Por que utilizar uma VPN para se proteger da Internet no Brasil?

Depositphotos 148216365 xl 2015 scaled
O brasileiro adora a internet, mas se conectar em qualquer rede Wi-Fi pode não ser tão seguro assim; saiba como evitar

O brasileiro adora a internet. Segundo as estatísticas, são o povo que mais passa tempo conectado, ficando atrás apenas de tailandeses e filipinos. São mais de 9 horas por dia navegando na rede, seja assistindo vídeos no YouTube, enviando mensagens, postando fotos ou compartilhando notícias.

Quase 60% das pessoas que utilizam as redes sociais o fazem através do celular. O WhatsApp e o Facebook lideram a lista dos aplicativos de interação social mais baixados entre os internautas, enquanto a Netflix ainda é a plataforma campeã, quando se fala em entretenimento.

Contudo, existem alguns aborrecimentos e até perigos escondidos à espera de um usuário desprevenido ou que ainda não está preparado para lidar com astúcia e a sofisticação dos atuais criminosos virtuais. E, em razão dessa audiência enorme, o Brasil têm estado na mira frequente de espionagem, monitoramento, ataques e todo o tipo de invasão na internet.

Ainda que a principal função de uma VPN seja a segurança, existem outras tantas funcionalidades que certamente vão trazer muitos benefícios ao seu dia a dia.

Navegue com segurança e privacidade em qualquer lugar

Ao chegar num bar, restaurante ou café, logo vem a pergunta ao garçom: “vocês têm Wi-Fi?”. Quem não adora compartilhar aquela selfie do chopp com os amigos ou daquele prato esculpido por um renomado chef nas redes sociais?

Uma conexão Wi-Fi em um lugar desconhecido pode armazenar dados sem seu consentimento assim que você acessa a internet
Uma conexão Wi-Fi em um lugar desconhecido pode armazenar dados sem seu consentimento assim que você acessa a internet

Todavia, serviços públicos de Wi-Fi podem trazer consigo surpresas desagradáveis, uma vez que não oferecem nenhum tipo de garantia ao usuário. Como saber se aquela operadora não está coletando dados de seu smartphone enquanto você navega? A VPN protege você.

Um bom provedor de VPN Brasil possui centenas, milhares de servidores ao redor do mundo. Ao realizar uma conexão Wi-Fi utilizando uma VPN, você vai selecionar um determinado servidor, que pode estar localizado numa cidade nos Estados Unidos, em Israel ou na Coreia do Sul, por exemplo. Assim, seu IP real será substituído por um endereço de IP fornecido pelo servidor escolhido, garantindo seu anonimato e privacidade ao navegar na rede.

Além disso, dados enviados e recebidos são criptografados, o que não permite que os curiosos online decifrem o que está sendo acessado.

Minimize a exposição massiva a anúncios indesejados na internet

Assim que você clica em um produto, aparecerão diversos relacionados durante a navegação
Assim que você clica em um produto na internet, aparecerão diversos relacionados durante a navegação

Mecanismos de busca têm nos anúncios uma forte fonte de receita. E, quando fazemos uma pesquisa por determinado produto, firmamos, sem vontade própria, um acordo unilateral de longo prazo com um anunciante.

Por onde caminhamos na internet – seja no computador, no tablet ou no smartphone – lá está aquele vestido, sapato, bolsa, carro novo, oportunidade única e imperdível para adquirir uma TV de última geração em milhares de prestações.

Você é incansavelmente perseguido, pois é localizado via IP e através de algumas outras correlações, com o endereço de e-mail e identificação no navegador.

Um serviço de VPN promove o divórcio amigável – sem delongas ou questionamentos – com os mecanismos de busca e com os anunciantes, pois permite que você navegue na internet anonimamente, realizando cada acesso com um IP diferente.

Amplie o acesso a diversos catálogos internacionais de filmes e séries

Netflix americana tem muito mais opções que a Netflix brasileira
Netflix americana tem muito mais opções que a Netflix brasileira

O brasileiro é notadamente fã de filmes e séries. E, segundo reportagem, os assinantes da Netflix estão passando mais tempo na plataforma que interagindo com amigos, se divertindo com a família, socializando no Facebook, se exercitando ou lendo. Curioso, preocupante, alarmante? Enfim… tema para outro artigo.

A questão é que o serviço de streaming chegou para ficar e está mudando os hábitos e a rotina das pessoas. E todo mundo já sabe que o catálogo da Netflix americana é cerca de 30% maior que a biblioteca brasileira, em razão de acordos de licenciamento e direitos de transmissão de conteúdo.

Um bom serviço de VPN acompanha esse ritmo, investindo continuamente na ampliação e manutenção de sua estrutura. Dessa maneira, você pode contar com inúmeros servidores ao redor do globo e consegue ter acesso não somente à Netflix nos EUA, como também emissoras no Reino Unido, Austrália ou Canadá, a partir de milhares de endereços de IP.

Você não precisa ficar paranoico sobre todas as redes Wi-Fi que se conectar a partir de agora, mas mantenha seus dados em sigilo em redes públicas, para evitar o roubo de informações importantes.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter