Conecte-se conosco
nanoscópio de carbono bateria novidade smartphone

Ciência e Tecnologia

Próxima geração de baterias vai dobrar tempo de uso dos aparelhos

Pesquisadores da universidade de Stanford desenvolveram novas baterias que podem durar muito mais tempo que as atuais. A técnica permite o uso mais denso e eficiente do lítio…

smartphone battery breakthrough 720x405 - Próxima geração de baterias vai dobrar tempo de uso dos aparelhos

Muita gente brinca que tem saudade dos aparelhos antigos da Nokia, com baterias que duravam uma semana. Bons tempos, não?

Na verdade, não é bem assim. Com a chegada dos smartphones, as baterias até aumentaram de tamanho, mas não conseguem acompanhar o aumento de consumo por causa de grandes telas e da conexão com a internet.

Novos modelos continuam chegando, mas os principais fabricantes de smartphones parecem não dar tanto valor às baterias, priorizando aparelhos cada vez mais finos. Você pode até comprar adaptadores (powerpacks e baterias chinesas com maior capacidade), mas isso deixa o smartphone feio e desengonçado.

As baterias atuais são de íon-lítio, atualmente limitadas pelo íon, o que restringe a duração para 1 dia ou menos, em média (considerando capacidades de 1500 a 3000 mAh).

Mas isto está prestes a mudar. Pesquisadores da universidade de Stanford desenvolveram novas baterias que podem durar muito mais tempo que as atuais. A técnica permite o uso mais denso e eficiente do lítio, usando um escudo nanoscópico de carbono, que mantém o controle das reações químicas que geram energia para os aparelhos.

Steven Chu, pesquisador de Stanford e ex-Secretário de energia dos EUA, disse que as novas baterias podem durar 2 a 3 vezes mais, mantendo o mesmo tamanho das atuais.

Ainda não existe previsão para que estas super baterias cheguem ao mercado. Mas, quando chegarem, serão a salvação de muita gente que sofre quando o smartphone fica longe de uma tomada.

Fonte: Engadget

Continue lendo
Advertisement

Um apaixonado por tecnologia, mas que também adora fugir da cidade e ir pro meio do mato. Amo problemas e procurar soluções! Um pai em tempo integral.

Comentários
Subir