Facebook vai penalizar perfis compartilhando fake news

Perfis compartilhando fake news
Perfis compartilhando fake news no Facebook terão alcance reduzido nas postagens, e usuários serão alertados antes de curtir páginas com desinformação

O Facebook anunciou uma nova medida para combater as informações falsas da Internet, a partir de alertas ao entrar em páginas conhecidas por disseminar Fake News. A checagem de fatos é feita por verificadores de informações independentes, e agora o Facebook irá exibir essas informações para os usuários.

Como perfis compartilhando fake news serão alertados

Perfis compartilhando fake news
A interface de checagem de fatos do Facebook.

Antes, o Facebook ia diminuindo os alcances de posts com informações falsas somente após eles serem verificados, mas além disso não havia nenhum aviso que a informação era falso ou empecilho de ser compartilhada. Agora, usuários que estiverem no processo de compartilhar informações falsas irão receber um aviso que a página que postou o conteúdo tem um histórico de informações falsas.

Além disso, os usuários poderão compartilhar o processo de checagem de fatos de uma notícia específica com seus seguidores, mostrando quais informações o Facebook usou para chegar a informação que a notícia era falsa. Todas essas informações irão atuar em conjunto com as novas etiquetas que a rede social colocou nas páginas atualmente, indicando se a página é de um órgão oficial, uma página de fã ou uma página de sátira. Tudo isso faz parte do combate do Facebook a perfis compartilhando fake news.

A punição para perfis que compartilharem Fake News

Quando o usuário for seguir também uma página que repetidamente postou informações falsas, um alerta será exibido antes da ação ser concluída. Todas as notificações sobre informações também terão links para mais informações sobre o programa, além de mostrar o processo de checagem de fatos daquela noticia específica. Se mesmo assim o usuário compartilhar o dado a plataforma também irá começar a diminuir o alcance dos posts da pessoa, além de marcar os posts com informações falsas no feed de notícias.

Para mais notícias do Facebook, como seu banimento de uma campanha do Signal, fique de olho no Showmetech.

Fonte: Engadget

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário