Pagamento via WhatsApp é lançado no Brasil

WhatsApp payment lead
Brasil será primeiro país do mundo a testar a nova forma de pagamento via WhatsApp
Anúncio
Pagamento via WhatsApp é lançado no Brasil

Nesta segunda-feira (15) o Facebook anunciou uma atualização que permitirá aos usuários poder efetuar um pagamento via Whatsapp e transferências monetárias pelo próprio aplicativo de mensagens — e que o Brasil vai ser o primeiro país em que essa função estará disponível. O recurso já está disponível, mas será liberado aos poucos para os usuários.

Os pagamentos acontecerão dentro de uma plataforma chamada Facebook Pay e, de acordo com porta-vozes da empresa, será possível no futuro utilizar a mesma ferramenta para todos os outros aplicativos que pertencem ao Facebook, permitindo que o usuário também possa efetuar pagamentos através do Facebook, do Messenger ou do Instagram utilizando os mesmos dados, sem precisar fazer novos cadastros para cada app.

Inicialmente, a função permitirá o cadastro de cartões de débito (tanto os que possuem apenas essa função quanto aqueles que funcionam como débito e crédito) das bandeiras Visa e Mastercard que forem emitidos pelos bancos Nubank, Sicredi ou Banco do Brasil. Por enquanto, apenas esses três bancos funcionarão com a nova função, mas o Facebook (empresa dona do WhatsApp) já prometeu que no futuro mais bancos e bandeiras de cartão deverão ser adicionadas na plataforma.

A partir daí, será possível usar o cartão cadastrado para fazer transferências diretas para outros usuários através das conversas no WhatsApp, ou então usar para o pagamento de serviços (como cabeleireiro, padaria, etc) pelo próprio aplicativo. A transação é gerenciada pela Cielo e não custa nada para o usuário, que também terá todas as suas informações pessoais e referentes ao cartão utilizado protegidas pela empresa.

pagamento via whatsapp
Função de pagamentos via Whatsapp chega primeiro ao Brasil e permitirá fazer compras no débito pelo próprio aplicativo (Imagem: Divulgação/Whatsapp)

Já no caso de empresas que oferecem seus serviços através do WhatsApp Business, também será possível receber o pagamento pelo app. Nestes casos, a Cielo irá cobrar uma taxa de 3,99% de cada transação, mas também oferecerá um suporte maior do que o dado a um usuário comum, e as empresas poderão enviar cobranças e efetuar reembolsos diretamente pelo WhatsApp, além de ter acesso a toda uma equipe de suporte técnico para auxiliá-los em qualquer problema.

Em nota oficial, o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, afirmou que a capacidade de realizar vendas com pagamentos diretos pelo app deverá ajudar não apenas os pequenos empresários se adaptarem a um novo ecossistema de economia digital, mas também apoiar a recuperação financeira de negócios que tem sofrido com a desaceleração econômica provocada pela pandemia de COVID-19.

Como funcionará o pagamento via WhatsApp

pagamento via whatsapp
Com a nova função, será possível enviar cobranças e fazer pagamentos pelo próprio app de mensagens (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Fazer transferências pelo WhatsApp será algo bem fácil, e não será preciso ser nenhum especialista em tecnologia para usar essa opção. No mesmo campo onde você envia as mensagens pelo app, será adicionado um novo botão com o nome “Pagamento”.

Assim que o usuário clicar nele, o aplicativo pedirá o valor que você quer enviar e, caso já tenha uma conta cadastrada no Facebook Pay, é só clicar no botão para confirmar a operação, digitar a sua senha e pronto! O valor colocado ali será automaticamente enviado e descontado da sua conta bancária, como se fosse uma operação de compra no débito.

Agora, caso seja a primeira vez que você utiliza essa opção, ao confirmar a operação você será levado para uma outra tela para criar a sua conta no Facebook Pay. Para isto, você deverá aceitar os termos e condições de uso da função, criar uma senha numérica de seis dígitos (que será usada para confirmar as operações, e não necessariamente precisa ser a mesma senha do cartão) e cadastrar o seu nome, CPF e o cartão que um cartão de débito para pagamentos.

Caso o cartão seja de uma das duas bandeiras (Master ou Visa) e de um dos três bancos (Nubank, Sicredi e Banco do Brasil) parceiros do Facebook Pay, você receberá um código (que pode ser enviado por SMS, e-mail ou através do próprio aplicativo do banco) para confirmar o cadastro. Assim que o cadastro for confirmado, você poderá efetuar envios para qualquer um de seus contatos, necessitando utilizar apenas a senha de 6 dígitos cadastrada para confirmar a operação.

Fonte: WhatsApp, TechCrunch

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter