Procon divulga lista de sites para evitar fraudes na Black Friday

procon divulga lista negra da black friday 990x433 - Procon divulga lista de sites para evitar fraudes na Black Friday
Lista é feita todos os anos para ajudar os consumidores a não caírem em enganações comuns nesse dia do ano

Está chegando o dia que enlouquece até os mais recatados consumidores: a Black Friday. A data é uma tradição dos Estados Unidos, onde os descontos podem ultrapassar os 50% e  marca o início da temporada de compras natalinas.

Comemorada sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, ou seja, no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro, a Black Friday também já é sucesso no Brasil, desde 2010.

blackfriday 1320x880 - Procon divulga lista de sites para evitar fraudes na Black Friday

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 23 de novembro, porém, em terras tupiniquins, ainda caminha a passos pequenos e não se tornou o fenômeno de vendas que é nos Estados Unidos.

Isso se deve em muito ao fato de que nos EUA, a sexta-feira negra é o dia em que todos os produtos podem ser vendidos com redução de impostos. Fato que não acontece no Brasil, mas justifica o fato das ofertas comemorativas estarem disponíveis durante vários dias, e não apenas na sexta.

Além disso, muitas fraudes foram observadas em várias edições Black Friday brasileira, que ganhou o apelido de “Black Fraude”, e slogans alternativos como “Tudo pela metade do dobro”, mas é possível sim encontrar bons descontos e fazer a festa do consumo.

Conte com o Procon

Para proteger os consumidores das fraudes, o Procon-SP, todo ano divulga uma lista com os sites para se evitar na Black Friday para não cair em enganações.

Para elaborar a lista, o Procon considera os sites que tiveram reclamações junto ao órgão e que foram notificados mas não responderam ou até sequer foram encontrados. Em 2018, a lista conta com 419 nomes.

Para conferir a lista com as 419 empresas a se evitar na Black Friday, clique aqui.

A lista pode ser organizada por nome fantasia da empresa, data de inclusão na lista, nome do site e se ainda está funcionando ou não. Para esclarecimento de dúvidas, basta entrar em contato com a unidade do Procon de sua cidade.

Sobre a Black Friday

A Black Friday é o dia de maior loucura no comércio dos Estados Unidos, com muitas das maiores e mais importantes lojas do varejo norte-americano aderindo às diversas promoções e descontos.

É comentado que o termo surgiu nos anos 1990, na Filadélfia, quando policiais chamavam de Black Friday a sexta-feira seguida do Dia de Ação de Graças, devido aos grandes congestionamentos e à multidão de pessoas nas ruas, já que era o dia que iniciava as vendas natalinas.

Recentemente, em adição à Black Friday, foi também implementado nos Estados Unidos a Cyber Monday, segunda-feira após o Dia de Ação de Graças em que as empresas de vendas pela internet oferecem seus incríveis descontos.

blackfridaybrasil1 1320x839 - Procon divulga lista de sites para evitar fraudes na Black Friday

No Brasil

A Black Friday no Brasil ainda é vista com muita desconfiança, já que estratégias de fraudes para revelar descontos imperdíveis são facilmente detectadas em diversas lojas, das maiores às mais modestas.

Apesar disso, as vendas na Black Friday aqui no Brasil, em 2016, bateram a casa dos 2 bilhões de reais, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

E você? Já sabe o que vai comprar na Black Friday? Deixe um comentário.

procon divulga lista negra da black friday - Procon divulga lista de sites para evitar fraudes na Black Friday

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via