Os últimos dias têm sido de intenso trabalho para a equipe do portal de desenvolvedores da Apple. Desde o dia 18 de junho o portal esteve fora do ar, aparentemente em razão de uma manutenção de rotina.
Somente 2 dias depois, a empresa decidiu revelar o que realmente ocorreu, enviado um notificado a todos os cadastrados. Segundo a nota, o acesso aos servidores foi impedido após a empresa identificar a tentativa de acesso de um hacker que tentou coletar informações pessoais dos desenvolvedores registrados no portal.
O autor da façanha já foi identificado. Ou melhor, ele fez questão de tornar públicas suas ações. Sob o nome de Ibrahim Balic, o “pesquisador de segurança” revela que obteve mais de 40 mil dados, entre eles os nomes e emails/Apple IDs de desenvolvedores cadastrados, mas garantiu que não usará as informações de maneira maliciosa. No vídeo abaixo ele explica suas intenções:
Cópia do vídeo. O enviado pelo autor não está mais público.
Desde então, a Apple tem trabalho bastante para revisar e atualizar seus sistemas de segurança, visando reconstruir todo o banco de dados de forma a prevenir novos ataques. Ainda, a empresa garantiu que compensará os desenvolvedores inscritos por todo o período que o portal estiver fora do ar, através da extensão do vencimento e disponibilidade dos aplicativos publicados na App Store.
Uma página de status foi criada para acompanhamento do andamento da reestruturação. Ao todo, já são 7 serviços que voltaram, a operar normlamente e, em breve, espera-se que o acesso a todo o portal seja normalizado.
Espera-se que o lançamento da quarta versão beta do iOS 7, adiado em razão deste ocorrido, seja anunciado também nos próximos dias. Para saber como instalar o sistema em sua máquina, veja este tutorial de instalação.