App e-título

Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina na quarta-feira

Avatar of victor pacheco
Com falhas e quedas de serviço, site do TSE recebe acessos além da capacidade. Data final de regularização vale também para quem quiser transferir domicílio eleitoral ou incluir nome social

Todas as pessoas com mais de 16 anos ou que terão 16 anos completos no dia das eleições de 2022 já podem solicitar seu primeiro título de eleitor até o próximo dia 04 de maio. O prazo para realizar a troca de zona eleitoral ou regularizar o título de eleitor emitido anteriormente também vai até a próxima quarta-feira.

Confira detalhes sobre os últimos dias e como você pode fazer tudo sem sair de casa antes que o prazo se encerre. Durante a tarde desta segunda-feira (02), o site do TSE passou por instabilidades que impediram a solicitação de novos documentos.

Como emitir ou regularizar título de eleitor pela internet?

Se você tem 16 anos completos ou terá esta idade no 02 de outubro de 2022, é possível solicitar o primeiro título de eleitor por meio do site do TSE, que conta com a plataforma TituloNet. Todo o processo pode ser feito de casa, por meio um computador ou smartphone e você precisa apenas preencher os campos para em seguida enviar fotos comprovando o que foi enviado anteriormente.

Link da plataforma titulonet para  emitir ou regularizar título de eleitor pela internet
Plataforma permite resolução de problemas pela internet (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Quando tudo estiver concluído, basta acompanhar o processo pela seção Acompanhar requerimento e depois fazer login no aplicativo e-Título com os mesmos dados informados no processo. Para ter acesso à identificação por biometria, será necessário comparecer ao cartório eleitoral de seu município, mas isso não lhe impede de votar em outubro.

Showmetech já fez uma matéria completa para ajudar quem precisa tirar o título de eleitor, não deixe de conferir. Se você tiver acesso limitado à internet, os cartórios eleitorais de todo o Brasil estão realizando mutirões em diversas cidades e estados para que os cidadãos estejam com o documento em mãos e/ou regularizados até o final da quarta-feira.

Site do TSE apresenta problemas

Quem deixou os últimos dias do prazo para emissão ou regularização do título de eleitor precisará de paciência. O site do TSE está apresentando instabilidades, e além da página inicial não recarregar por completo, a plataforma TítuloNet também esteve fora do ar.

Apesar do endereço https://tse.jus.br/ não carregar por completo, usuários ainda conseguem acessar a página inicial por meio do http://www.tse.jus.br/. Quando tentamos acessar a página para resolver problemas relacionados ao título de eleitor, as informações não são exibidas corretamente. Confira abaixo:

Site do tse com problemas
Site do Tribunal Superior Eleitoral apresentou instabilidades com alta de acessos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmtech)

O Downdetector, que permite a notificação de problemas em redes sociais e demais sites da internet, registrou 45 notificações até às 15:36 da tarde do dia 02 de maio de 2022. Os problemas se estendem em diversas páginas do órgão eleitoral na internet.

Downdetector indicando problemas no site do tse
Internautas também relataram problemas nas redes sociais (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O TSE ainda não se pronunciou sobre o que pode ter causado o problema em seu site oficial, mas um dos possíveis motivos é a alta procura dos cidadãos para emitir ou organizar as informações no banco de dados do Governo Federal.

Quando acontecem as eleições de 2022?

O dia 02 de outubro foi definido pelo TSE para que todos os brasileiros aptos a votar possam exercer seu papel de cidadão. Será necessário escolher um novo Presidente e um novo Governador, assim como deputados federais e estaduais. No caso de necessidade de segundo turno, os brasileiros voltarão às urnas no dia 30 de outubro deste ano.

É importante se atentar ao horário: apesar do Brasil ter quatro fuso horários, os mesários e demais funcionários que trabalharão nas eleições estão instruídos a seguirem o horário de Brasília como base. Anote na agenda: será possível votar das 08h às 17h do dia 02 de outubro, de acordo com o horário de nossa capital.

Você está aproveitando os últimos dias para resolver alguma pendência? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira como tirar o novo RG digital com QR code.

Fontes: Agência Brasil l DownDetector

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
10
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados