Philips Hue e Amazon Echo, essenciais para casas inteligentes

Philips hue e amazon echo, essenciais para casas inteligentes. A lâmpada inteligente philips hue pode servir muito bem com seu speaker amazon echo, trazendo um enorme leque de possibilidades para uma casa conectada!
A lâmpada inteligente Philips Hue pode servir muito bem com seu speaker Amazon Echo, trazendo um enorme leque de possibilidades para uma casa conectada!

Hoje em dia, ter uma casa inteligente já não requer mais um investimento altíssimo com setup complexo. Uma prova disso é a dupla imbatível da lâmpada smart Philips Hue e o speaker inteligente Amazon Echo da 4ª geração, que se conectam sem fio e em pouquíssimos segundos. A seguir, te contamos como configurar e desfrutar deste (grande) primeiro passo de uma smart home.

Praticidade

Para configuração inicial e personalização de brilho e cor com a sua voz, você só vai precisar de um Amazon Echo da 4ª geração, uma Philips Hue e um smartphone com o app Alexa instalado (disponível para Android e iOS). Pelo fato de o Echo ter a tecnologia ZigBee integrada (protocolo para gadgets), muitos dispositivos de casa inteligente são facilmente conectados. Há reconhecimento rápido deles via sistema Alexa, bastando você pedir para a assistente procurar e, em poucos segundos, eles podem ser controlados por frases de ativação.

Com a Philips Hue pareada a hubs inteligentes como o Echo Dot (da atual geração, por Bluetooth), você deve adicionar a skill respectiva e só então parear a lâmpada. Em contraste, o Echo da 4ª geração realiza tudo de forma prática e renomeia a smartlamp por padrão: se você tiver outra em casa, o sistema inteligente classifica a nova como “segunda lâmpada”; caso contrário, você pode colocar o nome que quiser.

Philips hue e amazon echo, essenciais para casas inteligentes. A lâmpada inteligente philips hue pode servir muito bem com seu speaker amazon echo, trazendo um enorme leque de possibilidades para uma casa conectada!
Echo e Hue “conversam” de maneira muito prática graças ao ZigBee integrado no speaker inteligente.

Pós definição de nome, basta dizer frases como “Alexa, lâmpada branca” ou “Alexa, luz da cozinha com brilho 30” e ver a tecnologia ser colocada em prática. No primeiro cenário, o nome da Hue foi definido como “lâmpada” e ela irá para uma coloração branca; no segundo, a lâmpada instalada na cozinha teve o brilho diminuído para 30 (do máximo de 100), como se fosse um dimmer (dispositivo que altera a intensidade da luz) comandado por voz.

Lembrando que o protocolo ZigBee facilita a conexão a várias linhas de produtos, incluindo outros dispositivos da linha Hue, como o portátil Philips Hue Go. No aplicativo Alexa, você tem controle total sobre cada item e pode agrupá-los da forma que preferir – e, neste caso, bastaria só um comando de voz para ligar todas as luzes do cômodo, por exemplo.

Rotina

Após conectar de maneira prática a sua Philips Hue ao Echo, você encontra uma gama de opções de customização pelo app. De longe, a mais interessante é a seção Rotinas, onde podem ser criadas rotinas (daí o nome, né) selecionando o ícone do menu do dispositivo ou indo para a aba Mais > Rotinas.

Philips hue e amazon echo, essenciais para casas inteligentes. A lâmpada inteligente philips hue pode servir muito bem com seu speaker amazon echo, trazendo um enorme leque de possibilidades para uma casa conectada!
Na área onde você configura a lâmpada há a opção de criar uma rotina, na base da tela.

São duas escolhas a se fazer: quando a rotina ativará e o que ela fará. Uma rotina pode funcionar por meio de frase de ativação ou com horário programado, por exemplo, com uma sequência de resultados possíveis. Você pode dizer “Alexa, relaxamento” e ela mudará a lâmpada inteligente para a cor azul e colocará uma música calma (que pode até ser uma específica do Spotify). Ao falar “bom dia“, o speaker inteligente pode dizer a previsão do tempo e as notícias do dia – enquanto você cria coragem para levantar da cama.

Quem tiver sensores de presença também pode integrá-los nessas rotinas. Se você for à cozinha no meio da noite, as luzes se acendem em brilho baixíssimo e coloração alaranjada, caso você configure para isso. As possibilidades de combinação do Echo com a Hue conseguem se encaixar muito bem em todo tipo de rotina.

Aplicativo da Hue

Os curiosos que navegarem na loja de aplicativos vão dar de cara com dois apps: Philips Hue e Philips Hue Bluetooth. Já que a conexão da Hue funciona via celular ou smart speaker, é preciso baixar a versão Bluetooth – disponível para Android e iOS. O Philips Hue “padrão” precisa de um acessório extra que abrigue a Hue, que explicaremos no item seguinte desta lista.

Tela do aplicativo philips hue, nas abas cor e saturação
No app você pode ajustar a cor, saturação e brilho a hora que quiser.

Para a sua Hue funcionar, você primeiro deve vincular-se a uma conta da Philips e parear o gadget seguindo as instruções. Depois disso, você tem acesso às Cenas, que mudam a cor da lâmpada de forma dinâmica e sutil. Todas já vem pré configuradas em esquema de cor único, mas há a possibilidade de configurar também, ou criar sua paleta própria.

Acessórios extras para a Philips Hue

Se você adquiriu uma lâmpada Hue e logo tornou-a parte do seu dia-a-dia, talvez valha a pena considerar o Philips Hue Bridge, hub da fabricante que serve como “braço direito” para abrigar ainda mais funções. Graças ao Bridge, é possível controlar as luzes pelo computador (e sincronizá-las a games) e também com o que está sendo exibido no seu monitor, seja um vídeo ou uma música.

Em controle via Amazon Echo, você também tem a skill para criação e organização de cenas de jeito fácil. Por este ser uma acessório à parte da dupla principal aqui deste post, deixamos para entrar em mais detalhes em nossa lista com 10 dicas para melhorar a iluminação da sua casa utilizando as lâmpadas Philips Hue e o Hue Bridge. Mesmo assim, precisamos reconhecer a praticidade de um único dispositivo.

Hue bridge
O Hue Bridge permite um leque ainda maior de possibilidades.

A lâmpada inteligente Bluetooth Philips Hue pode ser adquirida na Amazon (R$399), assim como a Philips Hue Go, também na Amazon (R$951,79). E aí, curtiu nossas dicas para incrementar sua smart home? Conte para a gente nos comentários!

Especificação técnica dos dispositivos

Philips Hue

Tamanho14.6 x 9 x 7.2 centímetros
Voltagem110V
Potência9W
TipoLED
Brilho800
Conexão sem fioBluetooth

Echo

Tamanho144 mm x 144 mm x 133 mm
Peso940 gramas
Processamento DolbyDolby Audio
Hub de casa inteligenteZigbee integrado
Conectividade Wi-FiRequer Wi-Fi
Wi-Fi de banda dupla suporta redes 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 e 5 GHz)
Incompatível com a conexão a redes Wi-Fi ad-hoc (ou ponto a ponto)
Conectividade BluetoothOferece suporte ao Perfil de distribuição de áudio avançada (A2DP) para streaming de áudio
do seu dispositivo móvel para o Echo Dot ou do Echo Dot para o seu alto-falante Bluetooth
ÁudioWoofer de neodímio 3” e 2 Tweeters de 0,8”
Saída de áudio de 3,5 mm para uso com alto-falantes externos (cabo de som não incluído)
GeraçãoEcho 4ª geração – Versão 2020
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário