Problemas com sua operadora de celular? Faça uma reclamação na Anatel

Problemas com sua operadora de celular? Faça uma reclamação na Anatel 4
Muitos leitores do Showmetech nos escrevem para reclamar da má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular em todo o país. Por isso, é preciso registrar a reclamação na operadora e caso o problema não seja resolvido, abrir um chamado na Anatel (Agência Nacional de Telecominicações) que é responsável pela fiscalização destas empresas.

Anatel

Muitos leitores do Showmetech nos escrevem para reclamar da má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular em todo o país. Por isso, é preciso registrar a reclamação na operadora e caso o problema não seja resolvido, abrir um chamado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que é responsável pela fiscalização destas empresas.

O ranking de reclamações da Anatel serve como base para que a agência exija melhorias ou puna as empresas que não respeitarem os padrões mínimos de qualidade. Quem usa o serviço de telefonia móvel no Brasil sabe que as dificuldades são constantes.

No ano passado, Oi, Claro e TIM chegaram a ser proibidas de habilitar novas linhas em alguns estados por causa da má qualidade no serviço. Na época, a Vivo foi a única que não teve as vendas suspensas. As principais reclamações eram a dificuldade para fazer ou receber ligações, falhas para acessar a internet e queda das chamadas.

Insatisfeitos, muitos consumidores acabaram trocando de operadora. A Vivo recebeu muitos destes clientes mas, ao que parece, a operadora começa a enfrentar as mesmas dificuldades dos concorrentes.

O empresário Carlos Henrique de Carvalho trocou a TIM pela Vivo e reclama do serviço. “A operadora não estava resolvendo o problema de qualidade dos serviços que contratei”, diz o empresário.

Carvalho fez uma reclamação na Anatel e conseguiu um desconto de 50% no valor do plano mensal pelos próximos 6 meses. Ele completa: ˜acredito que o problema seja geral e não somente comigo. Ainda não estou satisfeito, porque preciso de um serviço decente e não de um desconto na conta”.

O caminho que o empresário seguiu é o mais indicado. Primeiro, faça uma reclamação diretamente para a operadora. Se o problema não for solucionado, entre em contato pela Anatel e registre a queixa. Veja como abrir um chamado:

Telefone:

A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

Ligue 1331 para registrar reclamações e denúncias contra operadoras, além sugestões ou pedidos de informações sobre a Anatel, inclusive sobre o nosso Portal.

Internet:

Utilize o serviço de auto-atendimento para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação, sugestões e elogios em relação às operadoras, à Agência e, inclusive, ao nosso Portal. O acesso ao sistema é feito mediante cadastramento do usuário. Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, no entanto, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa.

Atendimento pessoal:

Em cada capital brasileira funciona uma Sala do Cidadão, espaço que tem como objetivo tornar mais interativo o relacionamento da Anatel com a sociedade, oferecendo facilidades para que o cidadão obtenha informações e documentos, registre reclamações, dê entrada em documentos e/ou acompanhe o andamento de processos protocolados na Agência.

Cada Sala conta com estrutura de atendimento para prestar informações, esclarecer dúvidas e ajudar os interessados na busca online de informações sobre o setor de telecomunicações. Conheça os endereços e os telefones de contato da sede da Agência e de suas representações estaduais.

Além da telefonia móvel, a Anatel também fiscaliza os serviços de telefonia fixa, internet, TV por assinatura e outros serviços de telecomunicações. Se você está insatisfeito com algum destes serviços, abra um chamado! Quanto mais consumidores reclamarem, maiores são as chances das empresas serem punidas pela agência e obrigadas à disponibilizar aos consumidores um serviço de qualidade.

Procurada pela equipe do SMT, a Vivo ainda não se manisfestou sobre as reclamações.

10 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

  • boa noite me ajudem!quero reclamar sobre a operadora vivo estou tentando a mais um mês tentando fazer meu speed (internet ) funcionar , fora o fato do meu endereço na operadora ser diferente do endereço que eu moro erro deles ,e não consigo mudar sem custo, sem falar no fato d eu não ter conta de telefone enem assistencia pois eles vão no endereço que eu não moro não aguanto mais me ajudem ! protocolo de atendimento tenho uma dezena (20130028955919),axo isso um descaso com um consumidor desa operadora a mais de 2 anos isso mostra que como cliente eu não valo nada pois corro o risco do meu nome ser incluido no cadastro de pessoas inadinplentes pois não recebo conta de telefone por que meu endereço esta errado, ja fiz uma reclamação na anatel e vou continuar a reclamar e se for o caso um prescesso será realizado pois estou muito insatisfeito ! meu e-mail : [email protected] ,tell nextel 78075320 aguardo resposta !

    • Fernando, a nossa publicação explica justamente o que você pode fazer quando uma operadora de telefonia não te dá a devida atenção. Recomendo que você entre em contato com a ANATEL, usando as dicas aqui citadas, ok?

  • Estou desde ontem 21/12 sem serviço, não conseguindo entrar em contato com o número 10315 Vivo .Considero descaso. Será que vou ser ressarcida pelos 3 dias ?

  • acabei de entrar em contato com a operadora vivo móvel,que estava descontando um serviço que eu não usava e fui muito mal atendida pelo funcionario mal humorado,tbm respondir a altura um tal de Alberto aff porque tanto mal humor queria saber se fosse ele que estivesse com problemas se ia fazer isso.

  • Tenho um numero da VIVO e não consigo fazer ou receber uma ligação. Quando atendo fica picotando e não da para entender o que as pessoas falam ou então simplesmente não ouve se nada fica totalmente mudo. Cobrar taxas indevidas eles sabem mas fazer melhorias não fazem. Ja mandaram eu trocar de celular, ja troquei, trocar o chip, ja troquei e nada Estou perdendo clientes e trabalho e quem irá me ressarcir ??? Como fica?e manda inumeros protocolos e nada de melhorar A quem reclamo se nada adianta ? Dizem que gravam nossas reclamaçoes Essa OPERADORA É UMA “M”

  • Operadora oi péssimo atendimento houve se falar em tv por assinatura desta operadora mas só para se passar raiva uma hora para ser atendido e quando atendem enrolam e depois desligam na nossa cara, assinar o serviço tratam muito bem e depois quando se resolve ligar para resolver algum pepino eles simplesmente ignoram.A varios dias tento contato com essa operadora demoram 20 minutos para atender e depois desligam essas mulheres ordiná
    rias que gozam e riem na nossa cara….

  • Prezados, faça o máximo possível de reclamação contra essas empresas de Telefonia que abusam do consumidor, como também as empresas de TV por assinatura.

  • fica aqui minha indignação, contra a fralde é propaganda enganosa dessas empresas em especial a clora, que é a que eu uso atualmente, oferece um serviço de interne de péssimo qualidade e caro recardam milhões todos os dias de pessoas que tentam acessar a internet pelo celular. bom que tentam né porque a internet claro só funciona ate eles cobrarem, depois disso adeus interne ate o chip fica sem sinal que é para eles ter certeza que você não vai acessar a internet é assim eles lucrarem indevidamente.É não adianta ligar na operadora não fazem nada para melhor….
    Mas por outro lado ela e ótima em te cadastra em assinatura sem a sua permissão e só você abrir as mensagem que eles te mandam e já era você ta cadastrado,sabe aquela perguntinha sim ou não se você quer, eles não importa para isso o que importa que eles vão receber por dia mês ate você conseguir ligar e cancelar.

  • A vivo agora esta obrigando a descontar internet sem o cliente usar. Simplesmente retiram o valor que lhe convêm e pronto. Não tenho e não quero internet dessa operadora, oque fazer com o desrespeito desse tipo de operadora?