Twitter proíbe publicação de fotos e vídeos de terceiros sem autorização

Twitter proíbe publicação de fotos e vídeos de terceiros sem autorização

Avatar of otávio queiroz
Pessoas públicas, informações de interesse público ou com fins jornalísticos estão fora da nova política de publicação de fotos e vídeos de terceiros no Twitter

A partir de agora, o Twitter não permitirá mais a publicação de fotos e vídeos de terceiros, ou seja, pessoas que não tenham consentimento da publicação. A nova regra, que endurece as políticas da rede social, chega um dia depois da troca do seu CEO. A nova política de fotos no Twitter, no entanto, não vale para pessoas públicas e para imagens com informações de interesse público ou com fins jornalísticos.

Proibição da publicação de fotos e vídeos de terceiros nao atinge celebridades
Nova política do Twitter não tem efeito para figuras públicas, como a cantora Britney Spears (Foto: CNN Brasil)

A novidade faz parte de uma série de alterações que estão sendo implementadas pela rede social com o intuito de combater a reprodução de mídias de outros indivíduos sem a sua devida autorização. Recentemente, a plataforma já havia anunciado a proibição de compartilhamento de dados pessoais de terceiros, como endereço e número de telefone. Agora, de acordo com as novas regras da Política de Informações Privadas, o usuário não poderá compartilhar os seguintes dados ou mídias sem permissão:

  • Endereços residenciais ou dados de localização em tempo real, incluindo coordenadas do GPS ou até a revelação de referências para locais considerados como privados;
  • Documentos oficiais ou informações relacionadas a eles — exceto em algumas regiões em que esses dados são públicos;
  • Informações de contato, incluindo números de telefone e endereços de e-mail pessoais;
  • Dados bancários, incluindo número de conta, cartões de crédito;
  • Registros médicos, como receitas e atestados;
  • Fotos e vídeos que enquadrem outras pessoas sem a devida autorização;

No comunicado, a companhia afirmou que há uma preocupação crescente com o uso indevido de informações privadas para intimidar e expor outras pessoas. “O compartilhamento de mídia pessoal, como imagens ou vídeos, pode violar a privacidade de uma pessoa e causar danos emocionais ou físicos”, declarou a empresa. “O uso indevido da mídia privada pode afetar a todos, mas pode ter um efeito desproporcional nas mulheres, ativistas, dissidentes e membros de comunidades minoritárias”, continuou.

A mudança acontece um dia após o CEO e co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciar a sua saída da empresa e entregar o cargo de diretor executivo à Parag Agrawal. Ela é mais uma tentativa do Twitter de endurecer o combate contra o assédio, a desinformação e os conteúdos motivados pelo ódio.

Como denunciar a publicação de fotos e vídeos de terceiros

Como denunciar publicação de fotos e vídeos de terceiros no twitter
Usuários poderão denunciar posts através da Central de Ajuda do Twitter

O usuário que desejar denunciar publicação de fotos e vídeos de terceiros deve buscar inicialmente a Central de Ajuda do Twitter. Ao entrar no site, basta clicar em “Fale Conosco” e, em seguida, em “Como permanecer em segurança no Twitter e conteúdo sensível”. Depois, basta preencher o espaço com informações sobre a publicação de informações privadas.

“Quando formos notificados pelos indivíduos retratados (nas mídias), ou por um representante autorizado, de que eles não consentiram em ter sua imagem ou vídeo privado compartilhado, nós os removeremos”, explicou o Twitter.

Veja também:

Bonificações no Twitter são liberadas no Android; saiba como ativar.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
17
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados