Polêmicas: 10 dicas para discutir e dialogar corretamente

dicas conversar dialogar manifestacoes brasil 13 de maio lula dilma sao paulo vem pra rua pixuleco dilmeco
Você já excluiu um amigo do Facebook, depois que ele fez um comentário ofensivo sobre política, religião ou outro assunto polêmico? Em tempos de discussões polarizadas e acalentadas sobre os mais diversos assuntos, talvez seja um ótimo momento para parar, pensar... e aprender a ouvir.

dicas conversar dialogar manifestacoes brasil 13 de maio lula dilma sao paulo vem pra rua pixuleco dilmeco

Você já excluiu um amigo do Facebook, depois que ele fez um comentário ofensivo sobre política, religião ou outro assunto polêmico? Ou lembra de alguém que você evita, apenas por que já não tem paciência para conversar com esta pessoa?

Em tempos de discussões polarizadas e acalentadas sobre os mais diversos assuntos, talvez seja um ótimo momento para parar, pensar… e aprender a ouvir. Afinal, nos dias de hoje, até o assunto mais trivial acaba gerando discussões intermináveis, sem que as partes cheguem a qualquer conclusão.

Celeste Headlee trabalhou como apresentadora de rádio por décadas, e usa dessa experiência para ensinar como conversar sem ofender, como ser compreendido e, mais importante, como aprender com um bom e balanceado diálogo.

Ela alerta que a humanidade nunca esteve tão polarizada/dividida quanto hoje: “as pessoas fazem decisões sobre onde morar, com quem se casar, que relações de amizade cultivar, baseado apenas no que já se acredita”. Ou seja, a noção pré-concebida, sem diálogo, costuma ser a regra. Isso significa que não estamos ouvindo.

Como bem lembra Celeste, uma boa conversa requer um balanço entre falar e ouvir. Veja essa e 10 outras dicas no vídeo abaixo:

Em tempo de manifestações, como este 13 de março, os ânimos pró ou contra o governo brasileiro atual, Dilma, Lula, Aécio, Bolsonaro, PT, PSDB, etc… ficam ainda mais à flor da pele. Então, antes de perder um amigo, quem sabe não compensa respirar fundo e tentar entender o que se ouve, sem lados ou partidos.

Fica a dica.

Fonte: Ted Talks, Foto por Daniel Sincorá.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta