Amazon Go: supermercado sem filas e caixas é inaugurado nos EUA

A gigante do varejo Amazon inaugurou hoje o seu primeiro supermercado sem filas e caixas, o Amazon Go. Saiba tudo sobre essa importante novidade

Desde 2016 a Amazon vem testando um conceito que dividiu opiniões: o supermercado que elimina diversos postos de trabalho humanos, em prol da facilidade e velocidade da tecnologia no atendimento para outros humanos, os consumidores. Estamos falando do Amazon Go.

Na época do anúncio, Britt Bemar, presidente do America’s Research Group, afirmou que o Amazon Go tem potencial para acabar com 75% dos postos de trabalhos típicos de lojas e mercearias.

Após quase dois anos testando internamente esse novo serviço em um Amazon Go modelo em Seattle, nos Estados Unidos, o supermercado começou a operar hoje (22) de forma oficial!

Para quem não tem tempo a perder!

Aberto das 07h00 às 21h em Seattle, na Sétima Avenida, Nº 2131, a primeira loja Amazon Go, com seus 167 metros quadrados, é baseada em um conjunto de câmeras, sensores de proximidade e algoritmos de machine learning (aprendizado da máquina) regidos através da tecnologia chamada pela Amazon de “Just Walk Out

“Nossa tecnologia detecta automaticamente quais produtos são retirados ou devolvidos para a prateleira, e mantém o controle no carrinho virtual”.

Além de estar por Seattle, para adquirir as guloseimas presentes no Amazon Go o consumidor precisa baixar o aplicativo que fará todo o gerenciamento das mercadorias. Ele também é o responsável pela autenticação via QR Code, feita na entrada do estabelecimento.

O aplicativo, integrado com um cadastro na Amazon, atua catalogando os produtos que estão sendo retirados das gôndolas, e o valor da compra já vai sendo contabilizada de forma automática. Graças ao conjunto de sensores, o sistema consegue identificar facilmente se você pegou um produto e depois devolveu para a prateleira. Aquela clássica indecisão que rola durante as compras.

Embora realmente elimine diversos postos de trabalho, no Amazon Go ainda há humanos trabalhando de forma presencial. Há funcionários na porta que recebem os clientes e Chefs que preparam lanches e outras refeições que são vendidas no local.

Dentre as opções de compra, o Amazon Go oferece saladas, pratos prontos para servir, utensílios de cozinha, alimentos frescos, bebidas e lanches da marca Whole Foods, rede de supermercados adquirida pela Amazon no ano passado por US$ 13,7 bilhões.

A Amazon não declarou se irá abrir novas unidades do Amazon Go pelos EUA, ou se pretende expandir para outros países. Confira abaixo o vídeo oficial de apresentação.

Fonte: Amazon

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: