Robô perseverance pousa em marte hoje, veja como assistir. Perseverance pousa em marte hoje, se preparando para coletar pedras marcianas, análises de terrenos e ajudar a humanidade na exploração espacial

Robô Perseverance pousa em Marte hoje, veja como assistir

Avatar of dácio augusto
Perseverance pousa em Marte hoje, se preparando para coletar pedras marcianas, análises de terrenos e ajudar a humanidade na exploração espacial

Depois de quase um ano no espaço, o rover Perseverance pousa em Marte hoje. Assim que entrar na atmosfera de Marte, o robô de bilhões de dólares da NASA já vai começar seu processo nada simples de pouso na superfície do planeta vermelho, que envolverá velocidades de mais de 20 mil km por hora.

O difícil processo de pousar em Marte

Perseverance pousa em marte
Robô Perseverance pousa em Marte hoje, veja como assistir

A Perseverance pousa em Marte em meio a muitas dúvidas dos leigos, e por isso iremos explicá-las aqui. Perseverance é um robô que tem muito em comum com a sonda Curiosity, que está até hoje operacional em Marte. Ambas as missões tinham como objetivo a exploração e entendimento de Marte, mas a Perseverance pega o aprendizado quanto a performance e exploração adquirido com os anos de atividade da Curiosity e o trabalha de forma melhor, como adicionando rodas de alumínio que contam com duração maior que as presentes na Curiosity.

Por isso também, a Perseverance irá contar com mais apetrechos de exploração, como um espectroscópio guiado a laser para procurar assinaturas antigas, e um sistema complexo para coletar e catalogar variadas pedras marcianas, já na expectativa de uma futura missão da NASA para coletar esses exemplos e analisar na Terra.

A principal característica da missão Perseverance é a entrega do pequeno helicóptero Ingenuity em Marte. O helicóptero tem como objetivo mostrar o primeiro voo em outro planeta, e como Marte conta com uma atmosfera muito fina comparada a terra, o que pode impossibilitar que o helicóptero saia do solo, a NASA está disposta a fazer esse experimento.

Porém, a chegada à superfície do planeta vermelho não será simples. Ao se aproximar do planeta, o Perseverance irá abandonar seu módulo de viagem, ficando apenas com uma cama de proteção aerodinâmica para se proteger, junto do módulo de aterrissagem. A nave então entra na atmosfera com uma velocidade de 20 mil km por hora, e terá que perder essa velocidade em no máximo 7 minutos para atingir o solo sem se destruir. Segundo cálculos da NASA, em cerca de 80 segundos após a entrada na atmosfera de Marte, é esperado que as temperaturas na parte externa do Perseverance cheguem aos 1.300° Celsius.

Perseverance pousa em marte
Sistema de paraquedas do Perseverance sendo testado em túnel de vento da NASA

Depois de cerca de 4 minutos na atmosfera, os paraquedas irão ser ativados, e a camada protetora aerodinâmica irá ser descartada. Faltando 4km para chegar no solo marciano, o veículo irá ativar o seu Sistema de Navegação de Terreno, mas diferente da Curiosity, que pousou em um ambiente sem grandes obstáculos, a Perseverance pousa em Marte em um ambiente com várias pedras, que irá facilitar as análises científicas após a aterrissagem.

Durante o pouso, um computador interno irá tirar várias fotos da superfície de Marte, procurando por crateras, pedras e outras estruturas para comparar com as fotos anteriores disponíveis do planeta. Depois que o computador conseguir confirmar 15 localizações, ele mudará para fotos com resolução maior que irão aperfeiçoar a posição do pouso, com uma margem de erro de 40 metros. A margem de erro da Curiosity, para comparação, era de 3km.

Perseverance pousa em Marte: onde assistir

A Perseverance pousa em Marte “ao vivo”, com um atraso de 11 minutos da transmissão do que está acontecendo em Marte. O pouso total, tocando em solo Marciano, está previsto para as 17:55 no horário de Brasília. Ele pode ser assistido abaixo, no canal do YouTube da NASA:

Aproveite também e confira outras notícias da NASA aqui no Showmetech, como o lançamento conjunto com a Space-X da Crew 1.

Fonte: NASA

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados