POR TRÁS DO MEME: A Origem do Pose de Maloqueira

Montagem com figurinhas da Pose de Maloqueira
O ilustrador e designer Matheus Vieira é o artista por trás da figurinha 'Pose de Maloqueira' e ele conta a história e curiosidades sobre o meme
Anúncio
POR TRÁS DO MEME: A Origem do Pose de Maloqueira

Matheus Vieira é um ilustrador e designer de 20 anos que mora em São Paulo (SP) e trabalha numa agência de comunicação. Talvez você não conheça ele, mas provavelmente conhece uma criação dele: a figurinha da Pose de Maloqueira, que viralizou em todas as redes sociais e ganhou os grupos de WhatsApp.

Ele criou a figurinha (e várias outras) dois meses atrás. Desde então, o sticker bombou e chegou a ser usado (ou citado) por personalidades famosas, como o comediante Whindersson Nunes e até a atriz Sarah Paulson, que interpreta a enfermeira Ratched na série de mesmo nome, uma das estreias de setembro da Netflix. Veja abaixo o momento icônico em que a atriz imita a tal pose:

View this post on Instagram

the female bandit pose

A post shared by Best of Sarah Paulson ✨ (@mssarahpaulson) on

Já o vídeo do designer ilustrando a figurinha chegou a quase 1,5 milhão de visualizações no Twitter. No total, o tweet com o vídeo teve cerca de quatro milhões de impressões (curtidas, comentários, retweets etc). Assista abaixo:

Mas como surgiu o “Pose de Maloqueira“? Como é lidar com um hit tão grande? Vão ter mais figurinhas deste tipo num futuro próximo? O jovem ilustrador responde a tudo isso logo abaixo e te mostra o mundo por trás desse meme icônico.

Origem do Pose de Maloqueira

Tudo começou com a pose em si. Vieira contou que as “meninas do funk” faziam a pose em fotos há um tempo. Mas ela “hitou” mesmo depois que a cantora Pabllo Vittar tirou uma foto com um fã fazendo essa pose, durante um evento em Orlando (EUA) realizado em outubro de 2019. O momento histórico ficou marcado no Twitter:

Deste momento em diante, a “Pose de Maloqueira” viralizou e ganhou as redes sociais Brasil (e mundo) afora. Com o tempo, muita gente passou a postar fotos e vídeos fazendo a pose. E é aí que Matheus Vieira entra.

“A Pabllo Vittar veio antes [da minha figurinha]. Eu me inspirei na foto da Pabllo para fazer a figurinha.”

Matheus Vieira, ilustrador e designer que criou a figurinha Pose de Maloqueira

Confira abaixo uma variação da figurinha:

O fenômeno da figurinha

Inspirado na Pabllo, o ilustrador postou o vídeo desenhando a figurinha nas redes sociais. Primeiro, Vieira conta que o vídeo viralizou como meme. Depois, a galera começou a pedir para ele realmente criar a figurinha para usarem no WhatsApp e demais redes sociais.

Logo em seguida, o designer conta que vieram os pedidos para uma “sequência” da figurinha da Pose de Maloqueira.

“A princípio, eu não tinha planejado nada. Eu tinha feito o desenho por fazer mesmo. E aí como muita gente começou a me pedir para fazer uma ‘continuação’, eu fiz outros dois vídeos em seguida, nos mesmos dias, e postei [as figurinhas]”

Matheus Vieira

Veja abaixo uma das “sequências” do sticker da pose:

Além de alcançar o pessoal da internet, as figurinhas do Matheus chegaram a pessoas e marcas famosas. No Brasil, o comediante Whindersson Nunes postou, no Instagram, um print de uma conversa no WhatsApp em que ele usa uma das figurinhas criadas pelo ilustrador.

Ainda no Brasil, Vieira conta que a Havaianas entrou em contato com ele para usar sua ilustração num tweet. O resultado ficou bem icônico também. Veja abaixo:

O hit tomou proporções internacionais quando a Netflix Brasil usou a figurinha da “Pose de Maloqueira” num vídeo em que a atriz Sarah Paulson lê tweets de fãs. Nele, a atriz chega a imitar a pose da figurinha. Assista abaixo um trecho do vídeo (a versão completa está no YouTube):

“Quando eu vi que a Netflix tinha usado a figurinha e ela fez a pose eu pensei: ‘Caramba, olha o nível que isso chegou!’. Alcançou muita gente mesmo. Foi uma experiência muito louca.”

Matheus Vieira

Lidando com o hit

Sequência de figurinhas da Pose de Maloqueira
Sucesso das figurinhas impactou a vida de Matheus Vieira de várias formas

Tomando proporções nacionais e internacionais, é claro que o hit das figurinhas ia impactar a vida do designer.

“Eu fiquei completamente chocado, porque foi um vídeo muito despretensioso. Eu só postei  porque estava engraçado e aí comecei a ver que estava ganhando likes e o pessoal estava compartilhando muito. Eu pensei: ‘Nossa…o que aconteceu?’.”

