossos critérios, portanto, enfatizam não só a qualidade visual e experiência estética de cada jogo, mas também a muitos outros aspectos, desde a elegância do código ao comportamento do jogador, que pertencem ao design de interação.”

O reconhecimento de jogos como forma de arte não é novidade. A exposição “A Arte dos Vídeo-Games” é exibida também no Smithsonian American Art Museum em Washington (EUA) desde março de 2012, apresentando outros títulos famosos como Mario, Zelda e Tomb Raider.

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Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

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