Conecte-se conosco
Amd vs Intel - Processadores Intel com gráficos integrados da AMD podem chegar ainda este ano

AMD

Processadores Intel com gráficos integrados da AMD podem chegar ainda este ano

Pode parecer estranho, já que as Intel e AMD são as únicas empresas que vendem processadores para computadores. Mas é isso mesmo.

Exatamente: ao que tudo indica, a Intel passará a usar gráficos desenvolvidos pela AMD. Pode parecer estranho, já que as duas são as únicas empresas que vendem processadores para computadores. O mesmo ocorre no segmento de GPUs, com AMD e NVIDIA diretamente. Mas afinal, o que ambas ganham com isso? Existe alguma boa razão para que o “time azul” e o “time vermelho” trabalhem junto?

intel amd2 - Processadores Intel com gráficos integrados da AMD podem chegar ainda este ano

Sim: une o que há de melhor de cada uma. A Intel tem uma dominância confortável no segmento de CPUs, focando em eficiência single-core. Os gráficos integrados da linha Core evoluíram bastante, mas ainda estão abaixo dos produtos da AMD com gráficos integrados. A linha de APUs da AMD evolui consideravelmente no segmento de GPUs integradas. A arquitetura dos processadores pouco mudou, mas os gráficos incorporaram grandes avanços. Entre eles, novos cores GCN, HSA e novas APIs.

Ainda este ano

Isso pode significar que processadores com núcleos de CPU Intel e gráficos Radeon da AMD estão mais próximos do que imaginamos. Segundo o TweakTown, veremos os primeiros modelos ainda este ano. Ao que tudo indica, os gráficos estarão em um die separado, não sendo diretamente integrados. Essa abordagem, conhecida como MCM (Multi-Chip Module), permite mais flexibilidade tanto para a Intel quando para a AMD. Além de, claro, resultar em produtos finais mais rapidamente.

Ainda segundo o TweakTown, os primeiros modelos usarão a arquitetura Kaby Lake com a última geração de gráficos Radeon. A grande vantagem é que espera-se um produto mais acessível, na casa dos US$ 249 (mais barato do que um Core i7, por exemplo). Já imaginou um processador acessível capaz de rodar games em 1080p a 60 frames por segundo? Conte para nós o que acha nos comentários!

Continue lendo
Advertisement

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários
Subir