Matheus Vieira

A história também chegou na agência de comunicação BBRO, onde o designer trabalha. Foi lá que rolou uma história engraçada. 

Matheus conta que desde antes de desenhar o sticker da “pose de maloqueira”, ele e os colegas de trabalho já tiravam fotos fazendo a pose. E seu chefe não entendia o meme.

Depois que a figurinha viralizou, ele contou para o seu chefe… que continuou sem entender nada. Depois de um mês, quando contaram a ele sobre as proporções que as figurinhas do designer alcançaram, o chefe questionou por quê Vieira não tinha contado para ele antes. E o ilustrador respondeu que tinha contado sim, mas que ele (o chefe) não tinha entendido.

Sequência de figurinhas da Pose de Maloqueira
Designer desenhou mais packs de figurinhas depois da Pose de Maloqueira

Falando em trabalho, o ilustrador brinca que hoje em dia tem vontade incluir o hit dos stickers no seu currículo.

“Quando alguém me perguntar o que eu faço da vida, vou responder que eu fiz a figurinha da pose de maloqueira. Isso já meio que acontece às vezes. Quando eu converso com alguém, meus amigos comentam: ‘é ele que fez a figurinha da pose de maloqueira’.”

Matheus Vieira

Questões de direitos autorais

Print da figurinha Pose de Maloqueira
Matheus conta que pessoas e páginas criaram conteúdo com sua figurinha sem dar crédito

Conforme as figurinhas viralizaram, muitas pessoas e páginas aproveitaram o hype para criarem conteúdo em cima disso sem dar os devidos créditos ao designer.

“Muita gente acha que só porque está na internet não tem dono. E não é o caso, porque eu trabalho com arte. Eu entendo que a figurinha viralizou, só que eu acho que muitas vezes as pessoas querem ganhar fama em cima de uma coisa que não pertence a elas.”

Matheus Vieira

Ao confrontar essas pessoas e pedir para que incluíssem seu nome como sendo o criador da figurinha Pose de Maloqueira, Vieira conta que algumas responderam “com deboche”. Por outro lado, algumas páginas deram a devida importância à solicitação do ilustrador e incluíram seu nome nos posts em que usaram seus stickers.

O que fazer neste caso, então? Qual a melhor forma de lidar com conteúdos artísticos quando você é criador de conteúdo e quer usar algo (imagem, ilustração etc) mas não sabe quem fez? 

Print de uma busca do Google sobre quem fez a figurinha da Pose de Maloqueira
Na dúvida, ‘dá um Google’

Para o designer, a primeira coisa a se fazer é “dar um Google“. Matheus conta que na maior parte dos casos é fácil encontrar os autores. A segunda coisa a se fazer, para ele, é entrar em contato com o autor e pedir para o usar o que ele fez.

“Citar a minha @ nas redes sociais já é mais do que o suficiente para mim. Não precisa nem ficar escancarado. Por exemplo, se colocar na legenda do vídeo para mim já está ótimo.”

Matheus Vieira

Matheus Vieira: o artista das figurinhas

Foto do criador da figurinha Pose de Maloqueira
Matheus Vieira é ilustrador, designer e apaixonado por desenhar

O ilustrador conta que é apaixonado por desenho desde criança. Ele começou a desenhar quando tinha entre 12 e 13 anos – e não parou desde então.

“Durante muito tempo eu usei a mesa digitalizadora no computador, desenhando pelo Photoshop. Dois anos atrás, eu comprei um iPad porque dá para desenhar direto na tela e ele é móvel. Acabou ficando muito mais fácil para mim.”

Matheus Vieira

Quando ingressou numa faculdade de design, Vieira conta que a ilustração acabou virando parte da sua carreira. Atualmente, ele trabalha como ilustrador freelancer (autônomo) e participa de exposições e feiras de arte que rolam em São Paulo (SP). 

Seus trabalhos ganham vida num iPad (6ª geração), usando uma Apple Pencil. E a rede social que ele mais gosta de compartilhar suas ilustrações é na sua página no Instagram. Confira abaixo:

Instagram de Matheus Vieira, que fez a figurinha Pose de Maloqueira

Recentemente, o designer tem se aventurado na Twitch. E você também encontra o Matheus no Twitter e no TikTok (@eitaterry).

Sobre projetos futuros, o designer disse que no momento está atarefado com seu TCC. Mas ele também disse que pretende, sim, desenhar mais figurinhas em breve.

“Já estou pensando nos próximos stickers. Se eles vão viralizar, eu não sei. Mas já estou planejando!”

Matheus Vieira, ilustrador e designer que criou a figurinha Pose de Maloqueira

O pacote com as figurinhas desenhadas por Matheus está no aplicativo Sticker.ly (disponível para Android e iPhone). No app, é só pesquisar por “eitaterry” ou “Pose de Maloqueira” que você encontra o pack. Até a publicação desta matéria, o pacote teve cerca de 100 mil downloads.


O que você achou da origem da figurinha Pose de Maloqueira? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter