Saiba como preservar a bateria do notebook e do smartphone

aumentar vida útil da bateria
Confira algumas dicas para aumentar a vida útil da bateria do smartphone e do notebook e não precisar procurar desesperadamente por uma tomada

Quando o assunto é bateria, o que todos queremos é, certamente, maior vida útil. Afinal, à medida que usamos nossos eletrônicos (notebooks, smartphones, tablets, etc.), a tendência é de que ela dure cada vez menos. Para contornar esses problemas, separamos algumas dicas sobre como preservar a bateria do notebook (também serve para o celular).

Nesse quesito, as opiniões divergem muito. Há quem diga que o ideal é deixar descarregar tudo para depois carregar novamente, mas há quem afirme que isso não é verdade. Em quem acreditar? Essa é uma das dúvidas que esclareceremos.

Dicas para preservar sua bateria

Calor: o inimigo número 1

É um fato que calor excessivo pode danificar a bateria. Porém, muita gente vive perigosamente nesse sentido.

Sabe aquela mania de colocar o computador em cima de um travesseiro ou de um cobertor? Então, você precisa acabar com ela. Quando um notebook é apoiado em superfícies “macias”, a tendência é de que elas fechem as saídas de ar, de modo que há um aquecimento maior. Esse calor pode trazer danos sérios para a sua bateria.

bateria notebook
Evite apoiar o computador sobre superfícies macias para não bloquear as saídas de ar (Imagem:freepik.com)

É preciso que você mantenha as saídas de ar desobstruídas e, se for preciso, use coolers ou bandejas externas. A dica é sempre usar uma superfície rígida para apoio. Mesmo se você quiser usar o notebook na cama, é só colocar algo que não vai obstruir as saídas de ar (como uma bandeja própria para notebooks, bandejas de madeira, pranchetas, etc.).

No caso de smartphones, o ideal é sempre deixá-lo um pouco parado quando você percebe que ele está quente. Se for preciso, retire a capinha e “deixe-o descansar”.

Se o ideal é evitar o calor, bolsos e travesseiros também não são indicados. Ainda, não deixe nem o computador nem o celular no sol e muito menos fechados no carro (onde a temperatura pode subir vários graus).

Frio demais também não é ideal e, se você já cogitou colocar (ou já colocou) o celular ou a bateria no congelador para esfriar, não faça (mais) isso. Primeiro que eletrônico e umidade são duas coisas que não devem se misturar. Mesmo se você colocar só a bateria, ela contém substâncias que podem congelar e isso acarreta o dano.

Ajuste as configurações

Brilho na tela no máximo, milhões de programas abertos no computador, uso máximo de todos os recursos que ele oferece… Essa é a combinação perfeita para você evitar quando quer poupar bateria.

Para notebooks, muitos sistemas operacionais possuem modos de economia de energia, que também podem ser configurados. No Windows, esse recurso está disponível com fácil acesso (clicar no ícone da bateria ou digitar “bateria” na barra de pesquisa e ir em “Configurações de bateria”). No Mac também é simples, basta ir em “Preferências do Sistema” no menu e clicar em “Economizador de Energia”. Ainda, muitos GNU/Linux também possuem opções de economia de energia (e a simplicidade é a mesma).

Os smartphones também possuem modos de economia de energia que permitem escolher quais aplicativos serão usados e as configurações. Uma dica interessante para quando você quer economizar bateria é começar reduzindo o brilho da tela.

Não deixe descarregar completamente

Já que as baterias atuais não sofrem de problemas de memória, você não precisa esperar que ela descarregue completamente para colocar na tomada. Inclusive, há quem defenda que você não deve deixar nem carregar completamente (atingindo os 100%).

No caso de smartphones, não deixar carregar completamente é fácil, mas isso é um pouco mais complicado em notebooks de uso contínuo, já que ninguém fica colocando e tirando da tomada o dia inteiro durante a jornada de trabalho.

carregamento bateria notebook
Não é necessário deixar o eletrônico descarregar completamente para ligar na tomada (Imagem: cnet.com)

A vantagem é que esses aparelhos recentes interrompem o carregamento quando atingem 100%. Então você também não precisa ficar tirando e colocando a bateria do notebook. Isso é um risco quando você está usando sem bateria, há interrupção no fornecimento de energia e o computador desliga, podendo causar danos no hardware (sem falar da raiva de perder tudo sem salvar). Muitas baterias nem são removíveis.

Evite o carregamento sem fio

Parece fantástico apenas colocar o smartphone sobre uma superfície para carregar (carregamento indutivo). Porém, os carregadores sem fio podem reduzir significativamente a vida útil das baterias.

Uma pesquisa mostrou que sobreposição de dois aparelhos pode aumentar o aquecimento, visto que não há espaço suficiente para que o calor se disperse. Além disso, se o aparelho estiver em uma posição errada, pode haver perdas na eficiência do carregamento e maior aumento da temperatura.

Não é que você nunca mais deve usar o carregamento indutivo. Ao fazer os experimentos e as devidas inferências, essa pesquisa abriu portas para que seja encontrada alguma solução para esse problema.

Agora que você já sabe como aumentar a vida útil da sua bateria, para fechar, fica aqui um momento conscientização: as baterias e os eletrônicos em geral representam um grande problema ambiental no quesito descarte. Todo esse material não deveria ir para lixões e aterros sanitários. Portanto, não jogue nada disso no lixo, procure pontos de descarte mais próximos de você.

Fontes: Phys.org; PCMag; Science Daily.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta