Novo processador Snapdragon 750G da Qualcomm traz 5G e performance IA aprimorada

Pessoa segurando smartphone com Snapdragon 750G
O novo processador Snapdragon 750G, da Qualcomm, traz aprimoramento de recursos de IA, GPU e execução de jogos para celulares intermediários premium
Anúncio
Novo processador Snapdragon 750G da Qualcomm traz 5G e performance IA aprimorada

A Qualcomm anunciou o novo Snapdragon 750G, voltado para celulares intermediários premium, nesta terça-feira (22). O novo processador (e plataforma) traz suporte ao 5G, processamento até 20% mais rápido e performance gráfica 10% melhor, em comparação ao seu antecessor, o Snapdragon 730G.

Outra novidade é que a Qualcomm aprimorou os recursos baseados em inteligência artificial (IA). E o upgrade na performance gráfica otimizou a execução de jogos. Além disso, o novo Snapdragon 750G é compatível com Wi-Fi 6 e a tecnologia Quick Charge 4.0+ de carregamento rápido da Qualcomm.

A Qualcomm apresentou o novo 750G no evento Latam Summit 2020, voltado para novidades relacionadas à América Latina. O evento foi realizado virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

Os primeiros celulares equipados com Snapdragon 750G devem ser anunciados até o final deste ano, de acordo com a Qualcomm. Quem deve lançar o primeiro modelo é a Xiaomi.

Vantagens do Snapdragon 750G

Pessoa segurando smartphone com Snapdragon 750G
Novo Snapdragon 750G traz 5G e suporte a Wi-Fi 6 e Quick Charge 4.0+

Vamos começar pelo 5G, que é uma das tecnologias que representam o futuro da conectividade, segundo a Qualcomm.

“Conectividade é essencial. Tecnologias como 5G e Wi-Fi 6 tornam o mundo mais resiliente, sendo uma fundação para a nova geração de transformação digital para a próxima década”

Cristiano Amon, presidente da Qualcomm

No Snapdragon 750G, o que dá suporte à nova geração de rede móvel é o modem integrado X52, que trabalha tanto com mmWave (ondas milimétricas, que permitem as maiores velocidades de transmissão de dados) quanto sub-6GHz (frequências inferiores a 6GHz). De acordo com a Qualcomm, as taxas de download no novo processador chegam a 3,7Gb/s no 5G e 1,2Gb/s no LTE. Já o upload é de 1,6Gb/s no 5G e 210Mb/s em LTE.

“A Qualcomm está dedicada em avançar a transformação digital global, e isso inclui desenvolver os padrões mais avançados de tecnologia 5G”

Cristiano Amon, presidente da Qualcomm

Agora vamos para a outra tecnologia que, para a Qualcomm, faz parte do futuro da conectividade: o Wi-Fi 6. A empresa, inclusive, alertou recentemente que neste “novo normal” apenas roteadores com Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6 são capazes de atender nossa demanda atual por conectividade.

“Em 2020 todos os dispositivos vendidos, dentre smartphones, tablets, PC e roteadores, serão fabricados para suportar o Wi-Fi 6”

Rahul Patel, vice presidente de conectividade da Qualcomm

Por isso, o suporte ao Wi-Fi 6, aliado ao Bluetooth 5.1, também estão entre os destaques das novidades do Snapdragon 750G no quesito conectividade.

Outra novidade bem vinda é que o novo chip e sua plataforma são compatíveis com a tecnologia Quick Charge 4.0+, também da Qualcomm. Essa tecnologia permite uma carga de até 50% da bateria com apenas 15 minutos de tomada.

Por dentro do novo Snapdragon 750G

Novo processador Snapdragon 750G da Qualcomm
Novo processador e plataforma trazem performance e desempenho gráfico melhores

O novo Snapdragon 750G é um processador octa-core baseado nos núcleos Kryo 570 de até 2,2GHz e possui oito nanômetros. Além disso, o processador é acompanhado da GPU Adreno 619, que também permite reprodução de conteúdo na resolução 4K e HDR10 na taxa 120Hz de atualização em telas full HD+.

Na prática, a Qualcomm garante que esse conjunto oferece um ganho de performance de CPU de até 20% e de GPU (desempenho gráfico) de até 10%. Tudo isso em comparação ao antecessor Snapdragon 730G, que é equipado com GPU Adreno 618. Isso leva a crer que o Snapdragon 750G deve aparecer, principalmente, em celulares que tenham apelo gamer (daí o “G” no seu nome). Mas esses não são os únicos indícios disso.

É que o novo processador da Qualcomm faz parte do Snapdragon Elite Gaming, que é um programa da empresa voltado para otimização de jogos com APIs gráficas (interfaces que conectam componentes de hardware, códigos e programas) mais eficientes e inteligência artificial. A empresa também implementou o modo “Game Color Plus”, que, segundo a Qualcomm, aprimoraram a exibição de cores e detalhes nos jogos.

A Qualcomm também ressaltou que combinando a capacidade 5G com a otimização de jogos, os usuários poderão jogar seus games favoritos nos seus celulares por meio de plataformas de streaming de jogos, que estão em ascensão, sem precisar de Wi-Fi.

Imagem de smartphone com o novo Snapdragon 750G da Qualcomm
Novo Snapdragon 750G tem performance de recursos de IA aprimorada

Agora voltando a falar de IA, o desempenho do Snapdragon 750G é até 20% superior nesse quesito, sendo capaz de processar até quatro Trilhões de Operações por Segundo (TOPS, na sigla em inglês). 

Isso é possível por conta da quinta geração do motor de IA da Qualcomm, que vem equipado no novo processador. Dois exemplos práticos de melhorias trazidas por esse upgrade são funcionalidades de câmeras baseadas em IA (como reconhecimento de cenas escuras e objetos) e recursos de tradução embutidos em aplicativos.

Esse novo motor de IA também garante ao Snapdragon 750G suporte a tecnologias de cancelamento de ruído e eco que sejam baseadas em inteligência artificial. Isso melhora a qualidade das chamadas de voz e a precisão de serviços baseados em reconhecimento de voz, como o Google Assistente.

O que esse lançamento representa para a Qualcomm

Imagem do novo Snapdragon 750G da Qualcomm
Novo processador da Qualcomm oferece recursos premium para smartphones intermediários

O novo Snapdragon 750G não chega para substituir os modelos 765, 765G e 768G, que são mais “poderosos” e estão no mercado há meses. Lançar um sucessor ao Snapdragon 730G que traz suporte ao 5G ressalta a ênfase dada pela própria Qualcomm em tornar o 5G cada vez mais acessível ao seu ecossistema de parceiros comerciais.

A empresa também havia prometido lançar uma linha de processadores voltada para smartphones intermediários premium que trouxessem recursos de modelos topo de linha por um preço mais baixo. O Snapdragon 750G, portanto, chega para cumprir essa promessa.

“O Snapdragon 750G entrega uma seleção de características premium de smartphones para uma parcela mais abrangente”

Kedar Kondap, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm

Snapdragon 750G: novo processador e plataforma

Imagem do novo Snapdragon 750G da Qualcomm
Snapdragon 750G é um processador e uma plataforma mobile nova

Achou esse subtítulo confuso? É que o processador em si é um chip, já a plataforma são as tecnologias e componentes que complementam esse chip. O Snapdragon 750G engloba tudo isso.

A Qualcomm informou que, atualmente, existem 275 modelos de celulares em desenvolvimento com base na série 7 de plataformas mobile (que o Snapdragon 750G faz parte). Desses, 140 são modelos que terão suporte ao 5G, segundo a Qualcomm.

No evento Latam Summit 2020, voltado para novidades relacionadas à América Latina, a fabricante anunciou outras plataformas que oferecem suporte ao 5G. São elas:

  • Snapdragon 865+;
  • Snapdragon 865;
  • Snapdragon 765G;
  • Snapdragon 690.

Fontes: Qualcomm e The Verge

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter