Nova pulseira fit Pavlok usa famoso método para você mudar os hábitos

Pulseria Pavlok
Inspirada no condicionamento clássico, a pulseira Pavlok dá choques para criar novos hábitos

Um dispositivo capaz de mudar os hábitos do usuário. Essa é a proposta de um grupo de Boston, nos Estados Unidos, que está arrecando recursos para a nova versão da pulseira fit Pavlok.

As pulseiras fit estão cada vez mais presentes na rotina de quem pratica exercícios físicos. Elas podem monitorar batimentos, calorias e até mesmo a qualidade do sono.

Mas a Pavlok traz uma proposta diferente. Ela dá choques para criar novos estímulos e associar novas respostas para que o usuário consiga aprender novos hábitos, como acordar cedo, meditar, aprender uma nova língua ou uma alimentação mais saudável.

Método Pavlov

O nome foi inspirado no médico russo Ivan Pavlov e o seu condicionamento clássico. O condicionamento consiste em associar estímulos a uma resposta. Pavlov estudava a salivação de cães quando descobriu o método. Ele percebeu que os cães começavam a salivar antes de virem a comida, chegando a conclusão de que eles haviam associado o experimento com o ganho de comida.

Primeira versão da Pavlok
Primeira versão da Pavlok

A partir disso ele criou um outro experimento. Pavlov passou a associar o som de um sino com a apresentação da comida. Primeiro tocava o sino, e depois apresentava a comida para os cães. Os cães passaram a salivar com o toque do sino.

Pavlok 2.0

“É o primeiro dispositivo que ajuda você a formar bons hábitos, quebrar maus hábitos e manter seus compromissos, usando todos os meios necessários.” 


Divulgação à imprensa do financiamento coletivo

Pavlok começa com a punição por mau comportamento, o choque, e passa para o feedback positivo por bom comportamento ao longo do tempo. Para usar a pulseira basta baixar o aplicativo Pavlok e escolher o que você quer alcançar.

O grupo se increveu no IndieGogo para arrecadar 50 mil dólares para o projeto, mas já conseguiu 255 mil dólares. 

Ela já está em pré-venda por US$199 e o aplicativo possui versões para Android e iOS. A pulseira não vende oficialmente no Brasil, mas o site dos desenvolvedores tem opção de envio internacional.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta