Conecte-se conosco

GADGETS

Quais novidades em tecnologia podem brilhar na CES 2017?

Listamos as principais novidades em tecnologia que podem aparecer durante os dias da CES, que começa nesta semana em Las Vegas.

O ano de 2017 começou oficialmente ontem, mas a maior feira de tecnologia do mundo está quase por aqui. A CES começa nesta semana e nós já comentamos o que esperar do evento. Além de gadgets, muita tecnologia nova pode receber seus primeiros passos importantes em Las Vegas. Listo aqui algumas delas, das mais importantes e inusitadas.

Robôs e inteligência artificial

O mundo de amigos robôs ainda está preso em um desenho, ou filme de ficção, mas algumas empresas querem trazer este conceito para o mundo real. A Asus já surpreendeu lá em Taiwan, durante a computex de 2016, com o Zembo. Como muitas empresas pequenas e inovadoras utilizam os espaços dos hotéis de Vegas, pode esperar por novidades neste caminho.

Além dele, dá pra cogitar que teremos mais dispositivos que pensam. Algo como unir o Google Now, Cortana e Siri em aparelhos que estão longe de smartphones e computadores. Pode colocar na agenda, junto dos robôs, a presença de sensores para carros, vestíveis e muito mais com este foco.

Carros autônomos

Esta novidade não é bem novidade, já que Uber, Google, Facebook e outras empresas já brincam neste terreno. O que poderemos ver é o aprimoramento desta tecnologia, com ajuda do primeiro quesito que comentei por aqui. Vidros que exibem informações sobre o trajeto e aparelhos conectados que ficam dentro dos carros poderão aparecer aqui e ali, dentro do centro de convenções de Las Vegas.

Segurança

O vazamento de dados é um problema de muito tempo, longe de ser novidade por aqui. O que esperamos ver com maior número de opções está na segurança, na forma como dispositivos podem cuidar de outros. Algo como um firewall que poderá proteger a central de casas que abusam de automação.

Vestíveis para crianças

A CES do ano passado não foi tão bacana para os vestíveis, com pouco avanço das três principais empresas de tecnologia do momento (Apple, Google e Samsung). Claro que cópias fajutas estarão presentes na feira, mas acreditamos que a novidade neste ponto está na lista de aparelhos para crianças.

Junte uma interface de usuário mais simples e recursos mais limitados, mas mantendo parte do barato de ter um smartwatch no pulso, e poderemos ter novas e curiosas soluções.

Realidade virtual

Samsung usa o Gear VR para unir arquitetura e realidade virtual.

Este é um ponto recorrente para novidade. Não é de hoje que a realidade virtual vem povoando o imaginário de muitas empresas, tanto que a Microsoft resolveu lançar, no ano passado, um padrão para construir óculos que tiram proveito de várias possibilidades. Seja ela com um computador plugado, ou mais econômica e que utiliza o smartphone para exibir o conteúdo. Intel também está no jogo, com o Project Alloy, que brinca de VR com ou sem smartphone e computador.

Fones de ouvido sem fio

Depois que a Samsung trouxe ao mercado o iConX e a Apple, mesmo que atrasada, lançou os AirPods, é quase que uma certeza que os fones de ouvido pequeninos vão perder os fios. Sim, existem modelos mais antigos como da Sennheiser ou Bradi Dash, mas com marcas de peso como a Samsung e Apple poiando a ideia, é mais do que natural que este mercado exploda em 2017.

Fiquem de olho aqui no Showmetech, que temos dois representantes lá em Las Vegas. Seja do lado A e os lançamentos fortes, como smartphones da LG e novos aparelhos de TV, ou mesmo do lado B com as empresas menores e que gostam de inovar e chamar atenção.

Jornalista formado, amante de tecnologia desde pequeno. Faz muito tempo que já escreve sobre tecnologia. Nintendista por paixão e entusiasta dos drones (só falta dinheiro para ter um Mavic Pro).

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Dicas para se preparar para a Black Friday

Computadores

Dicas para se preparar para a Black Friday

Por 27 de junho de 2017
Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir