Por que pessoas incompetentes pensam que são eficientes?

170929170817 confidence training 1280x720 - Por que pessoas incompetentes pensam que são eficientes?
O fenômeno chamado Efeito Dunning-Kruger é visto na maioria dos seres humanos, o que faz com que muitos subestimem suas próprias habilidades

A confiança em suas próprias habilidades e conhecimentos é um aspecto importante para que a maioria das pessoas consiga evoluir em diversas áreas cotidianas e acadêmicas. Mas como saber se essa confiança é saudável ou não? Como saber se não estamos nos enganando e com isso nos negando uma evolução? O que nos separa de sermos realmente eficientes ou apenas iludidos?

Saber o quanto somos confiantes e o quanto nossas habilidades podem ser superiores as da maioria das pessoas vai além de ter uma boa auto estima, é preciso ser realista quanto a essas expectativas porque é isso que nos fará saber quando podemos ir em frente com nossas decisões e instintos e quando é hora de pedir por conselhos e opiniões.

bigstock D Knob Confidence Level 46141444 583x437 - Por que pessoas incompetentes pensam que são eficientes?

O erro de todos nós

Estudos psicológicos já confirmaram que nós, seres humanos em geral, não somos muito bons em nos avaliar de forma precisa. Pelo contrário, é muito comum que nossa avaliação seja mais voltada em nos dar mais crédito do que realmente merecemos em algumas habilidades. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Dunning-Kruger, em homenagem aos pesquisadores que o descobriram.

Os estudos em cima desse efeito mostram que as pessoas tendem a ter ilusões sobre sua superioridade em alguns aspectos. Por exemplo, um dos estudos pediu para que engenheiros de softwares avaliassem seu desempenho em duas empresas diferentes. Cerca de 32% dos engenheiros de uma empresa e 45% da outra colocaram a si mesmos como estando na faixa dos 5% entre os melhores. Em outro estudo, 88% dos motoristas que participaram do teste disseram ter habilidades acima da média para dirigir.

cant 2 720x419 - Por que pessoas incompetentes pensam que são eficientes?

A arte de se subestimar

O que é interessante é que geralmente quem dá a si mesmo o título de acima da média ou melhores em algo, são os que possuem capacidades mais reduzidas. O que nos leva a crer que parte de ser incompetente é também não saber julgar a si mesmo de forma apropriada, e é nisso que precisamos nos manter atentos para fugir desse grupo. Infelizmente todos nós somos vulneráveis a esse tipo de ilusão sobre si mesmo, porque todo mundo tem, querendo ou não, incompetências em certas áreas, mesmo que não queiram reconhecer o fato.

Então o que nos torna realmente competentes?

Embora possa parecer simples, a parte mais complicada é realmente saber quais são as áreas em que se tem habilidade e as que estão na sua área de incompetência. Para descobrir isso e para melhorar cada vez mais, uma dica importante é pedir por opiniões de outras pessoas. Muitas vezes você irá acabar descobrindo coisas que não gosta, mas é importante leva-las em consideração e separar as críticas construtivas das destrutivas.

60 Confidence 2 - Por que pessoas incompetentes pensam que são eficientes?

Outra dica importante é continuar sempre aprendendo. Mesmo que você ache que é bom em algo, nunca acredite que já sabe tudo o que tem que saber sobre aquilo. Continue sempre procurando melhorar, e isso o impedirá de cair no fenômeno Dunning-Kruger. Para entender um pouco mais sobre ele, confira o vídeo abaixo:

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via