Os podcasts mais comentados em 2020

Melhores podcast 2020
O que podemos aprender com os podcasts? O Showmetech apresenta uma lista com os podcasts mais comentados em 2020, indo de cultura a política

Sucessores do rádio, os podcasts vieram para ficar. Onde quer que você esteja, é possível tirar um tempinho para acompanhar aquela série, ficar em dia com os acontecimentos do mundo, ou até mesmo aprender algo novo. Não faltam gêneros para a nova rádio sob demanda e, para complementar, não há lugar para você não escutar os podcasts. É possível escutar a caminho do trabalho e pode servir como trilha para aquela faxina ou exercício físico. Não quer ficar de fora? Não tem problema, o Showmetech listou alguns dos podcasts mais comentados em 2020 para você ficar por dentro das tendências.

Além do Meme

Podcasts mais comentados em 2020
Com bastante humor, o Além do Meme é um dos podcasts mais comentados em 2020.

Como os memes são criados? Qual era o contexto? E o mais importante: quem está por trás daqueles memes que o Brasil inteiro começou a reproduzir? Em parceria entre o Papel Pop e o Spotify, o jornalista premiado Chico Felitti, autor de livros como Ricardo e Vânia e A Casa, retrata as histórias dos protagonistas que viveram na pele tais acontecimentos e, consequentemente, caíram na boca do povo. 

Em apenas oito episódios, variando entre 25 e 40 minutos cada, Felitti utiliza um discurso jornalístico ímpar, que o consagrou no gênero de livros-reportagens, ao mesmo tempo em que diverte o ouvinte com um texto sagaz e envolvente.

Está familiarizado com falas como “Bom dia, Brasil! Boa tarde, Itália!”, “Bicha, a senhora é destruidora mesmo hein, viado!” ou até mesmo “Sou toda natural, bonita pra caramba”? Além do Meme pode ser essencial para o repertório de quem acha que sabe tudo sobre memes e, de quebra, como um belo balde de água fria, evidencia a realidade daqueles que ficaram famosos da noite para o dia, intencionalmente ou não. 

O trabalho do jornalista pode ser escutado no Spotify.

Anticast

Anticast
Além de um dos podcasts mais comentados em 2020, o Anticast também pavimentou o caminho para vários outros programas.

Lançado em fevereiro de 2011, com a proposta de falar sobre design, o AntiCast catapultou o consumo de podcast ao fugir do nicho, e ir além ao propor discussões aprofundadas sobre assuntos sociais e culturais que afligem o Brasil. 

Sempre com recortes pertinentes para o debate público e apresentado dentro do molde clássico conhecido como mesa-redonda, entre os convidados já figuraram personalidades políticas como o deputado pelo PSOL Marcelo Freixo, a deputada federal Luiza Erundina e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.  

Na esfera cultural, a documentarista Petra Costa já compareceu ao programa para discutir Democracia em Vertigem, o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira pontuou questões relacionadas ao cargo no qual atuou nos governos anteriores e, além disso, fenômenos culturais, como seria o caso do Big Brother Brasil, foram pautas de episódios. 

Cansado de ouvir somente o boletim diário ou quer saber mais sobre alguma questão que você ouviu na rádio indo ao trabalho? AntiCast pode ser seu melhor amigo e está apenas a um clique de distância, seja no próprio site do AntiCast ou no Spotify.  

Projeto Humanos

Projeto humanos
Sabe o que faz o Projeto Humanos um dos podcasts mais comentados em 2020? Sua capacidade de desenvolver histórias e analisar mistérios.

Já imaginou escutar um podcast com foco em storytelling e outras técnicas narrativas com base em eventos não-ficcionais? O Projeto Humanos, produzido também pelo AntiCast, tem essa proposta. Com seis propostas específicas que o ouvinte pode encontrar no site, entre elas crônicas, histórias curtas e narrativas seriadas, a mais icônica foi ao ar em 2018 e, em 2020, ainda deixa muitas pessoas com a pulga atrás da orelha. Pode parecer plot de algum filme ou série do David Fincher, mas é fato. 

Evandro Ramos Caetano era uma criança que morava em Guaratuba, no litoral paranaense, e que desapareceu aos seis anos de idade na década de 90. Mais tarde, um corpo foi localizado sem mãos, vísceras e cabelo. Sete pessoas foram presas sob a suspeita de terem assassinado o menino em um suposto ritual satânico.

A série, conhecida como O Caso Evandro, gerou burburinho e não tardou a ganhar mais episódios detalhando minuciosamente o acontecido. Com 36 episódios lançados até o momento na página do Projeto Humanos, o podcast irá virar livro e contará com adaptação para série de TV.

Praia dos Ossos

Praia dos ossos
Se você se interessa por feminismo e por uma sociedade mais igualitária, esse, que é um dos podcasts mais comentados em 2020, é obrigação.

