Procon-SP exige que Apple forneça carregador do iPhone

Procon-sp exige que apple forneça carregador do iphone. Notificação do procon-sp à apple exige que o carregador do iphone deve ser vendido com os aparelhos da empresa
Notificação do Procon-SP à Apple exige que o carregador do iPhone deve ser vendido com os aparelhos da empresa

Desde o anúncio dos novos modelos do iPhone 12 em outubro durante seu evento digital, o carregador do iPhone se tornou centro de uma polêmica. A Apple anunciou que os smartphones seriam vendidos sem o carregador incluso. Segundo a empresa, o motivo era para a diminuição do impacto ambiental na produção desses periféricos.

Porém, essa decisão não agradou a comunidade de usuários e muito menos o Procon brasileiro, que enviou uma notificação à Apple exigindo que o carregador fosse vendido junto do aparelho, pois até mesmo os modelos iPhone 11, XR e SE já não tinham mais o carregador na caixa, pouco antes da introdução dos novos modelos do iPhone 12 aqui no Brasil.

Carregador do iPhone terá que ser vendido com os aparelhos

O comunicado emitido pelo Procon de São Paulo nesta desta quarta-feira (02/12) apenas inicia um novo capítulo à ação movida pela instituição de proteção ao consumidor com relação à remoção do carregador das caixas dos smartphones. Em resposta ao órgão paulista, a Apple manteve a afirmação inicial de que a alteração teve como objetivo a redução da emissão de carbono e lixo eletrônico, pois, em geral, os consumidores já possuem o carregador em casa e não utilizam os acessórios novos que acompanham o smartphone.

Mesmo assim, o Procon-SP irá exigir a disponibilização do adaptador de tomada aos clientes. Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, afirmou:

“É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc […] Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”.

Carregador do iphone terá que ser vendido com os aparelhos no brasil, segundo o procon-sp
Atualmente, tanto os novos iPhone 12 quanto os iPhone 11, XR e SE são vendidos sem o carregador

Em nota oficial, o órgão paulista ainda observa que o equipamento é “essencial para o uso do produto” e é esperado pelo consumidor durante a compra do smartphone. Além disso, o Procon-SP declara que a Apple não esclareceu se o uso de carregadores antigos ou de terceiros podem comprometer a recarga do aparelho e sua garantia, assim como não informou ao consumidor sobre a alteração e não demonstrou o ganho ambiental devido à remoção. Na nota, o Procon-SP afirma:

“A conduta da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização e, caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor”.

Muitos especialistas se questionam se a decisão da Apple de não incluir o carregador do iPhone na embalagem esteja mais relacionada a cortes de gastos devido à crise econômica global causada pela pandemia do novo coronavírus, muito mais do que preocupação com questões ambientais. Além do mais, a empresa não ofereceu descontos ou um valor ajustado dos aparelhos agora que eles não são mais vendidos com o carregador incluso.

É esperado que usuários que já possuam um iPhone ou outros produtos da Apple não vejam problemas nessa decisão da empresa, uma vez que já tem o carregador do iPhone consigo, mas essa estratégia de vendas prejudica significativamente novos usuários que vão adquirir seu primeiro iPhone. Isso porque muitos não irão desejar adquirir um carregador de terceiros , por desejarem evitar problemas de carga da bateria ou dores de cabeça com a garantia no futuro.

Infelizmente, até o momento a Apple não se manifestou sobre a decisão do órgão paulista de proteção ao consumidor e os novos modelos do Iphone 12 e Iphone 11, XR e SE continuam sendo vendidos sem o carregador incluso em suas embalagens. Vale lembrar que, devido à polêmica causada pela decisão da empresa com relação à falta desse componente tão importante, recentemente o valor do carregador oficial da Apple teve uma redução de preço: passando de R$ 219,00 para R$ 199,00.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário