Produtividade: conheça 12 apps que são (quase) um assistente pessoal

apps produtividade destaque 1
Veja apps que são capazes de otimizar sua produtividade em tarefas cotidianas
Anúncio
Produtividade: conheça 12 apps que são (quase) um assistente pessoal

Todo mundo tem aqueles momentos durante o dia em que pensa: “como eu queria ter um assistente pessoal para organizar minha vida”. Ter um assistente é privilégio para poucos, mas a boa notícia é que existem apps para o seu smartphone que podem ajudar – e muito – a otimizar sua produtividade e a organizar as tarefas do seu dia-a-dia. Quase como um assistente pessoal faria.

Veja abaixo os apps gratuitos e com as melhores avaliações que ajudam a lidar com tarefas cotidianas:

Organizar seus horários

Pessoa checando app do calendário no smartphone
Existem apps que facilitam ‘marcar um dia’, seja para reuniões ou happy hours.

Quando o assunto é “marcar um dia”, seja para uma reunião ou happy hour, um dos maiores desafios é justamente encontrar um dia e horário que se encaixem na disponibilidade dos envolvidos.

O Calendly facilita esse processo, porque o usuário pode explicar e compartilhar, em detalhes, sua disponibilidade com todos que usarem o app. Também é possível integrá-lo aos calendários do Google, Outlook, Office 365 e iCloud para evitar receber lembretes repetidos de algum compromisso marcado no app.

Outra opção é o Clockwise, que desempenha basicamente a mesma função. Nele o usuário consegue organizar os períodos do próprio dia para tarefas como trabalho, almoço e reuniões. O app é recomendado, também, para equipes que precisam coordenar os horários dos seus integrantes para aumentar a produtividade.

Lembrar de tarefas e compromissos

Checklist em smartphone para aumentar produtividade
Apps de anotações, listas e calendários ajudam a organizar tarefas e compromissos.

Os smartphones atuais geralmente trazem apps de calendários, lembretes e bloco de notas de fábrica. Só que o 24me concentra todas essas funções em apenas um app. Assim, o usuário consegue organizar seus compromissos, tarefas e anotações em apenas um lugar, o que economiza tempo e ajuda na produtividade. Também é possível desempenhar algumas funções direto do app, como ligar para alguém e mandar e-mails.

Se você curte organizar suas tarefas em checklists, o Todoist é um app em que o usuário escreve as listas e pode configurar lembretes para os itens. Além disso, dá para convidar outras pessoas para as listas e distribuir as tarefas. Outro app que oferece os mesmos recursos é o TickTick.

Botar ordem na caixa (de entrada)

iPhone com notificação de novos e-mails
Organizar caixas de entrada é uma tarefa árdua, mas existem apps que facilitam isso.

Se tem algo que consome um tempo precioso do dia e muitas vezes afeta a produtividade do expediente é limpar as caixas de e-mail. Ter um assistente pessoal para fazer isso seria bom, né?

O Edison Mail ajuda a organizar a caixa de entrada de forma parecida com a que o Gmail faz. O app categoriza os e-mails para que o usuário priorize as mensagens que achar mais importantes e ainda oferece a função de cancelar inscrições a listas e newsletters.

Já o Superhuman é um sistema que, por meio de inteligência artificial, realiza uma triagem nas caixas de entrada do usuário. O sistema é capaz de realizar outras funções, como deletar mensagens enviadas e configurar lembretes de acompanhamento.

Ditar mensagens e transcrever conversas

Mulher ditando texto no smartphone.
Ditar mensagens e transcrever textos pode contribuir para sua produtividade.

Em alguns momentos do dia, dependendo da rotina, dá vontade ditar ou transcrever alguma coisa ao invés de escrever. Seja um lembrete, uma mensagem ou até mesmo uma reunião. E existem alguns apps que captam o que as pessoas falam e transforma em texto.

O Otter.AI grava e escreve notas em tempo real. O Speechy Lite realiza as mesmas funções, utilizando a inteligência artificial de reconhecimento de voz do iPhone e do iPad. Já o Dictation.io é uma ferramenta para o navegador Google Chrome em que o usuário pode ditar e-mails e textos no computador.

Planejar viagens

Smartphone com app de viagem
Existem apps que ajudam a economizar e organizar as informações da sua viagem.

Preços de voos e estadia em hotéis flutuam quase como os da gasolina e a carne – e nem todo mundo tem tempo e/ou disposição para acompanhar os sites de todas as empresas, muito menos um assistente pessoal para fazer isso. Por sorte, existem apps que fazem esse trabalho pesado.

O Hopper ajuda justamente nisso: ele avisa quando as passagens e reservas de hotéis estiverem mais baratos. Basta o usuário dizer para onde quer viajar que o app começa o monitoramento dos preços.

No caso do TripIt, o app ajuda a organizar as informações relacionadas à viagem, como horário das passagens e período de estadia, criando um itinerário. Assim, facilita o acesso às datas, locais e até códigos de confirmação.

Fonte: Fast Company

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter