Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça

conheca cursos de programacao gratis 1132x600 990x525 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
A programação está presente em todos os elementos do nosso dia-a-dia e é bom que você saiba como ela funciona e como você pode aprender mais sobre ela

Você sempre teve vontade de criar programas, games, ou simplesmente entender como certos softwares funcionam? Para isso é preciso saber programar. Porém, programação de computadores não é algo tão simples assim e quando se busca um curso especializado no assunto ele costumar ser muito caro. Felizmente, existem vários serviços na Internet que podem te ajudar a desbravar o incrível e desafiante mundo da programação sem custo nenhum!

O que é e para que serve a programação?

Antes de comentarmos sobre os sites que oferecem cursos de programção de forma gratuita precisamos entender o que de fato quer dizer programar e para que serve essa habilidade. Se formos levar a definição da palavra ao pé-da-letra, diremos que programar siginifca uma ação de planejar e dar instrução a algum dispositivo para que ele funcione de um jeito específico.

Em outras palavras, a programação lida com código e algoritmos que criam instruções interpretadas por um aparelho eletrônico para que ele cumpra uma tarefa. Por exemplo, imagine que você seja um professor de uma turma numa escola. No ambiente escolar, é comum ver o professor falar com os alunos desta forma: “leiam a página tal e depois completem o exercício”.  

A melhor forma de aprender logica de programacao 1 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Programar é ensinar uma máquina a realizar uma ou mais tarefas.

Nesse caso, percebemos que ocorreram instruções do professor, esperando que elas sejam cumpridas da forma como foram planejadas, sem desvios de finalidade ou de objetivo. Programar é basicamente isso, só que envolvendo código e linguagens de programação, e não pessoas.

A programação é um dos pilares que sustenta e move o mundo da tecnologia, presente em diversos aparelhos de nosso cotidiano: desde geladeiras até smartphones. Cabe ao programador a tarefa de criar códigos e usar as linguagens de escrita de programação para que todos esses dispositivos funcionem da maneira como se espera.

programacao oculos - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Sem linguagens de programação, provavelmente ainda estaríamos usando máquinas de escrever e outros processos mecânicos hoje em dia.

Já imaginou, por exemplo, uma situação em que o computador se reinicia diversas vezes, ou deleta arquivos sem o comando do usuário? E se aquele aplicativo que você utiliza todos os dias começasse a se comportar de forma estranha ou ficasse travando? A programação é a garantia que os programas executem suas tarefas de forma correta e que o usuário não seja prejudicado.

Os usos da programação

Se você está interessado em como programar ou ampliar seus conhecimentos na área, é possível que também já tenha pensado em que tipos de coisas gostaria de criar e desenvolver usando códigos e linguagens de programação.

java 760x428 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
A programação está presente em tudo atualmente: desde seu smartphone até seu carro.

Pois saiba que as possibilidades são muitas. Tudo depende do seu interesse com o que você gostaria de trabalhar e se especializar no seu dia a dia. Abaixo estão algumas opções para você se localizar sobre quais tipos de projetos pode fazer como um programador.

Sistemas operacionais

Seja Windows, Linux ou Mac, nos computadores, ou Android e iOS nos smartphones, nenhum desses dispositivos eletrônicos iria funcionar sem um sistema operacional.

ximg 5b68e80f77e33.png.pagespeed.gpjpjwpjwsjsrjrprwricpmd.ic .OqGidWussz - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Sem um sistema operacional, nenhum computador funciona.

Essa “receita de bolo” que gerencia todos os processos do aparelho é puramente programação de software e garante que seu computador e smartphone iram funcionar da forma correta.

Criação e manutenção de sites

Além de uma boa dose de criatividade, um elemento essencial para se criar e gerenciar sites e conteúdos web é conhecer e saber como utilizar determinadas linguagens de programação.

1 zVDcaM6mqhi9m0LP Sq4Ag - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Do menor ao maior website, todos eles envolvem várias linhas de código.

Diferentemente das linguagens destinadas à criação de programas e softwares, linguagens como HTML, JavScript, entre outras, são linguagens de programação voltadas à praticidade e flexibilidade do mundo da Internet.

Aplicativos

Uma das aplicações mais populares da programação atualmente é no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. A criação e gerenciamento desses pequenos e grandes programas de smartphones se comportam de forma similar aos softwares de computadores.

apps - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Dos apps mais simples aos mais complexos, a programação está presente em todos.

O difirencial fica por conta das linguagens mais atuais que os programadores utilizam e os diferentes frameworks (ambientes de trabalho) necessários para sua codificação e implementação.

Games

Se você sonha em um dia criar um jogo digital próprio, saiba que conhecer programação é essencial para concluir um projeto de game.

red dead redemption 2   publicity   h 2018 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Games como o recente Red Dead Redemption II da Rockstar precisam de vários programadores para sair do papel e ir para os consoles.

Seja na parte de desenvolvimento, design gráfico ou mesmo animação, o projetista precisa dominar uma ou mais linguagens de programação e diferentes ferramentas de software para transformar sua ideia em uma criação digital de verdade.

Linguagens de programação para aprender e dominar  

A programação é uma área que engloba muitos tipos de linguagens. E como existem vários campos de atuação em que linguagens específicas teram um desempenho melhor, você pode se sentir um pouco perdido sem saber por onde começar seus estudos tendo em vista as diferentes oportunidades do mercado de trabalho.

Sendo assim, listamos abaixo as 5 linguagens de programação mais utilizadas atualmente, explorando as diferentes características de cada uma delas, assim como suas vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de aplicação que o programador tem em mente.

Python

Nascida nos anos 1990, a linguagem Python (apesar de ter uma cobra como logo, ela não tem nada a ver com o bichinho) pode ser usada para várias finalidades na programação: desde aplicações web, jogos eletrônicos e até inteligência artificial para a indústria da robótica.

python - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Fácil de aprender e muito prática, Python é atualmente a linguagem de programação mais popular.

Um dos principais diferenciais do Python que fizeram essa linguagem tão popular nos últimso anos é sua sintaxe clara e moderna, caracterizando ela como uma linguagem de alto nível. Além disso, começar a programar em Python é muito fácil, permitindo aos programadores escreverem códigos legíveis, organizados e com um alto grau de reusabilidade por outras empresas e programadores.

C

Criada em 1972, C é uma das linguagens de programação mais antiga que existe. Apesar disso, ela está longe de ser obsoleta ou desatualizada. Até hoje ela recebe atualizações constantes e continua sendo uma das mais utilizadas entre os programadores. Tal sucesso se deve a sua acessibilidade, autonomia, portabilidade e, principalmente, simplicidade para criar programas simples ou projetos complexos.

c - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
C pode ser antigo, mas continua sendo utilizado nos dias de hoje.

Dentre as principais utilidades do C estão a programação de softwares com funções diretamente relacionadas com os dispositivo alvo (componentes de hardware específicos como placas de som ou vídeo). Além disso, a linguagem também permite criar desde banco de dados até editores de texto.

Java

Surgido na década de 90, a linguagem Java continua sendo uma das mais usadas na programação atualmente. E ainda que divida opiniões, sua sintaxe de codificação é parecida com linguagens mais antigas, como a linguagem C. Um dos destaque da linguagem Java é que ela é multiplataforma. A partir do momento que o desenvolvedor cria e finaliza um código, ele fica disponível para ser usado em outras plataformas, tamanho o nível de portabilidade da sua linguagem.

java - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Java perdeu um pouco de sua popularidade nos últimos anos, mas continua sendo uma das linguagens mais utilizadas.

Dominar a linguagem Java significa que você terá em mãos todo um mercado de dispositivos móveis e aplicativos para explorar. Sobretudo nos aparelhos portáteis embarcados com Android, o sistema operacional mais usado no mundo.

C++

Como o próprio nome indica, a linguagem C++ trata-se de uma evolução do C. Surgida na década de 1980, essa linguagem herdou diversos elementos de sua “mãe”, porém é voltada para aplicações e soluções mais complexas no mundo da computação.

cplus - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
C++ é praticamente uma versão mais robusta do C para tarefas mais complexas.

Ao se especializar no C++, um programador se torna capaz de desenvolver jogos eletrônicos, editores de imagens ou áudio, sistemas operacionais e programas para pesquisa e cálculo científico.

C#

Se a linguagem C fosse um Pokémon, poderíamos dizer que o C# é sua mais recente evolução. Mas comparações nerds à parte, essa linguagem foi criada pela Microsoft em 2002 e é amplamente utilizada na sua plataforma de programação mais conhecida, o Visual Studio. 

csharp - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Voltada para o desenvolvimento de grandes projetos de software, o C# é a linguagem da Microsoft.

Pegando tudo que o C e o C++ tinham de melhor e adicionando diversas outras funcionalidades e recursos, o C# surgiu para flexibilizar o desenvolvimento de aplicativos (nesse caso para projetos e soluções da plataforma .NET framework, também da Microsoft). 

Essa linguagem atrai muitos desenvolvedores, já que um de seus diferenciais é ter uma sintaxe de codificação fortemente baseada em Java e C++, tornando a tarefa de programar mais familiar e simples para aqueles que já dominam essas linguagens.

Extra: PHP

Das cinco linguagens que citamos neste artigo, uma que não poderiamos deixar de mencionar é o PHP. Essa linguagem tão popular no mundo do desenvolvimento web é o acrônimo para Personal Home Page, mais tarde transformado em PHP Hipertext Preprocessor.

shutterstock 345474398 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
PHP é a queridinha dos programadores web.

Atualmente, o PHP é utilizado principalmente para criar sites dinâmicos na internet. Esses tipos de sites necessitando de gerenciadores de conteúdo (CMS) que contam com muitos recursos para publicação de textos, fotos, vídeos e links. Exemplos disso são as plataformas WordPress, Joomla e Drupal, etc.

Diferentemente de outras linguagens web, o PHP se diferencia por sua portabilidade e reusabilidade em diferentes tipos de ambientes e plataformas. Características essas que atraem muitos programadores iniciantes e experientes no mundo da codificação de sites para web.

Cursos grátis para você aprender a como programar

Normalmente, quando se pensa em aprender a programar, as nossas primeiras ideias vão para cursos de faculdade como Ciência/Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, ou similares ou mesmo para cursos técnicos de curta duração. Porém, essas duas opções costumam demandar tanto um investimento de dinheiro e tempo que muitos não tem.

Felizmente, existem diversas plataformas de ensino online dedicadas exclusivamente à ensinar linguagens de programação e como programar tanto para leigos quanto para estudantes ou profissionais da computação que desejam se especializar.

As 15 principais linguagens de programação no mundo - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
A Internet está aí para ajudar quem quiser aprender a programar.

A seguir listamos cinco sites que disponibilizam cursos e conhecimento gratuitos a usuários interessados em aprender como programar e que querem se tornar especialistas no assunto. Vários deles oferecem certificados de conclusão, para você realmente provar que se dedicou nos estudos, sabe programar e está capacitado para desenvolver programas, aplicativos ou mesmo games.

Apenas fique atento que todos eles são desenvolvidos completamente em inglês, então você terá que ter um mínimo de conhecimento na língua para entender os ensinamentos e realizar os exercícios. Não se esqueça de conferir os fóruns de cada plataforma para tirar eventuais dúvidas com outros usuários.

1. BitDegree

O BitDegree oferece diversos cursos gratuitos: desde programação a desenvolvimento de games. Seu sistema funciona com cursos online de forma convencional e outros que incluem gameficação. Estes últimos incrementam conquistas e interação ao processo de aprendizado. A vantagem da plataforma é que você pode escolher o melhor idioma para você começar a aprender.

bitgree - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
O BitDegree oferece diversas linguagens para o aluno aprender.

O site oferece uma variadade de linguagem de programação, porém as mais populares são:

  • HTML
  • CSS
  • PHP
  • JavaScript
  • SQL
  • jQuery

2. Code Academy

O Code Academy é uma das melhores plataformas de ensino da área de informática para se aprender a programar. O site aborda desde estudos de introdução sobre os principais usos de uma linguagem específica, mostrando projetos para o aluno praticar e atividades para desenvolver.

codeacademy logo 670x335 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Cheio de exemplos e exercícios, o Code Academy é uma ótima escolha de programação online.

Com todo seu conteúdo disponível somente em inglês, o Code Academy fornece aulas específicas sobre cada uma das principais linguagens de programação:

  • HTML
  • JavaScript
  • CSS
  • PHP
  • jQuery
  • Python
  • Ruby

3. MIT Open Courseware

O serviço OpenCourseWare Initiative traz todos os cursos de formação profissional e de graduação do MIT (o famoso e prestigiado “Instituto de Tecnologia de Massachusetts”) para o ambiente online, oferecendo uma educação de alto nível aos seus usuários.

Ocwhp - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
O MIT Open Courseware oferece cursos de programação vindos de uma das instituições de ensino superior mais renomadas do mundo.

Existem muitas matérias disponíveis, sendo a maioria focada em Ciências da Computação, com a opção de realizar uma graduação inteira ou escolher fazer cursos individuais de Python, C, C++ ou Java, por exemplo.

4. Free Code Camp

O Free Code Camp é uma gigantesca comunidade especializada em programação com código aberto, oferecendo desafios diários, projetos para desenvolver e, certificados que atestam a proficiência e qualidade do programador.

1 eDaRLwBlwmjCpkeeqRM4vw - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
Feita por programadores para programadores: esse é o lema do Free Code Camp.

Ao utilizar os serviços oferecidos pelo site, o estudante tem total liberdade de pode fazer tudo a seu tempo, sem precisar se preocupar prazos e horários. Todo o conteúdo é gratuito e o usuário ainda tem acesso a uma ferramenta que encontra outros programadores próximos a ele.

Algumas das linguagens e habilidades abordadas pelo Free Code Camp são:

  • HTML5
  • CSS3
  • Javascript
  • Node.js
  • React.js
  • D3.js
  • Banco de dados
  • Git e Github

5. Code School

O Code School trata-se de uma plataforma de aprendizado online que oferece cursos gratuitos e pagos. Atualmente, ele é utilizado por mais de 1 milhão de usuários pelo mundo, organizado em aminhos diferentes de aprendizado e definido por linguagens e habilidades diferentes.

1 paT8StKJCy5RzNLQoetvuQ - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça
O Code School oferece vários cursos gratuitos e outros pagos de várias áreas da computação.

Alguns dos cursos inclusos no serviço são:

  • HTML e CSS
  • JavaScript
  • Ruby
  • Elixir
  • PHP
  • Python
  • iOS
  • Bancos de dados  

Então, você já possui alguma experiência com programação ou a leitura do nosso artigo despertou seu gosto por computação? Deixe seu comentário!

conheca cursos de programacao gratis 1132x600 - Programação e Código: confira 5 sites para aprender a programar de graça

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via