Smartphone com símbolo do google drive

Pesquisa do Google Drive ganha filtros para economia de tempo

Avatar of victor pacheco
Novos filtros da pesquisa do Google Drive foram liberados para todas as contas e você não terá mais que realizar uma grande procura de arquivos.

Se você acha que a pesquisa do Google Drive poderia ser simplificada, saiba que seu pedido foi atendido. Disponível a partir de hoje, ficará mais fácil achar um tipo de documento, mesmo se ele tiver sido compartilhado anteriormente. Você não vai mais precisar rolar a tela para achar aquele arquivo.

E todas as pessoas, independentes se são assinantes do plano para empresas ou não, já podem acessar a novidade na conta do Google. Veja os detalhes e como testar agora.

Novidade liberada para todos

Muitas novidades que o Google libera são focadas apenas para contas que fazem a assinatura, que permite um domínio personalizado, mais armazenamento e duração ilimitada das salas do Google Meet. Mas a nova na pesquisa do Google Drive não é desta forma.

Exemplo de pesquisa do google drive
Busca de arquivos no Google Drive estará mais fácil (GIF: Google)

Com os chamados “chips de pesquisa”, de acordo com o Google, também é possível receber dicas de ortografia (ninguém gosta de ter um arquivo com nome errado, certo?), realizar a limpeza para que uma nova procura seja feita e optar por ver os documentos editados por último.

O que muda na pesquisa do Google Drive?

Com a novidade, uma experiência semelhante ao que temos no Windows e MacOS agora poderá ser utilizada nas contas do Google que usamos em nosso dia a dia. A empresa espera que, com o lançamento, os usuários tenham uma rotina mais dinâmica. Além de permitir que tudo seja encontrado de uma forma mais fácil, você pode aplicar o filtro para:

  • Tipo de arquivo, como um documento do Google, PDF ou imagem;
  • Pessoas;
  • Local, como um drive compartilhado ou uma pasta específica; 
  • Quando o documento foi modificado pela última vez;
  • Apenas títulos de arquivo; 
  • Marcadores compartilhados;
  • Tarefas.

Imagine que em momentos de apresentação ou simples organização de todos os trabalhos de um dia, agora você pode simplesmente usar a lupa de pesquisa do Google Drive para ganha alguns segundos em todas as atividades.

Checando a novidade na sua conta do Google

Para conferir todas as novidades, tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial do serviço de nuvem e simular a procura de um arquivo. Logo depois de digitar algum termo, os chips de pesquisa irão aparecer abaixo do campo onde a palavra foi digitada. Veja este exemplo:

Exemplo de pesquisa na conta do google
Serviço de nuvem agora conta com filtro mais simplificado (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Então, basta realizar a navegação entre os filtros para conseguir achar o arquivo que deseja. Como dissemos anteriormente, todas as contas já podem usar a novidade de pesquisa no Google Drive, o que deixará com certeza o dia a dia mais produtivo.

Esperamos que os chips de pesquisa facilitem a redução dos resultados da pesquisa e encontrem seus arquivos importantes mais rapidamente.

Google sobre a novidade dos chips de pesquisa no Drive

Gmail foi renovado no começo do mês

A gigante dos navegadores finalmente passou a dar uma maior importância para os serviços que estão presentes em nosso dia a dia.

Conta do google com novo design do gmail
Qual serviço do Google você acredita que precisa de uma renovação? (Foto: Reprodução/Google)

Entre as novidades para todas as pessoas que possuem uma conta do Google, agora está mais fácil alternar entre a Caixa de Entrada e conversas importantes do Chat; o atalho para começar uma reunião do Google Meet que está presente no app finalmente chegou à versão Web também.

Apesar de tudo, nem todas as pessoas podem usar as novidades e somente as contas a seguir estarão elegíveis a experimentar o novo design:

  • Workspace Business Starter, Business Standard e Business Plus;
  • Workspace Enterprise Essentials, Enterprise Standard e Enterprise Plus;
  • Workspace Education Fundamentals, Education Plus, Frontline e Nonprofits;
  • G Suite Basic e Business.

Esperamos que outros serviços, como o Google Docs, que poderia ter mais semelhanças com o Word, seja o próximo produto da empresa a ganhar novidades. Diga pra gente nos comentários: o que achou da novidade para o Google Drive?

Veja também

Conheça detalhes sobre o Chrome OS Flex, que estará renovando PCs antigos e Macs

Fontes: Tom’s Guide l Blog do Google

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados