Pesquisa da HP mostra a importância da sustentabilidade no trabalho

switch 1

switch 1

Dentre os dias 23 e 26 de abril deste ano, a HP consultou mais de 3 mil dos seus colaboradores e pôde constatar que, no Brasil, de todas as vantagens oferecidas por um bom empregador, os investimentos parar criar um ambiente de trabalho sustentável são os mais valorizados.

Feita com colaboradores da empresa nos EUA, no México e no Brasil, a pesquisa também revelou que os brasileiros são os que mais se importam com o tema. Por aqui, 85% deles disseram que têm mais chances de trabalhar onde se ofereça algum meio de praticar a sustentabilidade.

Essa sustentabilidade, por sua vez, não estaria ligada apenas ao produto do empregador, mas também a cultura da empresa nos seus escritórios.

Segundo a fabricante, os colaboradores do setor administrativo tem altos níveis de participação em medidas sustentáveis, como apagar as luzes para economizar energia, reciclar e utilizar meios de transporte menos poluentes para chegar ao trabalho.

Empregador, agora é sua vez

Apesar de ter sido realizada entre colaboradores da própria HP, a pesquisa também tenta alertar outros empreendedores que estejam a procura de novos talentos. Isto porque, de acordo com o relatório fornecido pela marca, nos EUA e no Brasil, principalmente, práticas sustentáveis no trabalho são um fator determinante para que um empregado aceite ou não colaborar em uma empresa.

Nos EUA, 56% dos consultados consideram o tema importante na hora de buscar um novo emprego. Já no México, este aspecto só fica atrás da adoção de novas tecnologias.

Soluções da HP

Para solucionar esta carência dos colaboradores, a HP afirma que os empregadores também precisam valorizar a sustentabilidade. Assim, investindo na educação sobre práticas “verdes” e reconhecendo que até mesmo as pequenas atitudes têm impacto.

Por fim, a empresa também reconhece que os colaboradores tem pouco conhecimento sobre como reciclar em seus ambientes de trabalho. Contudo, possuem vontade de contribuir com o meio ambiente. No próprio relatório, entretanto, a empresa sugere alguns itens:

Fonte: HP