Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

The Sphinx Observatory 990x557 - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo
O mundo é um lugar grande e repleto de construções escondidas que você nem imaginava que existiam.

Prédios e outras construções são erguidas ao redor do mundo a todo momento. Se você vive em um centro urbano, essa é uma realidade a qual já está acostumado. Os propósitos são dos mais variados como fornecer moradia, infraestrutura, suporte ao crescimento econômico, etc. Porém, existem alguns tipos de construções planejadas justamente para serem localizadas nos locais mais remotos do globo.

Os prédios remotos do mundo

Chamados de “prédios remotos” ou simplesmente de construções remotas, essas instalações estão em diversos locais do mundo. Raramente são locais visitados por pessoas e suas finalidades são várias. Neste artigo, vamos explorar os principais prédios escondidos ao redor do globo com um compilado feito pelo site B1M.

Confira abaixo o vídeo que reúne todas as informações e curiosidades desses prédios remotos:

Bishop Rock Lighthouse, Reino Unido

Oficialmente, a ilha em que esse farol se encontra é o menor pedaço de terra em água no mundo com uma construção. A Bishop Rock se encontra na parte mais ao noroeste do arquipélago de Scully e fica a 70 km da cidade mais próxima, Penzance, nas terras do Reino Unido (UK).

6%20 %20BRL%20 %20Cridit%20Trinity%20House - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Com o aumento das navegações entre a Grã-Bretanha e a América do Norte no século 19, várias embarcações estavam encalhando nas ilhas próximas ao Império Inglês, tornando urgente a construção de um farol para guiar os barcos.

Os trabalhos de construção começaram em 1847, sendo que a estrutura original estava planejada para ter 37 metros de altura em vigas de metal. No entanto, a luz do farol nunca foi acesa pois a torre foi varrida pelo mar em 1850 antes de a obra ser concluída.

O farol atual começou a ser construído em 1851. Dessa vez, a estrutura foi construída com granito, especialmente enviado para essa localização remota da Grã-Bretanha.

O desafio de encontrar um terreno adequado, em uma parcela de terra tão pequena, fez com que as pedras da fundação fossem dispostas embaixo da linha da água. Para fazer isso, o time do projeto construiu uma represa em torno do local e secou a área, permitindo que os trabalhos continuassem.

5%200%20bishops rock helipad%20 %20credit%20David%20Wilkinson - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Acesa pela primeira vez em 1858, os trabalhos em torno da construção  da torre continuaram até 1881, envolvendo a estrutura original em outra camada de granito e aumentando sua altura até 49 metros.

Com o acesso via barco se tornando muito complicado, um heliporto foi instalado no teto do farol em 1976. As visitas ao farol foram frequentes até que ele se tornou completamente automatizado, em 1992.

Tash Rabat, Quirguistão

Tash Rabat, nas regiões mais distantes da província de Naryn, no Quirguistão, serviu durante muitos séculos como um “caravanserai” ou ponto de parada para comerciantes que percorriam a Rota da Seda entre a Europa e a Ásia.

11a%20 %20Tash Rabat in mountains%20credit%20Jonathan%20North%20Washington - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Acredita-se que ela tenha se originado como um mosteiro já no século 10, a estrutura oferecia segurança e abrigo aos viajantes cansados enquanto faziam suas perigosas viagens entre os dois continentes.

Com 31 quartos e salões com telhados em forma de cúpula, toda a estrutura é construída a partir de pedra britada e argila proveniente das imediações.

13a%20 %20Kyrgyzstan 2016 132 new%20credit%20Michael%20Turtle - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Embora não seja usado hoje, o site ainda pode ser acessado por uma longa caminhada a cavalo. Para aqueles que querem ficar a noite depois de tal viagem, os cuidadores do local oferecem alojamento em yurts tradicionais nas proximidades.

Cofre global de sementes de Svalbard, Noruega

Apelidado de “cofre do Apocalipse”, o Cofre Global de Sementes de Svalbard na Ilha Spitsbergen fica a 1.300 quilômetros do Pólo Norte e é um dos edifícios mais remotos da Terra por uma razão muito importante.

18%20 %2025278076517 73b646b94c o%20credit%20Riccardo%20Gangale%20and%20the%20Norwegian%20Ministry%20of%20Agriculture%20and%20Food - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

O cofre armazena as sementes dos bancos de genes de todo o mundo, garantindo sua sobrevivência e protegendo a oferta global de alimentos em caso de crise global ou regional em grande escala.

Construído pelo governo norueguês em 2008, o local foi escolhido especificamente por seu afastamento, falta de atividade tectônica e clima frio que ajuda a manter as temperaturas abaixo de zero da abóbada, mesmo no caso de um mau funcionamento da refrigeração.

19%20 %2015599478162 dc83e92ca8 o.jpg%20Matthias%20Heyde%20and%20the%20Norwegian%20Ministry%20of%20Agriculture%20and%20Food - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

A instalação foi construída por meio de perfurações na lateral da montanha por 120 metros de arenito. O posicionamento do cofre a mais de 130 metros acima do nível do mar garante que seu conteúdo permaneça protegido, mesmo no caso de derretimento das calotas polares.

Com a maior parte da estrutura localizada no interior da montanha, o único sinal da instalação ao nível da superfície é a sua impressionante entrada em aço e betão, coberta por uma instalação artística de espelhos, prismas e fibras ópticas.

Estação de pesquisa Halley VI, Antártida

Do extremo norte ao extremo sul de nosso planeta, a estação Halley de Pesquisa Antártica abriga o British Antarctic Survey. Chamada de “A Sexta”, depois que cinco instalações de pesquisa anteriores sucumbiram aos elementos, a atual base Halley foi projetada para reagir ao ambiente hostil e em constante mudança da Antártida, aumentando enormemente sua expectativa de vida.

Image%201%20 %20Courtesy%20of%20Anthony%20Dubber - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

A instalação consiste em vários módulos dispostos em linha reta e orientados perpendicularmente aos ventos predominantes. Esse layout faz com que a neve se forme no lado a sotavento, deixando o lado de barlavento livre de desvios, reduzindo os requisitos de gerenciamento de neve. Também age para criar uma superfície de gelo sólida para os veículos manobrarem.

Os módulos da estação são apoiados em grandes esquis de aço e pernas hidráulicas que permitem que eles sejam levantados à medida que os níveis de neve são construídos e movidos para locais alternativos, conforme necessário.

A base fica na prateleira de gelo Brunt; uma placa de gelo de 150 metros de espessura que se move constantemente 400 metros mais perto do mar a cada ano. Uma vez que o gelo atinge a borda da plataforma, ele se afasta no oceano criando icebergs. À medida que a base da Halley se aproxima da borda da prateleira ao longo do tempo, os módulos podem ser rebaixados e rebocados por tratores para uma nova posição mais para o interior.

Para construir essa instalação de última geração em um local tão inóspito e remoto, os módulos foram pré-fabricados fora do local e testados na África do Sul antes de serem enviados para a Antártida.

Image%203%20 %20Courtesy%20of%20Andy%20Cheatle - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Uma vez lá, os módulos foram descarregados e rebocados para o topo da plataforma de gelo antes que a montagem final pudesse ocorrer. A construção teve que ocorrer nos breves períodos de verão da Antártida, que duram apenas três meses – e o esquema levou três verões para ser concluído, abrindo em 2013.

Agora em operação, a Estação de Pesquisa de Halley abriga 52 pesquisadores durante os meses de verão, enquanto 16 permanecem atrasados a cada ano para enfrentar o extremo inverno do continente.

Observatório da Esfinge, Suíça

De um local frio para outro, o Observatório da Esfinge nos Alpes Suíços está situado a 3.571 metros acima do nível do mar e é o projeto de construção de maior altitude realizado na Europa até hoje.

Embora o observatório seja realmente remoto, sua construção foi possível graças à missão de 20 anos de conquistar os Alpes por ferrovia e à inauguração da maior estação ferroviária da Europa, nas proximidades, em 1912.

iStock 637381606%20small - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Esse feito possibilitou a construção do observatório, com materiais e trabalhadores capazes de serem transportados para dentro de 100 metros do local.

Desde a sua inauguração em 1937, o observatório sofreu inúmeras atualizações à medida que a tecnologia progrediu, e ainda é um importante centro de pesquisa em astronomia, glaciologia e meteorologia. O observatório oferece aos turistas a oportunidade de apreciar a vista do “topo da Europa” e pode ser acessado a partir de um poço de elevador que atravessa a montanha que liga à estação ferroviária de Jungfraujoch.

Hotel Eso, Chile

Nas profundezas do Deserto do Atacama, no Chile, fica o Hotel Eso, de tirar o fôlego. Com destaque no filme Quantum of Solace, de James Bond, de 2008, o hotel não está aberto ao público e serve de alojamento para pesquisadores que trabalham no European Southern Observatory.

44c2d17408dececa5d3ffda775b068ef - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Construído para minimizar o seu impacto sobre o deserto circundante, o hotel encontra-se dentro de uma depressão natural na paisagem, com apenas a sua cúpula do jardim central visível no horizonte.

Construído principalmente com concreto – como tijolo e aço foram considerados economicamente impraticáveis e não se encaixam com o contexto do deserto – o hotel oferece 108 quartos, 18 escritórios, sauna, jardins, piscinas e uma biblioteca, o hotel foi apelidado de “Oasis”. para os astrônomos ”.

Sentados a uma altitude de 2.400 metros, e com menos de 1 cm de chuva por ano, os navios-tanque levaram água para o local para misturar o concreto durante a construção. Até hoje, o complexo ainda depende de entregas regulares de água para permanecerem funcionais.

33%20 %20ESO Hotel Su%CC%88d West Fassade Da%CC%88mmerung%20Credit%20 %20I.%20Werz Rein - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

Tingida de vermelho para se misturar com os arredores, a fachada de concreto do hotel também fornece massa térmica significativa, ajudando a regular o seu clima interno ao longo dos extremos do dia do deserto.

Gostou das dicas? Conhece outros prédios remotos que poderiam estar nesta lista? Escreva pra gente!

The Sphinx Observatory - Prédios remotos: conheça as construções mais escondidas do mundo

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via