Pandemia do coronavírus deve derrubar vendas de smartphones, PCs e notebooks em 14% este ano

agefis vll0Bb04XTc unsplash scaled
Apesar da queda nas vendas devido à pandemia, o home office pode salvar os setores de notebooks, tablets e chromebooks no mundo

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) deve derrubar as vendas de smartphones, tablets e PCs no mundo. Um estudo feito pela empresa de pesquisa e consultoria Gartner revela que as vendas globais desses itens devem registrar queda de 13,6%, totalizando quase 2 bilhões de unidades. Apesar disso, a adoção ao home office durante a crise deve dar fôlego ao mercado de computadores, diz a empresa.

O estudo ainda mostra que a comercialização de PCs pode cair 10,5% este ano, enquanto os segmentos de tablets, notebooks e chromebooks poderão registrar um declínio mais lento. De acordo com o Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner, Ranjit Atwal, a pandemia fez com que muitos trabalhadores e estudantes ficassem em casa e, consequentemente, houve um aumento na compra e consumo de notebooks, tablets e chromebooks.

“O declínio previsto no mercado de PCs em particular poderia ter sido muito pior. Além disso, as operações de educação e de governo também aumentaram seus gastos com esses dispositivos (notebooks, tablets e chromebooks) para facilitar o e-learning”.

Ranjit Atwal, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner.
Notebook (pandemia)
Com o home office, setor de notebooks deve sofrer queda menos brutal durante a pandemia

As incertezas sobre o futuro exigem cuidados, por isso, o consumidor começa a avaliar seus itens antes de adquirir novos produtos. Por exemplo, a pandemia deve frear as vendas de smartphones em 2020, fazendo com que a vida útil do aparelho aumente. Para este ano, o setor pode registrar uma queda de 14,6%.

“Com os usuários aumentando o uso de seus celulares para se comunicar (com amigos, colegas de trabalho e familiares durante os bloqueios), a renda disponível reduzida resultará em menos consumidores atualizando seus telefones. Como resultado, a vida útil do telefone se estenderá para 2,7 anos em 2020”.

Ranjit Atwal, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner.
Smartphones (pandemia)
Pandemia deve derrubar as vendas de smartphones em 2020

A pandemia de coronavírus (COVID-19) deve fazer com que o consumidor busque por aparelhos mais acessíveis. E, por falar nisso, o mercado brasileiro recebeu novos smartphones para quem está com o orçamento apertado. Entre eles, temos o novo iPhone SE, o Nokia 2.3 e o Samsung Galaxy A01. A redução nas vendas de aparelhos 5G também foi abordada pelo Gartner, que apontou que esses dispositivos representarão apenas 11% do total de smartphones vendidos. 

Com o avanço do home office, o consumidor que precisa de um notebook bom e acessível pode encontrar opções na nossa lista de melhores notebooks para comprar em 2020, com opções interessantes como o Samsung Flash F30, ASUS X543MA e LG Ultra Slim.

Fonte: Gartner.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter