Início » MOBILE » Android » Prévia do Chrome OS deve ser apresentada ainda hoje.
Android Computadores Geral

Prévia do Chrome OS deve ser apresentada ainda hoje.

O Google está oferecendo uma prévia do Chrome OS hoje. A pretensão da empresa é suceder onde há décadas a Apple e o Linux falharam: deter o domínio do Microsoft Windows sobre o mercado...

gchrome 660x427 - Prévia do Chrome OS deve ser apresentada ainda hoje.

O Google está oferecendo uma prévia do Chrome OS hoje. A pretensão da empresa é suceder onde há décadas a Apple e o Linux falharam: deter o domínio do Microsoft Windows sobre o mercado.

A empresa está hospedando um evento para oferecer o primeiro olhar oficial ao seu sistema operacional. O Chrome OS, como é chamado, despertou entusiasmo num mercado que tem sido amplamente estagnado há anos. Com todo o seu poder de fogo, o Google pode ter sucesso em agitar um pouco as coisas.

A guerra entre a Microsoft e a Apple por este domínio antecede aos sistemas operacionais Windows e Mac OS. A batalha entre eles tem sido uma fonte de debate apaixonado desde suas criações. Mesmo antes disso, se você considerar o modelo embrionário do Windows, que costumava ser apenas um ambiente gráfico instalado sobre o sistema operacional da Microsoft, o MS-DOS.
Ubuntu desktop with desklets - Prévia do Chrome OS deve ser apresentada ainda hoje.


Linus Torvalds desenvolveu o kernel do Linux em 1991. Mesmo assim, o Linux realmente não atingiu o mainstream até a versão Red Hat, conseguiu algum nível de sucesso comercial por volta de 2000. Há uma grande variedade de configurações do Linux disponíveis atualmente. Provavelmente, a mais popular nos dias de hoje é a Ubuntu Desktop da Canonical.

A realidade é que todas as versões do Mac OS e todas as versões do Linux juntas perfazem pouco mais de 6% do mercado total de sistemas operacionais. Mesmo sendo gratuito, o Linux não conseguiu abocanhar nem mesmo 1% deste mercado. O Windows, por outro lado, ocupa uma saudável posição próxima dos 92% do volume de mercado.

Poderia, então, o Google ter sucesso onde a Apple e o Linux falharam?

Continua na próxima página. Clique abaixo para continuar.

O Google tem um certo toque de Midas, portanto, não é razoável pensar que poderia encontrar o sucesso com um sistema operacional. A empresa já surpreendeu o mercado com o sistema operacional móvel Android, que está tomando o mundo através de aparelhos como o HTC Hero e o Motorola Droid.

A visão do Google é de um mundo centrado na Web. Grande parte da rivalidade entre o Google e a Microsoft gira em torno de uma visão diametralmente oposta de como os computadores devem funcionar e o papel que o sistema operacional deve ter neste jogo. O Google é praticamente sinônimo de World Wide Web, e tem sido um defensor ferrenho de aplicações e serviços baseados na Web.

azure - Prévia do Chrome OS deve ser apresentada ainda hoje.


Em última análise, o sucesso do sistema operacional Chrome depende, em certa medida, do sucesso da computação em nuvem, o novo modelo de computação em voga, sob o qual o Google já demonstra certa dominância. Muitas aplicações e serviços são cada vez mais baseados na nuvem, e a Microsoft não está alheia a este movimento, como se vê pela apresentação de seu Windows Azure, uma nova plataforma que abraça parte da nuvem, sem apagar a necessidade de um sistema operacional no computador.

O Google não está lutando somente com a Microsoft. Na tentativa de substituir o sistema operacional com uma alternativa centrada na computação em nuvem, o Google também estará pisando no terreno do Mac OS X e do Linux Desktop (mesmo sendo o Chrome construído sobre uma versão do Linux). Ainda, tentar mudar o paradigma para a nuvem também significa interromper a cultura de desenvolvimento de aplicações e programas. O Google terá de convencer toda uma indústria construída sobre o desenvolvimento de aplicativos independentes a transferi-los para a computação em nuvem.

Onde quer que o Chrome OS nos leve, em última análise, parece certo o início de uma revolução. Resta-nos, então, esperar que o Google marque a data.
Fonte: texto adaptado da PC World.

Comentários do Facebook

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

Você gosta do nosso trabalho? Então, que tal curtir a gente? ;)

Compartilhe com um amigo