Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

Samsung Style S50 Destaque
A Samsung conta atualmente conta com quatro grandes linhas de notebooks. Que tal ver quais delas tem os principais diferenciais para você?
Anúncio
Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

A Samsung conta atualmente conta com quatro principais linhas de notebooks no Brasil. São elas: a Essentials, a Expert, a Style e a linha Gamer. Com tantas opções, fica difícil fazer a melhor escolha. Por isso, vamos mostrar aqui quais os notebooks que cada linha tem juntamente com seus principais diferenciais para facilitar a sua escolha do notebook da empresa sul-coreana ideal para você.

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

Um mundo de opções

Os modelos de notebooks se concentram principalmente nas linhas Expert e Style, voltadas para uso profissional. Mas apenas dentro dessas duas linhas, a empresa tem ao todo 11 notebooks. E agora? Como escolher com certeza o melhor modelo para você?

As principais características que precisam ser analisadas antes de escolher o seu notebook Samsung são:

  • Processador;
  • Sistema Operacional;
  • Memória RAM;
  • Tamanho do HD;
  • Placa de vídeo;
  • Tamanho e qualidade da tela;
  • Autonomia da bateria.

Além disso, cada linha possui focos específicos que ajudam o consumidor a escolher o produto certo para si. A linha Style, por exemplo, possui notebooks voltados para a produção de conteúdo em qualquer lugar. Assim, aparelhos como o Style 550 podem ser carregados para qualquer lugar e, mesmo assim, possuem um ótimo desempenho. O 550, por exemplo, possui apenas 860 gramas, combinando leveza com um design elegante.

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

Processador ou CPU

É o cérebro do computador, o processador de sua máquina. É a CPU (do inglês Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento) que organiza as diversas ações e funções que serão desenvolvidas pelo aparelho. Quanto mais poderosa a CPU, maior é a velocidade com a qual o computador realiza cálculos.

O processador é responsável pelo desempenho do notebook e comanda todas as operações executadas. Atualmente, a Samsung trabalha apenas com processadores da Intel no Brasil. A nova linha 2017 conta com os últimos modelos da 7ª geração dos Core i3, i5 e i7.

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

Sistema Operacional

Quando você liga o notebook, este é um dos primeiros arquivos a serem executado pelo processador. Ele é o principal programa em sua máquina, onde todos os seus aplicativos e irão rodar e interagir com você. O principal sistema operacional do momento é o Windows 10, da Microsoft.

Atualmente, todos os modelos vendidos pela Samsung no Brasil saem de fábrica com a versão do Windows 10 Home.

Memória RAM

A memória RAM influencia na quantidade de programas que você poderá abrir simultaneamente e na velocidade com que esses programas irão trabalhar. Assim, para navegar na web e editar documentos e planilhas simples, você pode escolher um notebook com mémoria RAM de 4GB ou 6GB, por exemplo.

Entretanto, se você deseja ter uma máquina para jogos simples e mais pesados ou para edição de fotos e vídeos em grande resolução, é indicado a escolha de notebooks com memória RAM de 8GB, 12GB ou mais.

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

HD

O HD armazena de maneira permanente todo tipo de informação, dos programas aos arquivos que você baixou ou criou. No mundo dos notebooks, cada HD combina com o estilo do seu dono. Para ter acesso à internet e salvar textos e planilhas, um notebook com HD de 250GB ou 500GB é mais que suficiente. Para quem pretende salvar arquivos um pouco mais pesados, como vídeos longos ou games, o ideal é um HD de 750GB, 1 TERA ou mais.

O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).

Mas o que isso significa para você, usuário final? Muita evolução em relação aos discos rígidos. Por exemplo, a eliminação das partes mecânicas reduz as vibrações e tornam os SSDs completamente silenciosos. Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas.

Placa de vídeo ou GPU

A placa de vídeo ou apenas GPU, é uma parte super importante do computador, dedicada aos gráficos que aparecem na tela. A GPU (do inglês Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico) é especialista em cálculos de ponto flutuante, importantes para compor a geometria dos gráficos 3D de jogos.

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

A memória utilizada nas GPUs também costuma ser mais rápida que as das CPUs, o que traz uma melhora significativa na fluidez do que aparece na tela. Notebooks com GPUs poderosas e dedicadas são capazes de rodar com muito mais desenvoltura os games e aplicações com aceleração gráfica habilitada, como por exemplo aplicativos de edição de vídeo. Quanto mais poderosa a GPU, mais elementos podem ser exibidos na tela, com mais efeitos, como luz, partículas, névoa e distorção óptica.

Tamanho, qualidade da tela e bateria

O tamanho da tela varia entre 13 e 17 polegadas. Na hora de escolher, pense na regra geral: quanto mais tempo na frente do notebook, maior deve ser a tela. Nessa lógica, para ler poucos e-mails ou utilizar o aparelho em viagens, uma tela de 13 polegadas já é suficiente.

Para navegar na internet, redes sociais e ler muitos e-mails, uma tela de 15 polegadas é um bom tamanho. Porém, se você pretende usar seu notebook como o computador principal, uma tela de 15 polegadas ou 17 é o mais indicado. Além disso, você pode também optar por usar um monitor acoplado ao notebook.

Em relação à qualidade de exibição, é interessante sempre buscar modelos com telas com resolução Full HD (1920 x 1080) ou maiores, como 4K (3840 x 2160 pixels). As maiores resoluções são recomendadas para pessoas que precisam editar vídeos, fotos e para jogos pesados também.

Se você busca mais espaço de armazenamento, telas maiores, maior poder de processamento para games e aplicativos mais complexos, você precisa pensar num desktop mais parrudo.

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

Neste quesito da duração da bateria pode variar bastante, dependendo do modo de energia que cada usuário irá utilizar o notebook. Na média, os modelos normalmente contam com 43 Wh que entregam cerca de 6 à 8 horas longe das tomadas.

Lista de notebooks Samsung

Composto por produtos de excelente qualidade, o amplo portfólio de notebooks da Samsung no Brasil conta com máquinas que atendem diferentes perfis de usuários. Confira a relação de notebooks:

Essentials

Expert

Style

Gamer

Samsung S-Service e Concierge

Quais são as diferenças entre os notebooks Samsung? Como escolher o ideal?

Disponível nos lançamentos de 2017 e no portfólio da marca, o S-Service é um serviço gratuito personalizado da Samsung para os clientes de notebooks da empresa. Ele pode ser utilizado durante toda a vida útil do produto. Com ele, os consumidores têm à disposição um suporte técnico remoto para auxílio nas configurações do aparelho, disponível por telefone ou chat.

De segunda a sábado, é possível tirar dúvidas ou solicitar suporte técnico especializado via conexão remota (exceto para chromebooks) com toda a segurança para o usuário. Desta maneira é possível capturar o mouse e a tela, e realizar configuração remota.

Além disso, temos também o Samsung Concierge, disponível em algums modelos, como o já citado Style 550. Este é um serviço exclusivo de pós-venda da empresa que garante atendimento 24 horas por dia para esclarecimento de dúvidas, noções sobre as configurações do seu aparelho e possíveis reparos do notebook.

E vocês, leitores? Utilizam algum desses notebooks da Samsung? Gostam da marca? Não deixem de nos contar nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Assine nossa Newsletter