Render do project cambria

Project Cambria surge em 1º render com seis câmeras

Avatar of victor pacheco
Novo óculos VR da Meta será lançado até o final do 2º trimestre de 2022 e ganhou primeiras prévias baseadas em vazamentos. Veja os avanços agora mesmo.

Anunciado em outubro do ano passado durante o Facebook Conect, o Oculus Quest Pro, também conhecido como Project Cambria, ganhou primeiras prévias não-oficiais que são chamadas de renders. Por meio de fotos e informações vazadas nos últimos meses, um youtuber criou modelos 3D do possível próximo lançamento da Meta.

Ainda não há uma data de lançamento definida para o sucessor do Meta Quest 2 mas é quase certo que as atualizações não serão tão parrudas quanto os fãs esperam. Confira tudo o que já se sabe sobre o modelo agora mesmo.

Como seria o Project Cambria

Com o codinome de Meta Seacliff, o novo óculos VR terá seis câmeras. Em relação ao Meta Quest 2, que foi lançado em 2020 como Oculus Quest 2, duas novas câmeras serão incluídas para que o aprimorar a experiência do usuário.

Render de oculus quest pro
Prévia não-oficial de novo óculos VR da Meta mostra grande mudança no visual (Foto: Bradley Lynch)

O youtuber Bradley Lynch, conhecido por divulgar vazamentos da indústria de realidade virtual, desenvolveu renderizações para imaginarmos a representação física do novo lançamento, baseando-se em todas as informações vazadas sobre o desenvolvimento do novo óculos de realidade virtual da Meta. Assista ao vídeo no YouTube:

De acordo com Lynch, as câmeras do headset do Project Cambria teriam as seguintes funções:

  • Um par de câmeras centrais para melhorar o rastreamento das mãos;
  • Um par de câmeras centrais tipo ToF para medir a profundidade de campo;
  • Um par de câmeras nas laterais, abaixo dos olhos, para enxergar o ambiente através dos óculos.
Render de oculus quest pro
Lançamento da Meta terá duas novas câmeras inferiores (Foto: Bradley Lynch)

Bradley também afirma que as as câmeras para enxergar o ambiente obrigariam a Meta a aprimorar seu software. devido à posição abaixo da linha de visão dos olhos. Sabe-se que as mudanças mais significativas ficarão no visual, que agora está mais convidativo e não tão “robótico”, em relação ao lançamento anterior.

Meta prepara pequenas atualizações em novo lançamento

As mesmas informações utilizadas para criar os renders também nos permitem dizer que as mudanças podem não ser tão aparentes quanto algumas pessoas esperavam. Se a versão de 2020 possui lentes com resolução 1832×1920 em cada olho, o lançamento de 2022 terá  2160 x 2160 por olho em uma taxa de atualização de 90Hz. Para comparação, o PS VR 2, da Sony — que ainda não foi lançado oficialmente — deve ter resolução de 2000 x 2040 por olho.

Render de oculus quest pro da meta
Em seu total, lançamento teria 6 câmeras (Foto: Bradley Lynch)

A fabricante deseja colocar lentes pancake, cada vez mais finas, no Project Cambria. Os rumores apontam que a tela terá tecnologia Mini-LED, que permite entrega de tons de preto mais próximos ao que vemos em nosso dia a dia.

Espera-se que o processador Snapdragon XR2 Gen 1, que está presente no Meta Quest 2, também esteja no novo lançamento da Meta para este ano. A novidade da versão é uma melhor tecnologia de resfriamento, o que permite um maior overclocking (velocidades mais altas para que tarefas de alto desempenho sejam feitas com maior velocidade).

Exemplo do novo project cambria
Project Cambria será lançado até o final do segundo trimestre de 2022 (Foto: Reprodução/Internet)

Uma fonte revelou a Bradley Lynch que a mesma configuração de áudio do Meta Quest 2 pode estar no modelo de 2022, mas um microfone duplo que permite cancelamento de eco estaria incluso no novo produto.

É importante lembrar que todas as informações devem ser consideradas rumores, e até então a fabricante não se pronunciou sobre os vazamentos. A única confirmação é que o modelo será lançado em algum momento do segundo trimestre de 2022.

Em um outro vídeo, o youtuber que criou os renders afirma que “o produto está pronto para ser produzido em massa”, então se isso for verdade, não deve levar muito tempo para conhecermos todas as especificações oficiais. O que você achou dos primeiros detalhes? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Pensando em dar uma chance para os Oculus Quest 2? Confira nossa matéria especial para saber se o investimento ainda vale a pena.

Fontes: Android Central l Upload VR

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados