Por que usamos #TBT e outras hashtags nas redes sociais?

Por que usamos #TBT e outras hashtags nas redes sociais?
Você já se perguntou porque enchemos algumas publicações com #s? E o que algumas das mais usadas, como #tbt, significam?

Você provavelmente já viu diversos posts com a hashtag #TBT, né? Ou até outras, como #wcw, #mcm… enfim, várias palavras ou abreviações precedidas por um #.

Mas, afinal, o que são hashtags? O que elas significam e por que as usamos? Eu explico a seguir:

O que são hashtags?

Normalmente, uma hashtag é utilizada por usuários de redes sociais como o símbolo “#” seguido de uma palavra-chave.

Mas, por que colocamos esse símbolo antes da palavra? Por que, ao fazer, isso, aquele conteúdo – uma foto no Instagram, um tweet no Twitter ou mesmo um post no Facebook – fica “categorizado” com o termo ou hashtag que você escolheu. Assim, quando eu coloco a hashtag #cachorros em uma foto no Instagram, ela passa a ser listada nas buscas de quem pesquisar por “cachorros” nessa rede social.

hashtag love instagram 2016 - Por que usamos #TBT e outras hashtags nas redes sociais?
Hashtag #love é a mais utilizada no Brasil

Ao criar um post sobre uma série com, por exemplo, uma #nomedasérie, o seu post vai ser colocado no mesmo campo em que todos os outros posts sobre a mesma série marcados com a mesma hashtag estão.

“Isso é muito comum em casamentos, por exemplo, quando o casal pedem que todos os convidados postem com a hashtag escolhida pelo casal”, lembra Maria Cecília Oliveira, cerimonialista de  casamentos especiais ou destination weddings da Inspirare. “Assim, quando a festa termina, todos podem pesquisar pelas fotos publicadas usando uma hashtag simples como #caroleleo, #patriciaejoão ou #felipeeberardino”, afirma.

O conteúdo então ficará disponível para qualquer pessoa que possa acessar a hashtag, permitindo o compartilhamento e interação baseados em um interesse mútuo, que é apresentado através da hashtag, que se torna um hiperlink. Dá até para buscar por hashtags no Google, e achar o que você procura.

Esse modo de categorizar palavras ficou muito popular, principalmente no Twitter, que marca os assuntos mais populares e comentados no momento com o Trending Topics. Nele, são rankeados os assuntos do momento, fazendo com que qualquer usuário que clique em um específico, tenha acesso a todo conteúdo que menciona a palavra-chave apresentada.

 

Mas não é só no twitter: as hashtags categorizam conteúdos em outras redes sociais como o Facebook, Pinterest e Instagram. É só clicar na #palavra-chave que você quer, que poderá consumir todo conteúdo que foi marcado como parte dessa categoria.

Além dessa utilização dos usuários, as hashtags também acabaram se tornando um forte elemento para campanhas publicitárias, empresas e instituições, fazendo o engajamento com os clientes ser mais fácil ao apresentar uma # sobre algum produto ou acontecimento.

BrasilEmGreve - Por que usamos #TBT e outras hashtags nas redes sociais?
Hashtags: tudo começou no twitter.

Quais são as hashtags mais usadas e por que as usamos?

Se hashtags agrupam postagens e conteúdo por determinada palavra-chave, alguns devem ser mais usados do que ouros porque o conteúdo deve ser mais fácil/mais interessante de produzir, certo?

E quais são algumas das hashtags mais usadas no Instagram e no Twitter no Brasil?

 

#TBT ou Throwback Thursday

Algumas delas são muito usadas no mundo todo, como é o caso  da #tbt. TBT é abreviação para Throwback Thursday, algo como “quinta-feira de voltar no tempo“. Ou seja, na quinta-feira de toda semana, as redes sociais se tornam um túnel do tempo para que os usuários postem fotos antigas, muitas que simbolizam algo que eles tenham saudades ou que simplesmente tiveram vontade de relembrar.

Por exemplo: uma foto do cachorro da sua família com quem você cresceu, mas que, infelizmente, faleceu tem um tempo. Você então usa esse espaço criado às quinta-feiras nas redes sociais para que você possa postar uma foto de sua criança ao lado do cachorro com a #tbt.

Só no Instagram, existem mais de 438.762.694 publicações marcadas com #tbt. 

 

#FBF ou Flashbak Friday

Outra hashtag que segue essa mesma linha é a #fbf, que representa Flashbak Friday, ou seja, sexta-feira do flashback. A sexta-feira então se torna outro espaço para os usuários de redes sociais para que eles possam fazer um flashback em suas vidas – aquele recurso de filmes e séries para mostrar alguma cena do passado de um personagem.

Se você perdeu a #tbt, você tem outra oportunidade de postar uma foto do seu passado, um dia depois, na #fbf.

fbf - Por que usamos #TBT e outras hashtags nas redes sociais?

 

A Turma do “Me segue de volta”

Outras hashtags das redes sociais são bem explicativas como, por exemplo, #likesforlikes ou #tagsforlikes, em que pessoas que querem vários likes em seus posts estão dispostas a darem likes em outras publicações, deixando isso claro para outros usuários com os mesmos objetivos e que podem, então, efetuar essa troca.

Como as hashtags são usadas para categorizar suas publicações, você também as usa para incluí-las em categorias que podem ser pesquisadas por outros usuários.

Se você gosta de natureza e tirou uma foto linda da última trilha que você fez em meio a àrvores e muito verde, você pode postar com a #natureza, #trilha, #goodvibes, #wildlife, enfim; hashtags que contemplam seu post e que podem trazer outras pessoas que gostam do que você postou até seu conteúdo, apenas ao clicar nas hashtags.

View this post on Instagram

Coutinho 💙 Messi ❤️

A post shared by Philippe Coutinho 🇧🇷 (@philcout7inho) on

Elas são um jeito fácil de você encontrar bastante conteúdo só ao clicar em uma palavra-chave. Gosta de cachorros e quer que seu feed no instagram seja repleto deles toda vez que você abrir o aplicativo? É só clicar na #cachorros ou #dogs e seguir os perfis que postam bastante conteúdo que pode ser contemplado por essa hashtag e, portanto, com o que você estava procurando.

Normalmente, hashtags em inglês são mais utilizadas, porque a língua é considerada universal e pode ser encontrada por pessoas do mundo todo, não apenas pelas que falam o mesmo idioma que você.

E você, que hashtags costuma usar? Conte pra gente!

hashtag - Por que usamos #TBT e outras hashtags nas redes sociais?

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via