Na superfície, Praia dos Ossos fala sobre o assassinato de Ângela Diniz pelo então namorado Doca Street, réu confesso, na década de 70.  Perpassa a vida do casal, desavenças e afetos, ao mesmo tempo em que serve como narrativa documental para explicar as repercussões na mídia e, mais tarde, o julgamento do acusado. Longe dos olhares curiosos, e além do caso, o podcast trata de assuntos que dizem respeito à sociedade brasileira e que muitos preferem não discutir: o feminicídio

Ao mesmo tempo em que desdobra a história de Ângela e Doca, Branca Vianna, apresentadora e idealizadora de Praia dos Ossos, traça pontos históricos sobre a condição da mulher na história brasileira, estabelece um retrato de como homens foram acalentados durante o tempo e defende a necessidade de uma lei mais dura contra crimes de feminicídio.

O podcast completo está no site da Rádio Novelo e no Spotify

Retrato Narrado

Retrato narrado
Tal qual a figura política, Retrato Narrado está entre os podcasts mais comentados em 2020 justamente por analisar essa criatura que reside na presidência.

Muito se fala sobre o presidente Jair Bolsonaro e de suas peripécias políticas, mas pouco é conhecido sobre o passado da figura que chegou ao exército, passou pelo Plenário da Câmara dos Deputados e habita, nos dias de hoje, o Palácio da Alvorada.

Para decifrar quem é a figura que ocupa o cargo de presidente do Brasil, a jornalista Carol Pires traçou um perfil do presidente em seis episódios que compõem o podcast conhecido como Retrato Narrado. Desde a infância de Bolsonaro em Eldorado Paulista, conversas com pessoas que o viram crescer, a vida no Rio de Janeiro e os desafetos nutridos nos gabinetes de Brasília. 

No fim, mesmo que seja uma figura atípica no cenário político, nada no seu passado, principalmente no que diz respeito à sua criação, poderia justificar quem Bolsonaro seria no futuro — apesar de episódios absurdos que o cercavam. 

Retrato Narrado, um dos podcasts mais comentados em 2020, é uma série original do Spotify e da revista Piauí, com produção da Rádio Novelo. Os episódios podem ser escutados na plataforma de streaming já mencionada. 

The A24 Podcast 

The a24 podcast
Interessado por cinema? Um dos podcasts mais comentados em 2020 traz celebridades desse mundo para comentar aspectos da sétima arte.

O que Ari Aster, diretor de longas como Hereditário e Midsommar — O Mal Não Espera a Noite, e Robert Eggers, visionário por trás de A Bruxa e O Farol, têm em comum? Terror é o gênero que os une, é verdade. Ambos filmes, no entanto, foram produzidos pela A24, estúdio de cinema norte-americano que, aos poucos, cravou filmes como Lady Bird, Moonlight e Jóias Brutas, e conquistou uma legião de fãs.

Além de ser um case de sucesso, principalmente dentro do cenário hollywoodiano, a A24 conta com um podcast que junta figuras inusitadas que compõem a filmografia do estúdio, porém com afinidades artísticas, para discutirem cinema em sua plenitude — seja aspectos técnicos, roteiro e inspirações. 

Para os amantes da sétima arte, saber dos bastidores de seus filmes favoritos pode ser um prato cheio e, melhor ainda, por que não ouvir seus diretores prediletos trocando figurinha sem corte algum?

O podcast está disponível somente em inglês e pode ser encontrado na Apple Podcast, Anchor e Spotify

Bobagens Imperdíveis

Bobagens imperdíveis

Escritora de literatura independente e principalmente da cena DIY, Aline Valek surgiu fazendo zines com temas existenciais e muitas vezes oníricos. Eles serviam como refúgio para quem precisava de alento, ao mesmo tempo em que a diagramação única da edição conversava com o conteúdo da vez, algo próprio do impresso. 

Com dois livros nas costas, Aline se jogou no mundo do podcast para experimentar ainda mais com a linguagem com reflexões intimistas e com a mesma proposta textual. O único diferencial, neste caso, seria a possibilidade que o podcast concede de estabelecer ritmo, sem mencionar os efeitos sonoros. 

Se antes Aline era uma contadora de história nata, Bobagens Imperdíveis, podcast que leva o nome da zine e do primeiro livro da autora, eleva ainda mais o potencial criativo e sônico que diferenciam o podcast de outros produtos similares. 

Precisando ouvir algo leve que não te faça pensar muito? Você pode conferir os episódios na página do Spotify.

Expresso Ilustrada

Expresso ilustrada

Café da Manhã, da Folha de São Paulo, fez escola e foi um dos primeiros podcasts com enfoque em traduzir o material produzido dentro do jornal para uma linguagem envolvente e acessível. Tá se sentindo por fora do que acontece no Brasil e no mundo no quesito entretenimento? Para aqueles que apreciam o aspecto cultural do jornalismo, a Folha também conta com uma produção com enfoque somente nestas discussões disponível no Spotify

Expresso Ilustrada adapta o que é colocado no caderno de cultura e conta com a presença dos jornalistas para discutir pautas e assuntos do momento, em episódios variados que tratam sobre nomes da literatura brasileira até o valor das novelas para a sociedade. 

Para os usuários Apple, principalmente aqueles que possuem os iPhones ou iPads, que queiram se aventurar ainda mais nas possibilidades narrativas que os podcasts oferecem, conheça outros aplicativos que podem facilitar o acesso ao mundo dos podcasts.

E para você, qual foi o podcast mais comentado em 2020 na sua opinião? Deixe nos comentários!

Fonte: Spotify

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário