Saiba porque o Twitter da Cher foi a conta mais popular de 2018

Cher
Cher é famosa na televisão, cinema, música e agora também no Twitter. Veja as estratégias da diva para dominar a plataforma

It’s Cher: Quando uma nova suprema surge, a anterior vai ficando mais fraca. Isso é American Horror Story. Mas também é o caso do Twitter.  É porque este ano uma velha conhecida vem movimentando a plataforma neste último ano: a diva pop original, que inventou a reinvenção e que vem dominando o mundo do entretenimento desde a década de 60, nada mais justo do que conquistar o mundo, uma rede social de cada vez: Cherilyn Sarkisian, ou melhor, Cher. 

A cantora, atriz e apresentadora dominou a fórmula mais desejada do show business: permanecer relevante mesmo com a passagem dos anos. Poucos artistas conseguiram continuar expressivos mesmo depois de tanto tempo. Cher fez todas essas coisas e foi bem-sucedida em todas elas. E, pra quem é especialista, por que não trazer um pouco de luz solar para as terras áridas do Twitter? 

Mas antes, vamos fazer as apresentações, mesmo que não tenha necessidade: você a conhece. Se você não sabe quem ela é, provavelmente gosta de algum artista de que se inspiraram nela. É porque antes da Lady Gaga, houve Madonna, e antes da Madonna… Cher estava presente no inicio de tudo.

E, em tempos de que um tweet é o principal meio de comunicação dos artistas com os fãs, a cantora fez questão de ser pioneira (do seu jeito) nas redes sociais. Mais especificamente do Twitter. E seu empenho não passou despercebido, tornando-se Trending Topics na plataforma e até garota propagando do aplicativo do passarinho. 

Mas afinal, quem é Cher?

Antes da música pop tornar forma, ela já conquistava o coração dos norte-americanos em uma dupla folk ao lado de seu marido: Sonny Bono. Na década de 70, eles estavam à frente de seu próprio programa de variedades. E ele era incitante e excitante, assim como a artista. 

Ela se divorciou do marido em 1975, arriscou sua primeira residência em Las Vegas (quando isso ainda nem era tendência), estreou na Brodway, migrou para o cinema e foi bem-sucedida e pioneira em cada uma dessas etapas. Em 1988, ganhou o Oscar de Melhor Atriz por O Feitiço da Lua.

Cher

Na década de 90, dirigiu seu primeiro longa, O Preço de Uma Escolha e lançou seu maior single pop: Believe. Ns anos 2000, voltou à sua residência em Las Vegas em um contrato milionário. É considerada uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos. Sendo a única artista a conquistar um single no topo das paradas ao longo de seis décadas.

Rainha do Twitter

E sua genialidade ao driblar os obstáculos da plataforma foi o suficiente para chamar a atenção do próprio Twitter, que rapidamente tornou a diva em sua garota propaganda em uma série de vídeos em que ela lê os próprios tweets e tenta explicar o que se passava em sua cabeça enquanto os redigia. 


Até o seu próprio perfil carrega sua singulariade digital: “Stand & B Counted or Sit & B Nothing. Don’t Litter,Chew Gum,Walk Past Homeless PPL w/out Smile.DOESNT MATTER in 5 yrs IT DOESNT MATTER THERE’S ONLY LOVE&FEAR.” (Levante e seja notado ou sente-se e seja nada. Não seja uma ninhada, uma goma de mascar, ande direto por pessoas em situação de rua sem um sorriso. Não importa, em cinco anos, não importa. Só há amor&medo; em tradução literal)

Seus tweets são um misto de indignação, humor ácido e aleatoriedade. Todos eles carregados de emojis. Em outras palavras, o combo perfeito para os usuários da plataforma, que reciclam seus tweets em memes infinitos que vem conquistando mais adeptos. Sua relação com a plataforma foi tema, inclusive, para uma esquete no programa Ru Paul’s Drag Race, que, ao homenagear a cantora em várias fases de sua vida, não esqueceram da diva engajada nas redes sociais.

A rainha dos memes de 2018

Cada país possui a diva que merece e, enquanto no Brasil, gifs da participação da Gretchen no reality show A Fazenda são material para os mais variados memes, na Terra do Tio Sam, são os tweets aleatórios que ganham notoriedade. Eis aqui um bom exemplo de tweet que viralizou na plataforma. E, ao notar do sucesso orgânico do tweet original, a cantora tentou apaziguar a situação, gerando, inclusive, um novo meme. 


Antenada na tecnologia

A cantora também viralizou quando tentou expressar sua insatisfação genuína em relação ao vazamento das informações vinculadas às redes sociais. É um exemplo de que artistas, mesmo quando tentam discutir assuntos relevantes, não conseguem escapar de tornar-se memes. Pelo menos é o que acontece com cada tweet da estrela. 

O tweet original deu lugar a um textão existencial que, para todos os efeitos, viralizou. E o mesmo foi tweetado, retweeado e utilizado como print à exaustão. 

E, desde então, ela tem se mostrado nada complacente ao mundo tech.

O uso das redes da cantora é pouco expressivo se comparado com outros artistas mais populares na plataforma. Artistas como Justin Bieber, Ariana Grande e Kanye West movimentaram e movimentam o Twitter de maneira mais expressiva. Quando colocado em números, o perfil com maior engajamento neste ano foi, sem exceção, o do grupo coreano BTS, com mais de 17 milhões na plataforma.

Mas não houve outra conta que gerou mais memes no exterior do que o da diva, mesmo que, em comparação, seus seguidores ainda são pouco expressivos: apenas 3 milhões. Mas é um lembrete de que a maneira com a qual lidamos com nossas celebridades mudou e muito com o advento da tecnologia, tanto que uma artista com mais de sessenta anos de carreira sinta a necessidade de estar conectada. E fazer isso com seu charme próprio, como sempre o fez. 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta