Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows

Como fazer print_screen
Neste tutorial iremos te ensinar como tirar uma bela printscreen da tela de seu computador em qualquer sistema operacional

Em qualquer área profissional em que se utilize o computador como principal ferramenta de trabalho, a capacidade de realizar screenshot (capturas de tela) é essencial para completar diversas tarefas. Por esse motivo, saber como tirar um bom printscreen da tela de sua máquina é um conhecimento muito importante de se adquirir. Para ajudar quem ainda não sabe como utilizar essa funcionalidade da forma correta, elaboramos um tutorial completo neste artigo.

Printscreen no Google Chrome

O Google Chrome possui diversar ferramentas de capturas de tela para serem utilizadas em conjunto com o browser. Uma delas é o Nimbuzz Screenshot, perfeito para criar e editar printscreens. Ela é é útil te ajuda a capturar imagens inteiras de sites ou seções de páginas.

2018 09 21 - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows
O Nimbuzz Screenshot é um das ferramentas de captura de tela mais completas para o Google Chrome.

Além disso, quando você salva, pode ainda editar a imagem com texto, setas e outros recursos (excelente para fazer indicações e tutoriais). Você pode baixar e instalar o Nimbuzz Screenshot através deste link.

Imgur Uploader

Para criar, compartilhar rapidamente e se você somente quer selecionar uma área da página transformar a imagem num link compartilhável, uma boa opção é utilizar a extensão Imgur Uploader.

2018 09 21 1 - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows
O Imgur Uploader é uma extensão simples e prática para o Google Chrome.

Após instalado no Google Chome, basta clicar com o botão direito em uma área da página, seleciona a opção “Capturar Área”, seleciona a área que você quer salvar e confirmar. Em instantes, a imagem se transforma em uma página com link compartilhável. O Imgur Uploader está disponível para download e instalação através do seguinte link.

Printscreen no Windows 10

Se você estiver com o Windows 10 instalado e atualizado, é muito simples tirar screenshot da tela de seu computador: clique no canto direito-inferior da tela, no ícone “Notificações”, e em seguida, procure o botão “Captura de Tela”.

2018 09 21 2 - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows
A Ferramenta de Captura do Windows é fácil de se utilizar.

Ao clicar nele, as ferramentas de captura de tela aparecerão. Aí você escolhe se quer apenas um recorte da tela que você está vendo, ou se prefere copiar a tela inteira, para editar em seguida.

Depois de editar e recortar no tamanho que você precisa, basta salvar a imagem onde desejar.

Printscreen no Mac OS

O MacOS permite ao usuário fazer um printscreen de toda a tela ou apenas de uma parte selecionada. Para capturar toda a tela do computador pressione Shift + Command + 3, depois localize a captura de tela como um arquivo de extensão .png na Mesa.

Já para capturar apenas uma parte selecionada da tela, pressione Shift + Command + 4.  Dessa forma, o cursor vai mudar para um ponteiro que lhe permitirá selecionar a área da tela que deseja capturar. O cursor muda para um ponteiro em cruz.

Após selecionar a área desejada, solte o botão do mouse ou do trackpad. Para cancelar, pressione a tecla Esc (Escape) antes de soltar o botão. Da mesma forma, localize a captura de tela como um arquivo de extensão .png na Mesa.

Além desses recursos, no MacOS você também pode capturar a tela de uma janela específica. Para fazer isso, pressione Shift + Command + 4. Após, pressione a barra de espaço para que o cursos mude para uma câmera, permitindo que você selecione a janela que deseja capturar.

No fim, clique com o mouse ou trackpad. Para cancelar, pressione a tecla Esc (Escape) antes de clicar. Localize a captura de tela como um arquivo de extensão .png na Mesa.

yosemite capture specific window - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows
A captura de tela nativa do MacOS oferece diversas opções ao usuário.

Isso funciona com as janelas do Finder e com as janelas da maioria dos apps.

Printscreen no Ubuntu

Finalmente, se você utiliza alguma versão do Ubuntu – a distribuição mais famosa do Linux – existe um programa muito simples e prático para tirar screenshot de sua tela, o shutter. Para baixar e instalar o programa, basta digitar os seguintes comandos em uma janela de terminal no seu Ubuntu:

  • sudo apt-add-repository ppa:shutter/ppa
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-install shutter
Screenshot from 2018 09 21 10 35 09 - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows
O Shutter é um programa leve e rápido de se utilizar.

Após instalar o programa, basta clicar no seu ícone para utilizá-lo e uma janela com opções irá se abrir. Se quiser capturar uma seleção da tela, clique na opção “Selection” e um espaço de seleção irá se abrir para lhe permitir selecionar a área da tela que você deseja capturar. Para salvar a captura, basta digitar “Enter” ou “Esc” para desfazer a seleção. Você também pode clicar na opção “Desktop” se quiser capturar a tela inteira do computador.

Screenshot from 2018 09 21 10 36 31 - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows
O Shutter oferece algumas opções ao usuário.

Esse tutorial foi útil para você? Deixe um comentário!

print screen - Printscreen: como capturar imagens no Chrome, MacOS e Windows

Receba Notícias por E-mail:

Share via